Saiba como serviços digitais podem te ajudar a crescer seu negócio

Nem todos os gestores perceberam, mas estamos vivendo a transição histórica para novos modelos de trabalho e novos olhares sobre a forma de oferecer produtos e serviços aos consumidores. E os serviços digitais são parte integrante desse movimento evolutivo.

No epicentro de um verdadeiro tsunami digital, que inclui tecnologias físicas, digitais e biológicas, as empresas começam a incorporar, em sua dinâmica, recursos como drones, impressoras 3D, realidade virtual, análise de dados e automatizações dos processos internos.

Todo esse esforço vem para entregar mais qualidade com menor custo, e mais velocidade com menor erro. Essas são as virtudes adquiridas pelas empresas de vanguarda que, mesmo na crise, adotam a visão de se modernizar hoje para reduzir custos adiante.

É nesse contexto que vemos o uso cada vez mais frequente dos serviços digitais, imprescindíveis sobretudo em um período de retração. Hoje, você verá exemplos de como a tecnologia pode injetar mais eficiência e, ao contrário do que se imagina, “pagar-se” ainda no curto/médio prazo. Confira!

 

Como os serviços digitais ajudam sua empresa a inovar?

Segundo um estudo recente da Forrester Consulting, 93% dos executivos concordam que inovação tecnológica é chave para o sucesso da transformação digital nos negócios e, por consequência, para a própria sobrevivência no mercado, seja qual for o ramo.

No Brasil, 75% das empresas já usam cloud computing, o que lhes dá velocidade, escalabilidade, mobilidade e flexibilidade. No “longínquo” 2012, 46% das organizações nacionais já utilizavam Big Data em seus processos de negócios. Isso sem falar no aumento gradual de projetos corporativos baseados na Internet das Coisas (IoT).

Como competir com concorrentes digitais insistindo em manter um workflow analógico? Como satisfazer seu cliente com um ritmo lento e burocrático de assinatura de contratos físicos, se seus pares fecham negócios em 5 minutos mediante smart contracts?

Modelos digitais ajudam as empresas a serem mais leves, rápidas e baratas, além de ampliar a qualidade das entregas realizadas. Com a digitalização, a companhia:

  • aumenta a precisão no alcance do público-alvo com ações de marketing digital;
  • eleva suas vendas pelo maior abastecimento das informações comerciais aos vendedores;
  • reduz erros que podem levar a multas fiscais ou ações judiciais;
  • aprimora seus processos logísticos;
  • ganha velocidade no fechamento de negócios;
  • aumenta seu conhecimento das necessidades do cliente, entre muitos outros benefícios.

 

Quais são os principais serviços digitais que podem ser incorporados e oferecidos?

Vamos ver, na prática, alguns cases de sucesso no uso de serviços tecnológicos digitais.

 

Serviços digitais de entregas para aumento da eficiência logística

Depois de levar sua gestão de contratos à era da revolução digital com a implementação da solução DocuSign de assinatura eletrônica, o iFood (cujo core business está inteiramente centrado na tecnologia como intermediária entre restaurantes e consumidores) deu mais um passo à frente em seu pioneirismo de serviços digitais.

A startup de delivery de comidas anunciou, em 2019, o primeiro serviço de entrega por drones no Brasil. A ideia inicial não é substituir os entregadores, mais acrescer mais um agente na cadeia de distribuição.

Nesse novo modelo logístico, os drones sairão inicialmente da praça de alimentação do Shopping Iguatemi (em São Paulo), coletando o alimento e levando-o pelo ar ao centro de distribuição da empresa, não muito distante da região dos Jardins, bairro nobre paulistano no qual se localiza o mais antigo shopping da cidade.

A partir daí, a entrega das refeições é roteirizada para a distribuição ao cliente final no modo tradicional. A diferença que esse formato multimodal faz é que, em um shopping, os entregadores podem demorar até 12 minutos para retirar o pedido no restaurante; com uso do drone, esse tempo fica entre 30 segundos e 1 minuto. Os serviços digitais de entrega fazem toda a diferença nessa logística.

