Marketing centrado nas pessoas: Perguntas e respostas com Rob Giglio, CMO da DocuSign

Conversamos com Rob Giglio, CMO DocuSign para saber o que o inspira e como ele organiza o marketing da DocuSign para ser centrado nas pessoas e impulsionar a demanda.

Rob Giglio, DocuSign Chief Marketing Officer

Você começou sua carreira em vendas, mas se concentrou em finanças para o seu MBA e depois mudou para marketing. Como um afeta o outro e o torna um executivo mais bem preparado hoje?

Eles estão conectados. O que eu gosto em finanças é que é a linguagem dos negócios. Pensar em relatórios financeiros e análises financeiras é a base da responsabilidade empresarial. Entender a dinâmica de como eles trabalham juntos e a importância das métricas externas me tornou um profissional de marketing melhor e mais inteligente. Eu entendo que fazer marketing simplesmente por fazer não é nada útil. O marketing faz parte de um sistema para impulsionar o sucesso da empresa.

Sua experiência inclui bens de consumo embalados, varejo e software. Agora, você está na DocuSign. O que o atraiu para trabalhar na DocuSign?   

Eu fico entusiasmado com uma empresa que tem um forte ajuste de produto ao mercado. Temos um ótimo produto e a oportunidade de mercado é enorme. Temos essa oportunidade global de crescimento e um produto criado para atender às necessidades dos clientes. Também gostei da cultura da empresa, da liderança e da forma como esta organização trabalha em conjunto. A adequação do produto ao mercado foi provavelmente o que mais me interessou, mas o que me continua "me recrutando", toda semana, são as pessoas talentosas com quem trabalho e a cultura que temos.

Você e sua equipe de marketing estão trabalhando em uma nova campanha: "As real as it gets". Como ela surgiu e o que significa para clientes e usuários?

A ideia da campanha veio diretamente dos nossos clientes. Perguntamos a eles o que achavam da DocuSign e alguns insights muito interessantes resultaram dessa pesquisa. Os pontos mais contundentes mostraram que nosso contato é direto, as experiências dos clientes são otimizadas e a solução é inteligente. Nossos clientes nos contaram sobre a transformação que ocorre quando um contrato se concretiza (a compra de uma casa, o fechamento de um negócio, a compra ou venda de uma empresa, a adoção de uma criança), quando ele ganha vida, ou "se torna real". Achamos que essa era uma oportunidade incrível para amplificar histórias e mostrar vinhetas da vida real em que as pessoas, empresas e organizações descrevem o momento em que o fechamento de um contrato se tornou realidade para elas.

Por que a confiança é tão importante para a marca DocuSign?

Os clientes confiam a nós os seus contratos mais importantes, de modo que precisam confiar que seus dados e sua privacidade estão protegidos. A confiança é a base de tudo o que fazemos na DocuSign e é um dos nossos três valores fundamentais como empresa. Operamos de acordo com os princípios básicos de privacidade que fundamentam os regulamentos globais no que se refere ao direito da pessoa de saber quais dados são coletados e como são usados. Essa transparência é o segredo. Também mantemos um Trust Center, no qual os clientes sempre podem acessar todos os detalhes mais recentes sobre segurança, conformidade, jurídicos, de privacidade e informações de desempenho do sistema de que precisam para se sentirem à vontade para fazer negócios on-line.

Como a DocuSign desenvolveu sua estratégia de marketing nos últimos 18 meses para se adaptar às mudanças no cenário de negócios?

As pessoas estão sobrecarregadas, então nossa mensagem precisa ser relevante e fácil de entender. Estamos nos esforçando ainda mais para esclarecer como nosso produto pode resolver os desafios que os clientes enfrentam por meio dos nossos canais em redes sociais e em pesquisas e publicidade on-line.

Também criamos casos de uso em diferentes indústrias e setores que deixam claro onde a DocuSign pode agilizar processos e tornar o trabalho de nossos clientes mais fácil em todos os níveis. Por exemplo, se você é líder de RH e agora precisa descobrir como rastrear e gerenciar o status de vacinação dos seus funcionários, temos um guia sobre como lidar com isso. Outra situação: se uma vinícola agora precisa que as pessoas assinem um termo de responsabilidade antes de fazer uma visita, também temos ideias e exemplos de como fazer isso.

Você certa vez disse: "a ação mais digna ajuda outra pessoa a ter sucesso". Pensando nisso, como seu estilo de liderança evoluiu ao longo do tempo?

Conforme eu fui amadurecendo, meu estilo de liderança também amadureceu. No início da minha carreira, eu me preocupava muito comigo e com meus interesses, objetivos, aspirações e projetos. Fui desenvolvendo a motivação de oferecer resultados em equipe, para o bem maior. Agora também percebo que, o que me move, é o desejo de ajudar outras pessoas em seus projetos, carreiras e na criação dos seus próprios caminhos de liderança. Eu adoro ajudar e acho isso incrivelmente recompensador. É o que eu gosto no meu trabalho: ver as pessoas atingirem o sucesso e ampliarem suas carreiras. O mais incrível é quando as pessoas são promovidas e passam para um novo nível. Eu fico muito satisfeito com isso.

Quando ou onde você tem suas melhores ideias?

Sempre que estou dentro da água ou perto dela, eu tenho ideias e penso de forma mais criativa. Adoro nadar, dou muitas voltas, e gosto de surfar. Quando está esperando as próximas ondas, você tem muito tempo e ai consigo mesmo parar e pensar.

O que você procura ao recrutar talentos para sua equipe de marketing?

Basicamente, três particularidades: como você pensa, se você é voltado para resultados e se tem capacidade de liderança. Não procuro puro QI ou formação acadêmica. Quero ver como a pessoa usa esse QI. Quero pessoas que tiveram experiências de vida, pessoas que enfrentaram desafios e que perseveraram nesses desafios e alcançaram algo. Pessoas altamente orientadas para resultados geram resultados muito bons. Liderança significa ser inteligente o suficiente para ter uma visão, ser habilidoso o suficiente para executá-la e ser um bom comunicador, motivador e incentivador para envolver as pessoas nessa visão e dar vida a ela.

Por que alguém deveria pensar em trabalhar na sua equipe?

Porque nós somos divertidos! Se você fica entusiasmado com nosso produto e com o que fazemos pelos negócios, e tem um jeito de contar essa história ou criar programas que comunicam, o seu lugar é no marketing da DocuSign. Se você é criativo, analítico e encara o marketing como arte e ciência, deve fazer parte da nossa equipe. Se você deseja ampliar sua carreira, junte-se à equipe de marketing da DocuSign. 

Além do trabalho, o que mais você acha gratificante?

Adoro meu trabalho, adoro meu papel como marido e como pai dos meus dois filhos. O mais velho está no primeiro ano de medicina e o mais novo estuda administração, então, com eles, as conversas estão mudando: de esportes para o que realmente está envolvido em fazer negócios. Gosto de levar uma vida ativa: Eu nado, surfo, ando de bicicleta, jogo golfe, pratico esqui e escalada. Também adoro ler. Leio durante uma hora todo dia. É uma ótima maneira de aprender algo novo e ver o mundo por lentes diferentes, além de me ajudar a relaxar no final do dia.

Interessado em fazer o trabalho da sua vida na DocuSign? Confira nossas oportunidades. Seria um prazer conversar mais.

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