Quais os benefícios de implementar o pagamento recorrente?

pagamento recorrente

Produtos para crianças, roupas íntimas, móveis customizados e até vinhos: o mercado de serviços de assinatura se tornou febre no Brasil. Entre 2014 e 2018, o crescimento desse formato de consumo cresceu impressionantes 167% e há ainda mais espaço para expansão, já que muitos brasileiros ainda desconhecem as vantagens do pagamento recorrente.

Com uma sociedade que passa cada vez mais tempo nos escritórios, em congestionamentos quilométricos diários e enfrentando muitas responsabilidades fora do ambiente profissional, falta tempo para lazer, diversão e, especialmente, consumo.

Quando foi a última vez que você passou uma tarde comprando roupas? É simples encontrar um espaço na rotina para fazer suas compras mensais de supermercado? E o controle da ração de seu pet, como você faz? Com a falta de tempo para cuidar de tantos detalhes, o serviço de assinatura se torna um grande aliado.

Que tal entender o que as vendas por assinatura podem oferecer à sua empresa? Essa resposta você confere agora!

O mercado de pagamento recorrente no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o mercado de pagamento recorrente conta atualmente com mais de 800 empresas, que movimentam um montante de R$ 1 bilhão por ano. Embora se trate de um giro interessante, o valor ainda está bem abaixo dos US$ 10 bilhões que o segmento representa nos Estados Unidos.

Também chamado de “clube de assinaturas”, esse formato de aquisição de produtos e serviços ganhou força em tempos de streaming e computação em nuvem. E isso se aplica não somente às pessoas físicas, mas também às empresas.

Se uma prestadora de serviços terceirizados de limpeza sabe que utiliza mensalmente cerca de 500 litros de detergente, 200 litros de água sanitária, 120 panos multiuso, 15 vassouras e 8 rodos, por que fazer essas compras repetidas vezes? Quanto tempo os funcionários do setor de suprimentos perderão todos os meses com a tarefa repetitiva de contabilizar e disparar as ordens de compra similares?

Ao voltarmos ao universo das pessoas físicas, aí que os exemplos são ilimitados. Se falarmos em serviços de assinatura, talvez o primeiro exemplo que virá à mente será o do Netflix em relação às extintas videolocadoras. O que muita gente não sabe é que o próprio Netflix começou como uma locadora de DVDs, percebendo, ao longo do caminho, uma oportunidade de mercado com o pagamento recorrente.

De lá para cá surgiram assinatura de produtos de beleza, cerveja, livros, obras de arte, seleção de petiscos para pets, caixa personalizada de chocolates, produtos geek e muito mais!

Mas por que a economia de recorrência tem feito tanto sucesso no mundo? Os benefícios aos clientes passam muito pela programação automática de compra (despreocupação com itens periódicos), preços mais baixos e experiência personalizada de consumo.

E quanto aos benefícios às organizações? Por que sua empresa precisa estudar a possibilidade de deslocar seus negócios para um modelo por assinaturas?

Vantagens do pagamento recorrente

1. Previsão de lucro mais confiável

Pouco mais de 5 anos após serem abertas, mais de 60% das empresas fecham as portas, de acordo com dados do IBGE. E entre as razões para essas altas taxas destacam-se a falta de planejamento, as dificuldades na obtenção de crédito e, é claro, a inadimplência.

Inadimplência que, aliás, alcançou em 2018 a marca de 62 milhões de brasileiros, afetando 3% do crédito e comprometendo a sustentabilidade financeira das organizações. Com a frustração de receitas, não somente o planejamento fica comprometido, como também o pagamento aos fornecedores.

Quem adota pagamento recorrente mitiga esses riscos, com previsão de receitas mais confiáveis, com base nas vendas realizadas. O ponto sensível nesse modelo deixa de ser a incerteza de recebimento, permanecendo apenas a necessidade de controlar a taxa de churn (cancelamentos).

2. Garantia de receita mensal

Muitos empresários e gestores, especialmente de PMEs, enfrentam constantemente o problema da imensa amplitude de receitas: em um mês, fatura-se R$ 100 mil, no outro, R$ 10 mil e, a depender do setor, no seguinte, o fluxo de entradas pode chegar próximo a 0.

