Saiba como você pode ter ambientes digitais seguros em seu negócio

Mulher trabalhando no computador e ao lado xícara de café com leite

A sociedade vive uma época em que a conectividade está em todo lugar. As pessoas se comunicam por meio da internet e realizam transações bancárias online, entre dezenas de outras situações. Mas você tem certeza de que todas essas funcionalidades estão em ambientes digitais seguros?

Esse questionamento está presente também no ramo corporativo, uma vez que é fundamental que as empresas tenham mecanismos de segurança que permitam uma conexão protegida e eficaz na rede mundial de computadores. A gestão de informações confidenciais e a proteção de ideias são de grande importância e os negócios devem considerar isso para evitar fraudes e problemas em suas operações.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como manter os ambientes digitais seguros em seu negócio. Confira agora!

Controle de acesso

Ter operações nos ambientes digitais é uma realidade comum nas empresas. Em nossas vidas pessoais, o acesso a uma rede social, por exemplo, é uma ação que pode gerar riscos que nem sempre são percebidos. Na rotina empresarial, isso ocorre no uso de um software de gestão de clientes disponível na nuvem.

Em ambas as situações, as diferentes etapas da operação devem ser protegidas e controladas, pois o acesso amplo aos dados da empresa é capaz de colocar em risco o seu negócio. Os usuários nem sempre estão cientes do que é necessário fazer para se manter dentro de práticas que visam a proteger a empresa.

Por isso, é importante implementar mecanismos de controle de acesso apenas a pessoas autorizadas, a fim de diminuir riscos da segurança da informação.

Criptografia

Para manter ambientes digitais seguros em uma empresa, é preciso investir em novos métodos de proteção. A criptografia é um conjunto de técnicas desenvolvidas com o objetivo de proteger dados, de forma que somente algumas pessoas, que tenham uma “chave”, possam obter acesso às informações.

Essa metodologia trata da codificação de dados, transformando informações em códigos que dificultam a leitura por pessoas sem a devida autorização. Dessa forma, somente quem envia e quem recebe pode ter acesso ao conteúdo, ou quem tem a “chave” para fazer a leitura do documento.

Mesmo que a utilização da criptografia não impeça um possível desvio de dados, ela pode bloquear que informações sejam lidas e utilizadas de modo a prejudicar a sua empresa. É fundamental inserir essa ferramenta para otimizar a segurança da informação de seu negócio.

Assinatura eletrônica

Atualmente, as pessoas podem firmar documentos por meio da assinatura à caneta ou de modo eletrônico, uma vez que ambas apresentam amparo legal. A tecnologia da assinatura eletrônica é usada com o objetivo de autenticar documentos eletrônicos.

Assim, a assinatura eletrônica é um mecanismo em que se garante autenticidade, confidencialidade e integridade de dados eletrônicos. Inclusive, essa ferramenta permite que se comprove a identidade de uma pessoa física ou jurídica.

Empresas como financeiras, seguradoras, imobiliárias, telecomunicações, entre outras, utilizam a assinatura eletrônica como forma de desburocratizar seus processos e otimizar a segurança de suas informações. Além disso, esse mecanismo é ideal para auxiliar o RH de todo negócio.

Computação em nuvem

A cloud computing surgiu como uma solução que permite às companhias ter uma rotina com maior mobilidade. Paralelo a isso, a nuvem também pode ser utilizada para eliminar gastos e proporcionar maior competitividade para o negócio, bem como promover melhor confiabilidade aos serviços de TI da empresa, favorecendo que gestores tenham ambientes digitais seguros e com menos falhas.

Entretanto, para fazer com que seus programas sejam mais protegidos, a empresa deve inserir mecanismos que sejam trabalhados na nuvem. Além de demandar um menor investimento, o licenciamento de soluções de TI via Software as a Service (SaaS) permite ao negócio uma entrada mais rápida a novas versões de uma solução, o que ainda otimiza a sua escalabilidade. Dessa maneira, os usuários ficarão menos expostos a eventuais falhas de segurança e problemas de código.

Digitalização

Para uma empresa, é fundamental garantir a proteção de seus documentos. Há várias ferramentas que podem ser usadas para isso, como o certificado digital, o que viabiliza a digitalização de documentos para garantir a autenticidade de dados contidos neles.

Além disso, há vários outros motivos para investir em digitalização. Com a expansão dos negócios, é comum ampliar a quantidade arquivada de papel nos mais variados setores. Desse modo, até mesmo tarefas simples, como a consulta de documentos, podem começar a ficar mais complexas.

Danos, extravios e roubos, por exemplo, podem prejudicar a evolução dos processos e comprometer toda a produtividade de um negócio. É importante contar com o auxílio da tecnologia para armazenar documentos e fazer a sua gestão eletrônica. Isso se faz essencial quando o assunto é digitalização no RH, pois esse setor é responsável por diversos dos arquivos de uma empresa.

 Sistema especializado

Para ter ambientes digitais seguros em uma empresa, é preciso contar com um sistema de gestão eficiente, principalmente, quando você lida com vários documentos essenciais para os negócios.

Nesse caso, há no mercado diversas ferramentas capazes de manter a sua integridade, que facilitam o controle das informações da empresa, sejam elas relacionadas à apuração de impostos, sejam ligadas a pagamentos de fornecedores ou demonstrativos financeiros, por exemplo.

Esse tipo de solução também disponibiliza mecanismos de pesquisa para permitir o acesso rápido aos arquivos, facilitando, dessa forma, o trabalho de todos os colaboradores. Com esse tipo de software, sua equipe lança informações na ferramenta, que faz a integração de todos os dados referentes a determinado cliente.

Isso evita fraudes nos lançamentos de notas, contabilização de pagamentos cálculo de tributos etc. Essa tecnologia ainda simplifica o acesso às informações, visto que o colaborador não necessita procurar documentos em papel que ficam armazenados em pastas.

Enfim, manter ambientes digitais seguros em uma empresa deve ser um tema tratado muito a sério. A segurança e a privacidade no universo digital se tornam, a cada dia, mais importantes. Por isso, é preciso que todos os envolvidos pratiquem os cuidados necessários para evitar problemas e prejuízos para a empresa. 

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