A tendência de empreender cresceu no Brasil, com o sonho de ter o próprio negócio de sucesso. O país tem mais de 20 milhões de empreendimentos hoje e, de acordo com a consultoria Empresômetro, 70% são pequenas empresas.

Porém, fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil, uma vez que os principais desafios são a quantidade de burocracia existente. Como alternativa, a tecnologia é o elemento fundamental para melhorar a gestão e o desempenho do negócio.

Sabemos que, independentemente do tipo de empresa, muitos processos burocráticos fazem parte da rotina. O problema é quando falamos de negócios pequenos e médios que não possuem uma grande estrutura, mas uma equipe reduzida, que precisa dar conta do mesmo trabalho.

Reduza as Burocracias

Essas barreiras, que surgem no caminho e demandam muito tempo, podem desestabilizar e atrapalhar o crescimento da sua PME.

Você ainda precisa que seus clientes se desloquem até o seu negócio para preencher formulários ou qualquer outro documento, mesmo que para assinatura? Esse processo atrasa o sucesso da sua PME.

Saber utilizar os benefícios tecnológicos para otimizar o gerenciamento de tarefas do dia a dia pode transformar o modo como a empresa faz negócio. Junto com uma ótima equipe de colaboradores, as soluções digitais podem acelerar os processos e gerar mais resultados, por meio do tempo extra, que gera mais produtividade.

Algumas ferramentas digitais, como a assinatura eletrônica, por exemplo, já são utilizadas para formalizar contratos, firmar recibos, registrar relatórios, processar faturas, ratificar declarações, entre outras atividades que, normalmente, um funcionário demoraria não só horas, mas dias para realizar.

O longo tempo que leva para finalizar um processo se deve à diversas etapas, como o desenvolvimento do documento, impressão, xerox, transporte e, em caso de danificação ou extravio, ainda é preciso lidar com as refações. Por isso, a solução DocuSign ajuda a eliminar esses processos burocráticos, evitando erros e gerando tempo para ações estratégicas que vão se converter em resultados.

Outro ponto significativo é a quantidade de papéis utilizados em processos físicos. A impressão exige que a empresa tenha cada vez um espaço maior de armazenamento, o que gera custos desnecessários.  Sem folhas de papel, as operações podem ser mais ágeis, seguras e econômicas.

A suíte de soluções DocuSign Agreement Cloud permite que todas as áreas da PME estejam alinhadas digitalmente. Com mais tempo, os profissionais do vendas, RH, compras e outras áreas podem atrair e reter mais talentos, vender mais e ter agilidade na hora de formalizar qualquer documento. Os responsáveis pelo desenvolvimento de projetos terão mais disponibilidade para estudar e planejar produtos e serviços inovadores, além dos líderes terem mais oportunidades para se especializarem.

Quer saber mais sobre os benefícios da DocuSign? Entre em contato com os nossos vendedores e aproveite o teste grátis!

https://go.docusign.com/trial/productshot-brasil-hphero/?Channel=DDCUS000017037994&cName=Blog&ECID=16088&LS=LATAM_Dem_Both_Blog%20-%20Free%20Trial_2018-11&elqCampaignId=16088&utm_campaign=LATAM_Dem_Both_Blog%20-%20Free%20Trial_2018-11