Com a economia de recorrência, a empresa assegura uma melhor equalização do fluxo mensal de ingressos, com receitas mais assemelhadas e menos suscetíveis à sazonalidade.

3. Criação de ambiente mais propício à inovação

A inovação é a exploração da novidade como uma oportunidade de mercado. Em uma era em que a internet homogeneizou consumidores no mundo todo e a tecnologia acelerou exponencialmente o ritmo das mudanças, inovar não é virtude, é obrigação para se manter vivo no segmento. Mas como inovar sem dinheiro para investir?

O dilema acima explica por que, em geral, apenas os gigantes do mercado conseguem lançar produtos e serviços disruptivos. Inovação atualmente é instrumento de fidelização e encantamento de clientes, e as empresas com boa sustentabilidade financeira sabem disso.

Eis mais um ponto de vantagem competitiva em ter previsão de receitas mensais (estabilidade e tranquilidade para inovar).

4. Menor custo do produto/serviço final

Com o pagamento recorrente, a maior estabilidade da carteira de clientes reduz a relevância do PDV (caso a empresa ainda trabalhe no varejo tradicional), permitindo a implementação de políticas de redução de custos operacionais, como os da locação de lojas e da manutenção de inúmeros funcionários trabalhando no ambiente físico.

Toda essa reestruturação pode ser revertida no preço final de seus produtos ou serviços, tornando sua marca mais competitiva no mercado.

5. Oferecimento de produtos/serviços personalizados

Se você vende para milhares de clientes anônimos, com enorme rotatividade e pouco conhecimento das necessidades particulares de cada um, sua empresa pode ser surpreendida repentinamente pela perda de espaço no mercado.

Isso porque, quando uma tendência mudar, sua distância com o consumidor não permitirá enxergar previamente esse deslocamento de interesses. Quando você trabalha com pagamento recorrente, fica mais fácil conhecer seu público-alvo e, assim, trabalhar customizações.

O pré-requisito da economia de recorrência é ter o cliente cadastrado em sua plataforma, com inserção de dados como endereço, preferências de pagamento e hábitos de consumo.

Esse controle sobre a movimentação de compra de cada usuário melhora a percepção da empresa sobre o que produzir e como entregar uma experiência melhor ao consumidor. As vendas por assinatura ajudam, inclusive, a trabalhar com modelos customizados de produtos e serviços.

6. Oferecimento de opções modernas e seguras de pagamento

Já falamos acima sobre os elevados números da inadimplência no Brasil. Ao mesmo tempo, não há como uma empresa sobreviver sem vender a prazo. Mas como garantir que suas receitas não serão frustradas vendendo no boleto ou mediante pagamento com cheque, por exemplo?

Uma plataforma de venda por assinatura oferece uma variedade imensa de alternativas de pagamento, opções seguras como cartões de crédito (de diversas bandeiras) ou intermediadores de pagamento (como PayPal e PagSeguro e Mercado Pago).

As facilidades do mercado de serviços de assinaturas melhoram o relacionamento com o cliente, reduzem as possibilidades de inadimplência e agregam valor ao produto ou serviço.

7. Fidelização dos clientes

A fidelização da clientela é um dos benefícios mais óbvios do pagamento recorrente. Com maior conhecimento de seu público, oferecimento de experiência personalizada, custos mais baixos e cobrança automática, o aumento do Lifetime Value — LTV (métrica que analisa o lucro líquido de cada cliente ao longo do tempo de relacionamento com a empresa) se torna inevitável.

Pois bem, você viu hoje algumas das vantagens que fizeram das vendas por assinatura uma febre no país, modelo que inclusive tende a sofrer menos na crise, já que os consumidores não precisam tomar decisões de compra mensalmente.

Vale lembrar, entretanto, que o sucesso do negócio depende fundamentalmente da elaboração de plataformas modernas, por meio de parceiros com expertise no mercado de serviços de assinatura, os quais ofereçam suporte e segurança ao usuário de seus serviços.

Então, que tal aproveitar para testar gratuitamente uma ferramenta de assinatura eletrônica? Faça o seu cadastro e experimente a DocuSign agora mesmo!

Publicados