Entenda como fazer uma qualificação de fornecedores campeã

 

qualificação de fornecedores

Assim como qualquer empresa realiza processos seletivos a fim de escolher os melhores profissionais para fazer parte do seu quadro de colaboradores, também é necessário fazer a qualificação de fornecedores para garantir máxima competitividade no mercado.

Sem esse cuidado, o negócio de uma empresa corre o risco de ter produtos e serviços inferiores aos ofertados pelos concorrentes, perdendo o market share, além de gerar passivos ambientais e legais devido à falta de cumprimento de normas e ainda ter prejuízos financeiros decorrentes de uma cadeia de abastecimento falha.

Como você pode ver, os impactos são negativos para seu faturamento ou para a imagem da companhia. Melhor então ler este post na íntegra e entender como fazer a qualificação de fornecedores da forma correta e se livrar desses e de tantos outros riscos que podem minar o sucesso do seu negócio. Confira!

Vá além de prazo, custo e qualidade

Na prática, ainda há quem baseie a escolha de fornecedores no tripé prazo, custo e qualidade. É seu caso? Pois saiba desde já: existem outros fatores que influenciam significativamente sua cadeia de suprimentos, como o cumprimento das legislações ambiental e trabalhista.

Excelência em processos, atendimento e confiabilidade, entre outros quesitos, também devem ser considerados. Lembre-se de que você precisa de verdadeiros parceiros de negócios, de fornecedores que fortaleçam sua imagem perante o mercado — e não o contrário.

Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para conhecer grandes empresas que vivenciaram graves crises de imagem por estabelecerem negócios com fornecedores duvidosos. Entram aí casos de uso de madeira ilegalmente extraída para a fabricação de móveis e até de exploração de trabalho escravo para a confecção de roupas, por exemplo.

Não quer passar por esse tipo de situação? Então continue acompanhando para aprender a fazer uma qualificação de fornecedores séria!

Verifique os requisitos legais

Averiguar se o fornecedor está em dia com suas obrigações legais é absolutamente essencial para uma boa qualificação. Lembre-se de que, em muitos casos, você pode ser considerado conivente com a má conduta do parceiro, acabando por ter que arcar com prejuízos financeiros e de imagem.

Nesse sentido, pagamento de obrigações trabalhistas, cuidados ambientais e sanitários, assim como a devida regularidade no que se refere às obrigações fiscais devem figurar na sua checklist.

Confira a eficiência operacional

Não tem jeito: o sucesso de uma empresa depende da manutenção de relacionamentos com fornecedores que sejam capazes de atender a suas demandas com qualidade e eficiência. Já pensou se uma montadora de carros fica com a produção parada em virtude da falta de uma única peça em estoque?

Pensando nisso, uma boa prática é providenciar uma auditoria operacional no fornecedor, verificando se os processos passam por melhorias contínuas e se os trabalhadores são treinados para realizar suas atividades da forma correta.

Saiba qual é a forma de descarte de resíduos

Tudo bem que as empresas geradoras de resíduos que afetam o meio ambiente são monitoradas por órgãos de fiscalização, mas cabe às contratantes também desempenhar o importante papel de escolher apenas aqueles fornecedores que estão operando da forma correta.

O uso consciente de recursos naturais deve sim ser verificado, uma vez que o nome do seu negócio estará atrelado ao do fornecedor. Assim, se ele vier a sofrer uma crise de imagem, sua marca pode ser afetada. Além disso, o desperdício de recursos naturais significa preços mais altos tanto pelo excesso de uso quanto pelo pagamento de multas — em outras palavras: você acaba pagando mais caro pela falta de compromisso do seu fornecedor.

Saiba de onde vêm os insumos

Durante todo esse processo, não se esqueça que, assim como você tem fornecedores, seu fornecedor também os tem. É necessário, portanto, saber a procedência dos insumos usados por seus fornecedores, a fim de estabelecer uma cadeia produtiva que agregue valor ao seu negócio.

Isso implica, por exemplo, em conhecer as fazendas produtoras de grãos, caso você comercialize alimentos, ou em saber como os medicamentos são testados nos laboratórios que os desenvolvem antes de serem comercializados nas farmácias.

Implemente um processo de due diligence

Antes de bater o martelo sobre a contratação de um fornecedor, procure entender quais riscos a atividade dele pode gerar para o seu negócio. E se, para a fabricação de chocolate, sua empresa acaba usando um azeite de palma extraído com a exploração de mão de obra infantil?

A lógica é simples: se você não faz a qualificação de fornecedores, corre o risco de contribuir para a perpetuação desse tipo de atitude irresponsável e até de ver sua empresa implicada em problemas maiores, como corresponsabilidade pelos delitos cometidos. Evitar esse tipo de situação é possível se você adota uma postura proativa, implementando um processo de due diligence.

