O comportamento do consumidor mudou e trouxe consigo a necessidade das empresas em se adaptarem a essa nova realidade. Hoje, fazemos tudo por meio da tecnologia, principalmente pelo smartphone – desde realizar uma compra do supermercado, até assinar documentos importantes. Por isso, a companhia que não oferece processos digitais ao cliente, acaba sendo deixada para trás.

Então, na Transformação Digital, podemos dizer que a sua principal força é o comportamento, pois foi na mudança dele que começou a surgir novas exigências dos clientes.

Frente a esse cenário, Ferramentas digitais são essenciais para entregar essas expectativas ao consumidor. Elas aceleram o processo, automatizando tarefas e promovem uma boa experiência para o usuário. Mas se todas as empresas já estiverem inseridas nessa realidade, como a sua irá se destacar?

Com a alta oferta de produtos e serviços de qualidades, os clientes acabam optando por avaliar também outros fatores, como os valores e missões da empresa, assim como os impactos ambientais e sociais que a indústria causa.

Isso ocorre porque a informação está mais acessível e permite que os clientes tenham mais conhecimento sobre a linha de produção e a possibilidade de se tornar sustentável. Também fruto da comunicação aberta e transparente que é exigido por eles, assim como a responsabilidade da empresa em cuidar das comunidades a sua volta

Para isso, é importante que exista outra palavra chave da Transformação Digital: o compliance.

A sua empresa precisa estar alinhada internamente, seus funcionários têm que ter consciência e acreditar no que estão fazendo, nos resultados e impactos positivos que o trabalho realizado pode acarretar.

Ou seja, precisa haver uma comunicação transparente internamente em relação, por exemplo, à segurança da informação. É necessário explicar que utilizar nuvem ajuda muito as tarefas no dia a dia, mas precisa saber utilizá-la, ter regras em relação as senhas e acessos em wifi externo, entre outras coisas…

Vamos a outro exemplo básico… sua empresa tem um produto ou serviço de qualidade, que está passando pela Transformação Digital e se posiciona a favor do meio ambiente. Porém, utiliza papel para preencher os formulários de clientes. Só de utilizar esse material, anula todo o esforço que foi feito para se posicionar e para manter os dados seguros.

Então, sua empresa pode implementar a assinatura eletrônica para substituir os formulários em papel. Além de afirmar o posicionamento a favor do meio ambiente, também acelera os processos e o cliente se sente valorizado.

Mas não adianta oferecer um serviço 100% digital ao consumidor, se os funcionários continuam utilizando o papel.

Por exemplo, se existem documentos digitais e assinatura eletrônica, porque seria necessário imprimir e arquivar, ou até mesmo, imprimir para ler? Essas tarefas atrapalham o processo, deixando-o mais lento e acabam por não produzir o efeito desejado. A assinatura eletrônica te faz economizar tempo, budget e deixa sua empresa mais sustentável;

Para ajudar nessa situação aplica-se o compliance dentro da empresa, com informação aos funcionários sobre o quanto é importante proteger dados e seguir processos.  Com tudo isso novo para resolver, como conseguir energia, tempo, dinheiro e mão de obra? Estão na economia que é feita com as ferramentas digitais.

Quando são implementadas ferramentas como a assinatura eletrônica, o processo é automatizado e o tempo gasto ali pode ser direcionado para outras atividades mais importantes, como as descritas acima. A empresa terá mais fôlego para cuidar de projetos extras sócio ambientais, assim como para melhorar o atendimento ao cliente e proporcionar uma melhor experiência.

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Se sua empresa ainda não deu o primeiro passo para a Transformação Digital, aconselho a não fazer a próxima compra de papel e testar a assinatura eletrônica da DocuSign por trinta dias, aqui. Ou converse com a equipe de vendas aqui.