Indo muito além dos lucros gerados para donos e acionistas, as empresas possuem um papel de extrema importância na sociedade: elas geram empregos e movimentam a economia, entregando produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas, atendem às suas necessidades e geram inovação. Mas junto a essa grande responsabilidade social é fundamental que qualquer companhia seja também uma empresa sustentável.

Dentro desse contexto, muito se tem falado sobre a sustentabilidade no mundo corporativo. Afinal, somente com a adoção de atitudes e estratégias sustentáveis é que se consegue garantir a manutenção das empresas a longo prazo e, em um sentido mais amplo, do próprio trabalho e da vida no planeta. Nessa perspectiva, já não é mais possível pensar em lucratividade sem considerar o equilíbrio ambiental.

Apesar de esse ser um conceito bastante complexo, e nem sempre bem compreendido, tornar sua empresa sustentável é muito menos complicado do que a princípio pode parecer. Pode acreditar: ações simples nesse sentido são capazes de transformar radicalmente a rotina do negócio, bem como sua relação com os clientes. Confira agora mesmo quais são os 12 passos que você pode dar nessa direção!

O conceito

Uma empresa sustentável é motivo de orgulho tanto para clientes quanto para os próprios colaboradores. E a razão disso é muito simples: com tanta destruição ambiental e desigualdade social, as pessoas estão realmente preocupadas com essa questão hoje em dia. Por isso, mostrar-se como uma organização que pensa e age a esse respeito é garantia de durabilidade, dinamismo, competitividade e lucratividade a longo prazo.

Nesse sentido, vestir a camisa da sustentabilidade corporativa é um meio eficiente de fortalecer a imagem da empresa. Um negócio que se preocupa com o modo como são geridos os recursos naturais e o seu impacto social mostra-se empenhado em buscar o equilíbrio, o que é essencial para a manutenção da vida. Mais do que produtos e serviços, consumidores compram marcas, principalmente aquelas com as quais se identifica.

O conceito de sustentabilidade corporativa está baseado em 3 pilares: econômico, ambiental e social. Quanto mais integrados forem esses pilares, melhores serão os resultados para a corporação, as pessoas e o planeta. Assim, ser uma empresa sustentável é sinônimo de inovação, competitividade e diferencial de mercado. Mas quais são esses resultados? Lucros para o negócio, ganhos para a sociedade e preservação.

A adoção de estratégias sustentáveis simples tem o poder de diminuir custos, reduzir riscos, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos e gerar receitas. Por isso, esse deve ser o objetivo de qualquer negócio minimamente antenado às tendências mundiais atuais. Atitudes e mudanças simples podem ser implantadas agora, sem grandes custos. Continue acompanhando e confira algumas possibilidades!

O caminho

1. Crie transparência nos processos

Como já mencionamos, uma empresa sustentável também se preocupa com o impacto social que causa com a realização de suas atividades. Por isso, é essencial contar com processos que mirem na transparência em relação ao público, mostrando o que é feito ao longo da cadeia produtiva do negócio e como ele é capaz de gerar produtos e serviços para os seus consumidores.

Ao ter acesso a como as coisas acontecem dentro de uma empresa, as pessoas passam a desenvolver mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da companhia. Sendo importante para a compreensão geral da política e das práticas da empresa, a longo prazo, a transparência nos processos acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes.

2. Adote a documentação eletrônica

Um dos maiores empecilhos encontrados pelas corporações quando se trata do uso consciente de recursos naturais está nos documentos impressos desnecessariamente. Por mais que estejamos vivendo a era da informação e da hiperconectividade, não fazer bom uso de tudo o que é proporcionado pela modernidade é estar desalinhado com as tendências e correr o risco de perder eficiência.

Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível, de uma só vez, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar buscas e economizar tempo. E tudo isso com a praticidade de enviar documentos instantaneamente a longas distâncias sem gastar com a postagem.

Nessa ótica, a informatização de documentos é uma grande aliada de uma empresa sustentável. Além disso, a adoção dessas tecnologias está em conformidade com a legislação vigente no Brasil, tendo, portanto, valor jurídico! Hoje já existem ferramentas de assinatura eletrônica que garantem a legalidade da documentação empresarial emitida em meio digital.