Basicamente, trata-se de investigar seus potenciais fornecedores a fim de identificar possíveis riscos na relação. Mas fique atento, pois o cuidado não termina na contratação! O acompanhamento deve ser sistemático, a fim de garantir que, ao longo do relacionamento com o fornecedor, não surjam outros problemas que possam se voltar contra sua empresa.

Cheque como o fornecedor trabalha a favor de sua comunidade

É muito positivo se aliar a uma empresa que cuida de sua comunidade, seja com programas de educação, para o meio ambiente, entre outros. Isso traz um marketing interessante, melhora o propósito da sua empresa e dos colaboradores e também pode resultar em ações casadas.

Observe a saúde financeira

Imagine só fechar parceria com um fornecedor que propõe a você um preço bem abaixo da concorrência, mas que não tem condições de cumprir o acordo, pois está afogado em dívidas. Para qualificar um fornecedor, é fundamental entender a saúde financeira dele.

Isso pode ser feito com consultas ao CNPJ, além de verificar como ele é visto no mercado por outros parceiros. A análise de suas redes digitais e até de sites como o Reclame Aqui pode trazer mais clareza também!

Entenda como trata seus colaboradores

Sabemos que as pessoas são o maior e o principal ativo de uma companhia. Quanto mais bem-cuidados são esses funcionários, melhor é o trabalho que eles realizam. Por isso, entenda o quanto o seu fornecedor cuida dos funcionários, seja cumprindo obrigações legais, seja como CLT ou PJ, fornecendo treinamentos para que todos evoluam e, consequentemente, para que a qualidade do serviço prestado seja melhor.

Examine a capacidade produtiva

Se você quer saber como qualificar um fornecedor, a capacidade produtiva dele também precisa entrar na conta. Imagine que você é um gestor de saúde e precisa de uma demanda de materiais todo mês. Seu parceiro tem a capacidade de entregar? Caso ele não tenha, será preciso correr para encontrar outros fornecedores e até pagar a mais por isso, gerando um ônus nas suas despesas.

Além da capacidade, entenda a questão de prazo. Afinal, uma coisa é entregar o que você precisa no tempo combinado, outra, bem diferente e crítica, é entregar o que foi acordado entre as partes depois de muito atraso e cobrança. Fazer essa verificação é essencial para que a qualificação de um fornecedor seja bem-feita e não manche a sua marca, certo?

Converse com outros clientes

Enquanto você está prestes a fechar com um fornecedor, tem contato com o time de vendas, que são pessoas treinadas para mostrar todas as qualidades dessa companhia e fazer a conversão. No entanto, sabemos que toda empresa tem algum ponto de fraqueza, afinal são organismos vivos.

Entender se esses pontos fracos podem prejudicar seu negócio é superimportante nesse processo, e certamente não é o time de vendas do fornecedor que vai passar essa informação. Por isso, a dica é falar com outros gestores que já fizeram a qualificação desse fornecedor ou já compraram dele. Isso vai dar ainda mais certeza antes de fechar, ou não, uma parceria de negócios.

Analise a maturidade digital

A adesão das empresas à transformação digital vai muito além da informatização de suas atividades. Na verdade, ela também está relacionada a uma maior transparência nos processos, com a implementação de setores de compliance, assim como às mudanças necessárias para que o negócio se torne sustentável ao longo do tempo.

Se bem aplicada, a tecnologia ajuda na qualificação de fornecedores. Com ela, é possível reunir um número gigantesco de informações que se transformam em insights para a tomada de decisão no momento da contratação de novos parceiros — isso sem contar que ainda facilitam o fechamento de contratos com ferramentas como a assinatura eletrônica.

Soluções tecnológicas são vitais para o acompanhamento da performance de cada fornecedor, bem como para o monitoramento do mercado, o que serve de termômetro para você conhecer novos players e avaliar a relação de custo-benefício tanto da permanência quanto da troca de fornecedores.

Por fim, precisamos ressaltar que a tecnologia ajuda na manutenção do compliance, identificando gaps de competência e trazendo informações estratégicas para que seu negócio se torne a cada dia mais eficiente, ágil e competitivo.

Na prática, a qualificação de fornecedores é apenas um dos pontos a observar para a empresa se tornar uma campeã de mercado. Se quiser garantir que todos os processos estão em conformidade, é preciso ir além e implementar o compliance em toda a organização. Para ajudar, você pode baixar nosso whitepaper e se tornar um expert no assunto.

Agora que fazer a qualificação dos fornecedores ficou mais claro para você e que a importância dos processos digitais também foi mencionada, teste grátis os serviços da DocuSign por 30 dias e transforme seu negócio!

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