5 dicas para um setor de vendas 100% digital

 

setor de vendas 100% digital

Falamos sempre sobre como a Transformação Digital é importante, já que o mundo está em constante mudança, com novas tecnologias surgindo o tempo topo. Quem não acompanha, acaba ficando para trás. Isso acontece principalmente no setor de vendas, que necessita de velocidade para fechar novos contratos e tempo para prospectar clientes.

Porém, muitas empresas acabam não seguindo adiante após a transformação digital: elas mantêm processos antigos mesmo com as ferramentas digitais atuais existentes no mercado. Por exemplo, assinar contratos eletronicamente, porém muita gente ainda imprime os contratos, assina e depois arquiva a versão física. Não faz sentido, certo? Por isso, vamos conversar sobre o próximo passo para que o seu setor de vendas seja 100% digital. Separamos 5 dicas para ajudar:

  1. Elimine o papel das principais tarefas

O setor de vendas de uma empresa precisa se adequar à realidade de que os clientes estão mais exigentes, especificamente quando falamos sobre a comodidade em contratar serviços ou comprar produtos. É justamente nesse ponto que as ferramentas digitais podem ajudar. Mas, para fazer uma implementação bem-sucedida, é preciso entender quais são os pontos do processo que precisam ser melhorados.

Muitos líderes de vendas já identificaram o padrão em como as equipes podem reduzir os processos, com a mudança do uso de papel para documentos digitais, assinaturas eletrônicas e gerenciamento de arquivos em nuvem.

Por exemplo, com a Salesforce.com e a integração da DocuSign é possível reduzir o tempo de finalização de um contrato, permitindo que todo esse processo seja mais rápido e eficiente, em um único aplicativo apenas. O resultado é a redução de aproximadamente dois dias para apenas 1h, no fechamento em 71% dos negócios e 50% deles são convertidos automaticamente, sem intervenções.

  1. Fluxos de trabalho e tecnologia móvel

Como falamos anteriormente, o tempo de reação aos clientes e prospects é essencial, principalmente para empresas que oferecem serviços diversificados. Portanto, equipar seu setor de vendas com a melhor tecnologia se torna importante para aumentar a eficiência e produtividade.

Outro ponto quando falamos sobre fluxo de trabalho é que estamos na era móvel, ou seja, é primordial o uso de dispositivos móveis. Ter flexibilidade e responsividade na rotina de vendas ajuda a fechar contratos mais rapidamente e facilmente, porque o seu vendedor pode estar dentro da empresa ou de um táxi a caminho de uma reunião. Independente do lugar, o cliente terá uma resposta, a oportunidade será aproveitada e sua empresa estará um passo à frente da concorrência.

Saiba mais sobre a digitalização de processos aqui.

  1. Use a tecnologia digital para melhorar a retenção da equipe

Sabemos que ser vendedor requer alguns talentos e os melhores profissionais são sempre disputados pelas empresas. O Entrepreneur.com, cita uma das principais causas de saída desses funcionários como a falta de eficácia que processos não digitais causam.

Com o alto nível de performance que a empresa busca, também surge a necessidade da automatização de tarefas por meio de ferramentas digitais. Os grandes talentos sabem identificar qual o ambiente mais maduro para crescer profissionalmente. Ou seja, uma empresa 100% digital tem mais chances de ter a melhor equipe possível.

  1. Aprenda as melhores práticas dos serviços ao consumidor

Com um aumento de 5% na retenção de clientes é possível aumentar em até 75% os lucros, segundo o Inc.com. Isso devido ao aumento das expectativas do novo consumidor, hoje, a empresa precisa ter, além de um produto ou serviço qualidade, também é necessário que um bom atendimento seja prioridade.

Alguns dos pontos que ajudam nesse momento é o uso de tecnologias, para agilizar e automatizar o contato com clientes, assim, é possível gerenciar a comunicação de maneira eficiente. Além de melhorar o acesso à informação, por exemplo, em uma troca de produtos, com a rapidez em encontrar o pedido, fica mais ágil o atendimento e o cliente acaba satisfeito por não precisar gastar horas para resolver um problema.

Um jeito bastante prático de facilitar para o cliente é resolver coisas em poucos cliques, como assinar um contrato, por exemplo. Outra dica é oferecer um controle para o acompanhamento do status ao longo do processo. Leia mais sobre o assunto aqui.

  1. Aumente a visibilidade do funil de vendas

Previsão é a raiz da operação para as equipes de vendas para as tomadas de decisão. Para que essa etapa tenha sucesso é necessário que o processo de pipeline atenda todos os marcos. Como a fase de contratos, que muitas vezes passa pela incerteza, principalmente, quando são acordos complexos com vários assinantes.

Por isso, que falamos sobre a eliminação do papel no primeiro tópico, ele acaba atrapalhando esse processo. A adoção de novas tecnologias, como a assinatura eletrônica, permite uma visualização mais eficiente do processo como um todo ou o seu acompanhamento por etapas. Ou seja, você consegue entender melhor o seu funil de vendas e ter previsões mais assertivas.

Assinatura eletrônica

Com essas dicas ficou claro que as ferramentas digitais são essenciais para que a Transformação Digital ganhe seu próximo passo, a mudança do mindset. Começar a pensar digitalmente nos processos facilita o desenvolvimento da sua equipe e dos processos de vendas da empresa. A assinatura eletrônica, por exemplo, facilita o gerenciamento, automatização e pesquisa de contratos digitais.

Conheça melhor a ferramenta da DocuSign nesse teste gratuito de 30 dias ou conversando com a nossa equipe. Ou você também pode ver um webinar que gravamos sobre dicas para o setor de vendas.

 

 

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