 

Inteligência de dados como porta-voz da hiper-personalização de serviços

A maior empresa de testes de DNA em massa do mundo (23andMe) e a mais importante plataforma de economia compartilhada do planeta (o AirBnB) se uniram recentemente para criar um ecossistema de análises científicas para descobrir os lugares ideais para cada pessoa viajar nas próximas férias. E tudo isso foi feito com base em estudos individuais de ancestralidade.

O mesmo esforço já havia sido verbalizado algum tempo antes pelo streaming de músicas Spotify, que selou parceria com a empresa de genética Ancestry para criar playlists baseadas no DNA de cada usuário.

Trabalho semelhante também vem sendo desenvolvido pela L'Oréal, que passou a utilizar inteligência artificial para coletar dados como textura e cor de cabelos das clientes para formatar produtos personalizados. Assim, estamos na era da hiper-personalização, fundamental dentro do rol de novos serviços digitais oferecidos pelas empresas.

 

Gestão de contratos em nuvem como instrumento acelerador do ritmo de negócios

Esqueça a burocracia de elaborar no Word uma minuta de contrato (cláusula a cláusula), deixá-la parada por dias na caixa de correio dos demais interessados (aguardando aprovação), recorrer a motoboys para levar cada via à assinatura a caneta, gastar dinheiro com chancelas notariais etc.

Pare para pensar, quanto tempo e dinheiro são desperdiçados com esse fluxo de processos analógico? São custos com impressão de papéis, compra de resmas (e demais materiais de escritório), tempo extenso para finalizar um acordo com diversos versionamentos, transporte para colher as assinaturas, necessidade de espaço físico para guardar cada vez mais documentos, prejuízos decorrentes de extravios de contratos, entre muitos outros percalços que tornam a empresa lenta, pesada e ineficiente.

Tais falhas são imperdoáveis em um momento em que já existem inúmeros serviços digitais para a gestão inteligente de contratos. É o que percebeu ninguém menos do que o Facebook, que mesmo com todo o volume tecnológico de seu negócio, ainda tinha dificuldades para organizar os documentos de seu RH.

Era preciso ter um fluxo eletrônico de processos de Gestão de Pessoas, bem como otimizar o workflow de contratações, problemas que foram solucionados com a decisão de trazer para a dinâmica interna da rede social a assinatura eletrônica da DocuSign atrelada ao DocuSign CLM.

DocuSign CLM é o nome de um produto que atrelado à plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign, referência mundial em transformação digital e utilizada atualmente por mais de 200 milhões de pessoas no mundo, permite que documentos sejam criados automaticamente, roteados em um workflow pré-construído, salvando todas as versões e linhas modificadas e depois da aprovação enviando automaticamente para assinatura eletrônica.

Trata-se de um instrumento poderoso de digitalização de processos, através do qual é possível ter todo o ciclo de vida dos documentos em via digital, sem que uma única folha de papel tenha que ser impressa.

Com esse recurso, os contratos podem ser automatizados a partir da importação de modelos pré-aprovados, com as devidas adaptações (como nome e dados dos interessados). Caso não seja viável replicar um modelo contratual, é possível, alternativamente, recorrer a uma biblioteca de cláusulas, acelerando a elaboração da minuta.

A solução ainda permite a assinatura eletrônica e a remessa automática para autenticação dos demais signatários, que podem concluir um ajuste jurídico em apenas alguns minutos. O software dispõe de instrumentos de rastreamento, autocorreção e busca inteligente, eliminando tempo administrativo na empresa. Para saber mais sobre o case do Facebook leia o whitepaper.

São serviços digitais que fazem a diferença entre uma organização ágil e outra vagarosa, que permite que potenciais clientes escapem de suas mãos por seu próprio obsoletismo, resistência à modernização e entrega às amarras burocráticas.

Pois bem, não se atravessa o mundo sem dar o primeiro passo; assim, coloque a pedra fundamental da transformação tecnológica de sua empresa abolindo o papel de seus processos internos. Teste o DocuSign gratuitamente, por 30 dias, e descubra como os serviços digitais mudam o ritmo de seus negócios!

Publicados
Temas relacionados