3. Revise a infraestrutura

O espaço físico onde sua empresa está instalada pode se tornar uma máquina geradora de desperdícios de recursos naturais. Revisar a infraestrutura como um todo, verificando a existência de vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas (inclusive potencialmente perigosas) e sistemas de ar-condicionado é um bom começo para tornar a companhia economicamente sustentável.

Além disso, atitudes extremamente simples, como pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz, trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED, instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos e eletrodomésticos antigos pode significar uma economia absurda de energia elétrica. É bom para seu bolso e bom para o meio ambiente!

4. Gerencie os resíduos

Ao contrário do que muita gente pode pensar, apenas instalar lixeiras para o descarte de materiais reciclados não agrega muito em termos de sustentabilidade. Trata-se apenas da ponta do iceberg, ou seja, do início do longo processo rumo à separação consciente dos materiais que são descartados na empresa. Na prática, é preciso criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.

Além da separação do lixo de acordo com os diferentes tipos, são necessárias outras alternativas. Entre elas estão a busca por parcerias com cooperativas de reciclagem locais para que recolham os resíduos separados e a criação de campanhas de redução do uso de descartáveis (como os famigerados copinhos plásticos). Essas são ações que muito contribuem para tornar sua empresa sustentável, de fato.

5. Busque fornecedores sustentáveis

Para a empresa ser realmente considerada sustentável, é preciso levar em conta toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos seus clientes. Isso é importante porque garante que o todo o fluxo produtivo utilize matéria-prima de fontes adequadas e se baseie em práticas que contribuam para o equilíbrio ambiental

Dentro desse contexto, é essencial buscar parcerias com fornecedores que também pratiquem a sustentabilidade em suas atividades mercadológicas. Assim, ambas as companhias podem, em conjunto, procurar as soluções mais adequadas às necessidades do negócio ao mesmo tempo em que contribuem para a manutenção do equilíbrio ambiental, social e econômico.

Prefira sempre comprar de fornecedores que possuam certificações ambientais. Outra ação importante é conferir se as necessidades corporativas da empresa não podem ser supridas por produtores ou empresários locais. Com isso, você estimula o comércio e a economia da região, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade em que o negócio está inserido, sendo um praticante da sustentabilidade social.

6. Diminua o consumo de descartáveis

Uma empresa sustentável precisa criar uma cultura de sustentabilidade em seu cotidiano. Isso significa que a companhia deve fomentar práticas voltadas para o uso consciente de recursos, o que inclui não apenas a redução da utilização de papel em suas rotinas administrativas, mas também a diminuição do consumo de materiais voltados à alimentação e aos serviços de limpeza, como os materiais descartáveis.

Dessa maneira, é muito importante estimular que os colaboradores tragam seus próprios utensílios de cozinha, como canecas, para não utilizarem copos plásticos. No caso dos serviços de limpeza, a empresa pode implementar alguns equipamentos e materiais, como secadores de mão e latas de lixo retornáveis, em vez de oferecer toalhas de papel e sacos plásticos, respectivamente.

7. Incentive a redução do consumo de energia e água

Para reduzir o consumo de energia e água, a companhia deve apostar na combinação entre tecnologia e conscientização dos seus colaboradores. Assim, vale a pena investir tanto na instalação de equipamentos que regulem o uso desses recursos quanto na realização de campanhas informativas sobre a necessidade de economizar esses bens naturais.

Nesse prisma, algumas ações são essenciais para economizar água. Entre elas, podemos listar: usar arejadores (pequenas peneiras vinculadas à saída de água), inserir reguladores e restritores de pressão nos vasos sanitários, instalar torneiras temporizadoras nas pias, manter serpentinas e filtros limpos e revisar periodicamente as instalações hidráulicas, de modo a evitar vazamentos.

Com relação à diminuição da utilização de energia, sempre que possível, é fundamental, optar por equipamentos novos e com melhores classificações de consumo. Além disso, é interessante implantar temporizadores em aparelhos elétricos e eletrônicos, organizar os espaços de forma a aproveitar melhor a luminosidade solar e implementar lâmpadas com sensores de movimentos.

