Quais são os riscos de segurança da informação?

Com a transformação digital se tornando uma realidade para muitas empresas, também ganham destaque os riscos de segurança da informação que ameaçam a integridade dos negócios. Nesse cenário, entender o que está em jogo e quais são as formas de se proteger é fundamental para fazer o investimento adequado em cibersegurança.

Afinal, o uso de sistemas de informação faz parte da realidade do mundo corporativo, já que as soluções tecnológicas existem para facilitar os mais variados processos e ajudar a alavancar os resultados. Diante disso, faz todo sentido implementar esses recursos nas companhias e, ao mesmo tempo, agir para garantir a segurança dos dados.

Neste post, trouxemos uma lista de riscos de segurança da informação para você conhecer, além de outras questões essenciais sobre esse assunto. Boa leitura!

O que é um risco de segurança da informação?

O risco de segurança da informação é a possibilidade de que as ameaças — ou seja, as ações que podem causar danos às informações e aos dados — explorem as vulnerabilidades do sistema e consigam prejudicar a organização. A segurança da informação busca justamente minimizar esses riscos para evitar os prejuízos que eles causam e para manter a integridade dos dados.

Inclusive, muitas das falhas que colocam os dados em perigo são provenientes de situações que podem ser evitadas. Para se ter uma ideia, 45% dos brasileiros não dão a devida atenção à cibersegurança, de acordo com um relatório da Kaspersky. Ao negligenciarem os cuidados voltados à segurança nos meios digitais, as pessoas deixam os sistemas mais vulneráveis.

Por isso, é tão importante entender quais são os riscos da falta de segurança da informação, bem como os procedimentos para reduzir a probabilidade de que a organização seja afetada por esse tipo de problema.

Quais são os principais riscos à segurança da informação?

A seguir, confira uma lista de riscos à segurança da informação mais comuns que ameaçam os negócios a fim de evitá-los.

Malwares

Os malwares são, basicamente, softwares maliciosos que permitem que os hackers tenham acesso a uma rede de computadores. Existem vários tipos de malwares — cavalos de troia, vírus e adwares são alguns exemplos —, e eles podem chegar à rede por meio de anexos a e-mails, de downloads feitos em sites não confiáveis e de conexões em máquinas já infectadas.

De modo geral, essa é uma modalidade de ataque cibernético em que os invasores conseguem acessar os dados organizacionais, incluindo informações sensíveis, o que deixa colaboradores e clientes vulneráveis. Diante disso, a empresa tem que paralisar as suas atividades na rede até que o problema de segurança dos computadores seja solucionado.

Phishing

O phishing é um risco de segurança da informação em que os hackers se passam por uma pessoa ou por uma corporação confiável para enganar terceiros e induzi-los a compartilharem informações e credenciais. Para isso, os agentes mal-intencionados enviam e-mails ou mensagens de texto orientando que as vítimas cliquem em um link malicioso.

Na prática, várias funções podem ser executadas a partir desses links. Um exemplo comum ocorre quando a vítima é direcionada a uma imitação de um site confiável em que é preciso informar o login e a senha. A partir disso, os hackers conseguem capturar esses dados de acesso e passam a usá-los para roubar mais informações confidenciais.

Ransomware

Os ataques de ransomware utilizam um dos riscos de segurança da informação que já citamos — o malware. Nesse caso, o software malicioso é usado para bloquear o acesso aos dados da empresa. Em seguida, quem orquestrou o ataque passa a exigir um pagamento em dinheiro em troca da liberação do sistema.

Trata-se, então, de uma espécie de "sequestro virtual" que causa enormes prejuízos financeiros ao negócio. Afinal, as opções são: pagar o resgate ou paralisar as atividades temporariamente, principalmente se não tiver sido feito um backup dos dados.

Engenharia social

A engenharia social é uma estratégia em que se usa manipulação psicológica para induzir as vítimas a fornecerem dados confidenciais e acessarem páginas infectadas. O phishing, por exemplo, utiliza esse tipo de técnica. De modo geral, a engenharia social aproveita a falta de conhecimento das pessoas para provocar falhas humanas que afetam a segurança dos dados.

Vazamento de dados

O vazamento de dados é um dos riscos de segurança da informação mais comuns. O problema pode ocorrer de diversas formas, seja em razão de softwares maliciosos, seja por conta de senhas fracas, que acabam vazando, seja a partir de uma ação proposital de pessoas que repassam os dados para terceiros, entre outras possibilidades.

Em todo caso, o acesso aos dados por indivíduos não autorizados deixa a empresa, os talentos e os clientes em situação vulnerável.

Falta de políticas de segurança

A política de segurança da informação consiste em uma série de regras relativas à gestão de senhas, à autorização para o acesso aos dados, ao backup e a outros elementos que ajudam a preservar a integridade dos sistemas da empresa. Quando essas determinações não são estabelecidas, a equipe fica muito mais suscetível a cometer falhas que comprometem a segurança.

O que é a análise de risco na segurança da informação?

O processo que chamamos de "análise de risco" é um mapeamento que se faz para encontrar as falhas que deixam os dados e as informações expostas às ameaças. Isso significa que aplicativos, softwares, sistemas e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), entre outras tecnologias, devem ser analisados detalhadamente para que quaisquer brechas de segurança sejam identificadas.

Uma boa análise de risco consegue detectar esses problemas e adotar medidas para solucioná-los. Além disso, é possível reconhecer o que são riscos residuais na gestão de riscos de segurança da informação e definir como proceder em relação a eles.

Como fazer a análise de risco na segurança da informação?

A análise de risco inclui uma série de etapas. A seguir, destacamos quais são elas:

  • planejamento — inclui um levantamento de informações, como a quantidade de dispositivos, os tipos de dados armazenados, as condições de armazenamento, os cuidados adotados, os fabricantes dos softwares etc.;
  • mapeamento dos riscos — é uma varredura para identificar as falhas de segurança;
  • análise dos dados — consiste em uma avaliação dos riscos de segurança da informação para definir quais são os mais importantes e como as vulnerabilidades serão corrigidas;
  • geração de relatórios — todos os procedimentos devem ser registrados para facilitar análises futuras e o acompanhamento das estratégias adotadas.

Como tomar medidas para garantir a segurança dos seus dados?

Uma das medidas que ajudam a manter os dados seguros é o uso de soluções tecnológicas que reforçam a segurança dos processos de rotina na empresa. Com um software de gestão de contratos, por exemplo, como o DocuSign CLM, você pode gerenciar todo o fluxo de trabalho, da elaboração do documento até a assinatura eletrônica e o armazenamento, com muito mais eficiência.

Como visto, conhecer os riscos de segurança da informação faz parte dos desafios que chegaram com a transformação digital. Por isso, é superimportante dar atenção às medidas que reforçam a segurança dos dados para que você possa usufruir de todos os benefícios que as ferramentas tecnológicas oferecem para o dia a dia empresarial.

Então, quer começar a usar soluções que ajudam a proteger os seus dados? Entre em contato com a DocuSign e fale com a nossa equipe de especialistas ou aproveite para testar os nossos produtos gratuitamente por 30 dias!

Faça o seu teste agora!

Conheça a plataforma de assinatura eletrônica #1 no mundo
Publicados
Temas relacionados