5 passos para uma renovação de contrato segura

A assinatura de um contrato é um processo que precisa de muita atenção e cuidado. Do mesmo modo, durante a renovação desse documento é necessário se manter em alerta para garantir que tudo aconteça de maneira segura. Mas apesar disso, é comum que ao renovar um contrato, os envolvidos tenham menos cautela por já conhecer o trabalho ou serviço oferecido. Sendo assim, é por conta desse descuido que muitas pessoas são lesadas.

Para que isso não aconteça, todas as partes envolvidas precisam seguir algumas recomendações antes de assinar os documentos. Pensando nisso, trouxemos este artigo com 5 passos para garantir uma renovação de contrato segura. Confira a seguir!

O que é renovação de contrato?

Ao assinar um contrato, seja ele de serviço, projeto, trabalho ou aluguel, é necessário que haja uma data limite para finalização. Após esse período, é possível realizar a renovação contratual, podendo seguir as mesmas condições do anterior ou ser criado do zero com novos tópicos, valores e normas.

O procedimento só acontece quando as condições presentes no documento anterior tenham sido cumpridas por todos os envolvidos. Para que a renovação ocorra, ambas as partes devem concordar com todas as condições impostas e assinar o documento.

Por que é importante ter cuidado ao renovar um contrato?

Durante a elaboração de um contrato é necessário adicionar condições que atendam a todos os envolvidos, sem que nenhuma parte saia prejudicada. Ao renovar um contrato é comum ter o desejo de seguir o que foi preestabelecido no documento anterior, sem ter muita atenção ao que está sendo determinado agora.

É dessa maneira, sem atenção às cláusulas, que muitas pessoas saem lesadas e com dívidas por não conseguirem arcar com os valores predeterminados durante a assinatura do contrato. 

Quais passos seguir para garantir uma renovação de contrato segura?

Apesar de ser necessário atenção e cuidado durante a renovação de contrato, é possível que tudo ocorra de maneira segura e vantajosa para todas as partes sem muita burocracia. Para isso acontecer, é importante seguir alguns passos. Abaixo, explicaremos melhor cada um. Acompanhe conosco.

1. Revisar o contrato

O primeiro passo durante uma renovação de contrato segura é revisar o documento. Para isso, todos os envolvidos devem ler atentamente cada uma das cláusulas e informações que constam no acordo. Além disso, em caso de dúvidas, podem também consultar um representante legal para garantir que nenhuma parte está sendo lesada.

Caso encontre um ou mais pontos que não concorde, não assine. Em vez disso, marque uma reunião para que tudo seja discutido e resolvido. As alterações podem ser solicitadas quantas vezes forem necessárias até que o contrato esteja de acordo com o solicitado pelas partes contratante e contratada. Só, então, será realizada a assinatura. 

2. Preparar um roteiro

Para a renovação de um contrato pode ser necessário apresentar novas propostas e termos. E, para garantir que tudo saia de acordo e ambos achem o documento vantajoso, pode ser preciso realizar uma apresentação da transação, explicando todos os tópicos e as cláusulas presentes.

Sendo assim, antes da apresentação, leia atentamente tudo que está presente no contrato e prepare um roteiro destacando os pontos principais e os benefícios que aquela parceria pode trazer para o outro lado.

3. Atentar à margem de valor da proposta

A renovação de contrato é um processo de negociação de termos ou serviços já realizados anteriormente. Por conta disso, é comum que uma ou todas as partes envolvidas queriam aumentar, ou diminuir, valores na proposta. Para que tudo ocorra de maneira tranquila, é necessário atentar à margem de valor.

Tenha sempre um valor máximo ou mínimo preestabelecido ao criar uma proposta de renovação de contrato. Dessa maneira, durante a negociação do valor inicial, não há o risco de receber menos que o pretendido. Já o outro lado não sai prejudicado pagando acima da quantia justa ao que está sendo contratado.

4. Agregar valor à proposta

Como mencionado, para a renovação de um contrato, os acordos estabelecidos anteriormente devem ter sido cumpridos, sendo necessário que todas as partes tenham interesse. Mas apesar de a outra parte já ter conhecimento da sua empresa ou serviço, existem outros concorrentes que podem oferecer negociações mais vantajosas.

Para garantir que a renovação aconteça e você não acabe perdendo um parceiro, uma dica é agregar valor à proposta. Seja dando um desconto, oferecendo um brinde ou melhores formas de pagamento. Mostre para a outra parte que fechar negócio com você é seguro, garantido e apresenta diversos benefícios.

5. Usar assinatura eletrônica

A renovação de contrato pode ser um processo cansativo. Afinal, é preciso revisar bem um contrato e podem ser feitas muitas reuniões até que os termos fiquem de acordo com o interesse de todos os envolvidos. Depois, ainda é necessário assinar e, se preciso, autenticar o documento em cartório. 

Contudo, por meio da assinatura eletrônica o processo se torna menos burocrático e mais rápido. Além de ser possível estruturar o contrato online e com todas as partes envolvidas, a assinatura pode ser feita de qualquer lugar e momento, sem precisar sair de casa e perder tempo em filas.

Com o eSignature, produto da DocuSign de assinatura eletrônica, é possível assinar contratos online, tendo todo o processo digital de maneira fácil e rápida, de qualquer lugar a qualquer hora. Isso sem a necessidade de ir ao cartório ou perder tempo com trânsito e filas, pois o processo conta com validade jurídica.

Essa ferramenta tem exatamente o trabalho de facilitar a conclusão de negócios e assinatura de contratos. Para isso, basta de acesso à internet. Ela pode ser adquirida sozinha ou em conjunto a quaisquer outros produtos da empresa. 

Para garantir uma renovação de contrato segura é necessário tomar cuidado com o que está sendo apresentado no documento. Seguindo os passos indicados acima, as chances de tudo ocorrer de maneira segura e eficaz são grandes, prevenindo, assim, que nenhuma parte seja lesada.

Agora que você já conhece nossos 5 passos para uma renovação de contrato segura, que tal conhecer mais sobre nossos serviços? Então, aproveite e experimente a DocuSign gratuitamente por 30 dias.

Publicados