8. Estimule o uso de transporte coletivo e alternativo

O estímulo à sustentabilidade passa necessariamente pelo controle efetivo da emissão de gases tóxicos, os quais não só poluem o ar, como prejudicam em grande medida todo o ambiente. Como uma das mais importantes fontes emissoras dessas substâncias são os veículos automotivos, é crucial que as empresas busquem formas de contribuir com a diminuição do uso desses meios de transporte.

Mas como a companhia pode fazer isso? Estimulando seus funcionários a utilizarem transporte coletivo e alternativo. Assim, quando a empresa não oferece transporte próprio aos seus funcionários, pode ser flexível quanto aos seus horários de entrada e saída, definindo-os de acordo com os horários de linhas de ônibus, trens e metrôs. A construção de um bicicletário é um meio de estimular o uso de transporte alternativo.

9. Analise os dados de consumo

Além de implantar ações específicas, como as indicadas ao longo do post, a empresa que busca ser sustentável deve controlar periodicamente o uso dos seus recursos. Para isso, a companhia precisa analisar todos os seus dados de consumo, como água, energia, papel, materiais descartáveis etc. É necessário obter informações até mesmo sobre os resíduos produzidos.

Esse acompanhamento é relevante porque possibilita à empresa compreender o quanto suas iniciativas a favor de práticas de sustentabilidade estão realmente funcionando. Logo, com base nos dados analisados, a corporação pode aperfeiçoar suas ações de caráter positivo, melhorar as que não estão sendo eficientes e planejar novas estratégias para se tornar mais sustentável.

10. Implemente políticas de conscientização

Nenhuma dessas iniciativas surtirá o efeito desejado se a companhia não for capaz de convencer seus colaboradores de que adotar práticas sustentáveis deve ser o objetivo de todos. Nessa perspectiva, a empresa deve implementar políticas de conscientização cujo foco é mostrar ao seu quadro de funcionários que a sustentabilidade é importante.

Uma maneira de fazer isso é por meio da criação de campanhas constituídas de diferentes atividades voltadas aos seus empregados. Podem ser oferecidos cursos de curta duração e palestras. Outra possibilidade é estabelecer parcerias com organizações voltadas para a preservação ambiental com o intuito de que os colaboradores tenham contato com pessoas que trabalham diretamente com isso.

11. Treine as lideranças

Dentro do mundo dos negócios, uma verdade é simplesmente incontestável: seja qual for a estratégia ou a ideologia adotada pela companhia, se ela não for comprada pelas lideranças da organização, as chances de nenhuma mudança ocorrer de fato são altíssimas. Logo, o poder de disseminação de ideias e valores relativos à sustentabilidade está nas mãos daqueles que comandam equipes.

Por isso, seus líderes e gestores têm que estar plenamente convencidos do valor e da efetividade das ações sustentáveis, bem como da relevância do retorno trazido para a empresa. Também é preciso que obtenham conhecimentos específicos sobre o assunto. Para tanto, vale investir em treinamento para quem ocupa cargos estratégicos dentro da corporação, bem como na promoção de discussões produtivas sobre o tema.

12. Envolva a equipe

Embora seja fundamental para propagar a ideia de sustentabilidade, não é só de liderança que vive uma empresa sustentável. Também é imprescindível envolver todos os demais colaboradores no processo. As pessoas devem se sentir parte atuante nas ações implementadas, entendendo sua importância, seu porquê e os benefícios que essas práticas trazem a médio e longo prazos.

Essa é a única maneira de garantir a governança corporativa da empresa, além de ser uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores. E há outro aspecto crucial que deve ser levado em conta: as iniciativas em prol da sustentabilidade só funcionam se forem coletivas, o que torna obrigatório o envolvimento da equipe.

Ao desenvolver uma mentalidade corporativa antenada com as evoluções sociais, consciente do seu papel no desenvolvimento e aprimoramento da sociedade em geral e na criação de uma empresa sustentável, você poderá, muito antes do que imagina, colher os bons frutos dessas ações. Os benefícios para a empresa, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis.

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