Quais são os tipos de vantagens competitivas e como aplicá-las no setor de vendas?

Constantes transformações no mercado, na sociedade e nas tecnologias são fatores que criam o cenário das empresas da atualidade — e aquelas que não criarem vantagens competitivas provavelmente serão engolidas pela concorrência.

Nesse sentido, uma boa estratégia comercial é capaz de fazer sua marca se destacar perante as demais. Mas como colocar esse objetivo em prática? O que é ser competitivo? Como isso impacta o andamento do negócio?

Para resolver esses questionamentos, produzimos este conteúdo. Nele, você vai conhecer os tipos de vantagem competitiva e como aplicá-los no seu setor comercial. Confira!

O que é vantagem competitiva?

Também conhecida como diferencial competitivo, é o que faz o público priorizar as ofertas de uma empresa em relação às demais, variando de acordo com o segmento em que a instituição atua. Por exemplo, se a companhia faz parte do mercado de varejo on-line, vender pela internet faz parte do pré-requisito para que ela tenha espaço nesse meio, mas não é um diferencial.

Se a marca em questão oferecer brindes e fretes grátis a partir de determinado valor de compra, enquanto as outras não oferecem esse bônus, ela tem uma vantagem que influencia a decisão dos consumidores. Para ter um diferencial competitivo, a companhia deve entregar à clientela:

  • algo que não pode ser substituído ou copiado pela concorrência;
  • solução que seja rentável e sustentável para a empresa;
  • bonificações constantes (fixas) e úteis.

Quais os tipos de vantagem competitiva?

No mercado comercial da atualidade, há diversas modalidades que podem ser desenvolvidas pelas companhias. Conheça as principais e selecione as que são mais compatíveis com o seu empreendimento.

Baixo custo

O custo reduzido é referente aos gastos utilizados para fabricar e distribuir mercadorias ou realizar serviços. Para ter esse diferencial, é preciso investir em estratégias econômicas. Assim, é possível ofertar produtos com preços mais convidativos. Essa operação é bastante comum em segmentos que vendem acessórios eletrônicos, produtos de beleza, roupas e calçados.

Diferenciação do produto

Nesse tipo de vantagem competitiva, a corporação se esforça para que seus itens e serviços sejam melhores do que os da concorrência. Por exemplo, o acabamento do produto e sua usabilidade, o suporte técnico, a possibilidade de resolver o problema (necessidade) do cliente. Aqui, o objetivo é gerar valores intangíveis por meio da aquisição da mercadoria.

Foco

O foco é a missão da empresa para ser mais competitiva. No setor comercial, por exemplo, a intenção é aumentar as vendas com o crescimento da cartela de consumidores. Para isso, as abordagens são reestruturadas de forma estratégica a fim de captar mais público por meio de ofertas tentadoras.

Atendimento

Todo mundo gosta de ser bem atendido. Os japoneses sabem disso muito bem, por isso são exemplos nesse quesito. O segredo está em criar uma experiência agradável dinâmica e informativa para os clientes, sanando dúvidas sem invadir o espaço deles.

Como gerar vantagem competitiva no setor de vendas?

Conheça as melhores recomendações para gerar diferenciais competitivos no seu setor comercial.

Estude o mercado

Analisar o mercado é o primeiro passo, pois você fica ciente das ofertas e soluções que são semelhantes entre sua marca e a concorrência. Assim, terá ideias sobre coisas que ainda não oferece à sua clientela, como a venda remota, que facilita a vida dos compradores.

Além disso, é preciso conhecer a operação produtiva e o modo de gestão das empresas concorrentes a fim de identificar diferenciais em outros aspectos, como no modo de movimentar o público em relação às ofertas e promoções.

Conheça bem o seu cliente

Como a vantagem competitiva é detectada pelos clientes nas soluções de uma marca, é preciso se colocar no lugar deles para lançar as melhores abordagens. Para isso, levante os seguintes pontos:

  • as dores (demandas e necessidades) do público:
  • os diferenciais que ainda não existem no mercado;
  • as expectativas dos consumidores em relação aos seus produtos ou serviços;
  • maneiras de cativar os clientes e fidelizá-los.

Esses dados servem de apoio para construir as melhores estratégias comerciais.

Incentive a equipe

A motivação do time de vendas está ligada ao sucesso do negócio — vendedores mais contentes performam melhor, o que favorece os resultados. Afinal, funcionários que vestem a camisa da empresa contribuem com melhorias pontuais.

Uma equipe satisfeita e feliz é um diferencial e tanto. Portanto, sempre dê feedbacks periódicos, faça elogios e críticas construtivas, promova treinamentos e ofereça as melhores ferramentas de trabalho para eles. Por último, priorize a clareza nas comunicações para que não fiquem dúvidas sobre como proceder durante a jornada de trabalho.

Otimize o marketing digital

Cuidar do marketing deve ser uma das prioridades, pois uma ação bem-feita pode atrair um número maior de seguidores e clientes — isso sem falar na chance de tornar a marca autoridade no assunto que faz parte do seu segmento.

Aqui, é preciso reunir tudo que você coletou sobre seu público: perfis de consumo, necessidades, características etc. Tudo isso é útil para enriquecer o conhecimento do seu nicho em relação aos seus produtos ou serviços.

O segredo está em contar com uma abordagem multicanal que englobe a produção de conteúdos no blog e as redes sociais. Essa prática contribui para o melhorar o alcance da sua empresa, garantindo um tráfego muito maior. Ou seja, mais pessoas chegando diretamente dos mecanismos de busca e de mídias famosas (Facebook, Instagram e Twitter), fazendo com que sua marca seja lembrada em momentos de decisão de compra.

Invista em novas tecnologias

A tecnologia é essencial para empresas que pretendem ter uma vantagem competitiva. Ao adotar soluções inovadoras, é possível reduzir prazos e melhorar o desempenho operacional como um todo, além da possibilidade de diminuir custos e melhorar o desempenho da equipe.

Um sistema de gestão, por exemplo, ajuda na otimização do acesso a informações internas, o que permite levantar indicadores e compartilhar dados em um só local. Integrado a outros recursos, o programa aperfeiçoa rotinas internas e externas.

Ele também contribui com melhorias a médio e longo prazos. Por meio da avaliação de indicadores de desempenho e do histórico de vendas, os colaboradores visualizam tendências e estruturam um plano comercial mais competitivo.

Por fim, vale mencionar a automatização da gestão de contratos de compra e venda como uma vantagem competitiva empresarial. Isso porque sua empresa pode perder dinheiro e tempo com contratos em papel, além de limitar o processo de negociação e fechamento de forma presencial.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica da Docusign (o eSignature) melhora as atividades manuais da equipe e lapida a experiência dos clientes. Os acordos são concluídos em poucos minutos e há vantagens como economia — mais de R$160 reais por contrato — e possibilidade de assinar de qualquer lugar.

Entre em contato com a gente para conhecer mais sobre essa e outras ferramentas que fazem parte do nosso catálogo de soluções inovadoras.

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