Pagamento móvel: por que adotar essa tendência em meu negócio?

Pagamento móvel É indiscutível o potencial que a tecnologia tem de melhorar o dia a dia das empresas. À medida que o tempo passa, soluções aparecem, novos padrões são impostos e o mercado se torna ainda mais dinâmico e competitivo. Nesse sentido, é preciso atuar com foco no futuro, antecipando tendências e mudanças que podem impactar de alguma forma o mercado e a rotina das corporações, a exemplo do que ocorreu com o pagamento móvel.

Há alguns anos, quase não se falava sobre essa metodologia de pagamento, assim como poucas eram as empresas que atuavam no nicho. Porém, os avanços do mercado mobile e a evolução dos hábitos dos consumidores tornaram os pagamentos móveis cada vez mais comuns, constituindo uma realidade integrada ao dia a dia, dada a facilidade, segurança, comodidade e modernidade que representam.

Foi pensando nesses diferenciais que preparamos este post para mostrar a você as mais importantes características do pagamento móvel e os principais motivos que justificam a adoção dessa ferramenta financeira em seu negócio. Então, se está em dúvida sobre seguir ou não essa tendência mercadológica, confira agora mesmo as informações que preparamos e tire as suas conclusões!

Pagamento móvel: você precisa conhecer esse conceito

A massiva utilização de dispositivos móveis é um dos traços mais marcantes da atualidade, e isso ninguém questiona. O número de pessoas que utilizam smartphones, tablets e outros recursos mobile diariamente, e para as mais diversas finalidades, vem crescendo em um ritmo exponencial, de modo a fazer uma verdadeira revolução nas formas como interagimos, nos comunicamos, bem como utilizamos serviços e compramos.

Nesse contexto, é natural que os padrões e os hábitos das pessoas evoluíssem a tal ponto que o uso desse tipo de tecnologia se tornasse algo totalmente natural, uma prática cotidiana, presente nos mais diversos segmentos da sociedade. E foi exatamente isso o que aconteceu com as atividades de movimentação financeira e as transações comerciais, entre as quais está inserido o pagamento móvel.

Hoje, esse modelo de pagamentos é uma das principais tendências do mercado, uma vez que grande parte dos estabelecimentos dos mais diferentes ramos empresariais disponibilizam essa opção. Além disso, o pagamento móvel é umas das tarefas mais comuns para o consumidor, principalmente na hora de fazer compras online, já que ele demanda procedimentos simples, rápidos e muito seguros para ambas as partes.

O fato é que, com o fenômeno da virtualização dos serviços, o dinheiro físico aos poucos foi se tornando menos utilizado, de modo que o uso de outros meios de pagamento, como o cartão, tem sido cada vez mais frequente. Soma-se a esse cenário a precaução de muitos clientes quanto a assaltos, sobretudo em cidades de médio e de grande porte. Isso ocorre porque alternativas mais cômodas e seguras surgiram para literalmente substituir esse papel.

As vantagens desse modelo de pagamento

Assim como acontece com praticamente tudo o que se relaciona com o uso da tecnologia, os pagamentos móveis representam uma série de vantagens para as empresas e os consumidores que os utilizam. Continue a leitura para conhecer as principais delas.

Versatilidade

Um dos pontos mais marcantes dos serviços de pagamento móvel é a sua versatilidade em relação a quem negocia. Nesse sentido, tanto empresas com um alto volume de vendas quanto negócios menores podem modernizar os seus sistemas de pagamento, reduzindo a burocracia, os atrasos, o esforço com a realização de cobranças, e, em alguns casos, até a inadimplência.

A utilização desse formato de pagamento dinamiza os procedimentos no interior da corporação, já que os torna mais eficientes, além de contribuir para a melhora na qualidade das transações. Essa versatilidade também constitui um atrativo para a fidelização de clientes, que podem ver nesse método um diferencial da empresa que o oferece.

Experiência otimizada do cliente

Outro ponto que merece ser destacado em relação aos pagamentos móveis é o reforço positivo adicionado à experiência do consumidor. Durante muito tempo, finalizar um pedido, principalmente em meio online, era sinônimo de burocracia, cadastros e preenchimentos de longas fichas, assim como demora na avaliação, o que impactava direta e negativamente a experiência de compra do consumidor.

Por outro lado, o modelo atual de pagamentos móveis acabou com toda essa burocracia. Ao contar com um serviço dessa natureza apoiando a comercialização da empresa, é possível simplificar o processo de vendas, oferecendo alternativas mais ágeis para que o cliente possa efetivar a comprar, assinar os documentos dela originados e efetuar o pagamento, tudo de maneira remota, a partir dos mais variados dispositivos mobile.

Redução de erros

A realidade do mundo corporativo passou a ser a substituição de processos manuais, lentos, repetitivos e burocráticos por alternativas automatizadas e baseadas no uso de interfaces de pagamentos, o que torna essa tarefa muito mais simples e segura e quase que totalmente isenta de erros. É nesse contexto que o pagamento móvel ajuda o negócio a tornar-se mais produtivo e com maior competitividade no mercado.

Diminuição de custos

Outra vantagem do pagamento móvel é a redução de gastos financeiros que ele gera para o cotidiano de uma empresa. Isso porque ao ter valores de implantação baixos e taxas mais acessíveis que as dos bancos, essa tecnologia diminui de forma considerável os custos operacionais. Custos relativos à alugueis de máquinas de cartões e geração de boletos podem ser até suprimidos.

Levando em conta o volume de negócios de uma companhia, a economia obtida com o uso dessa modalidade tende a ser significativa. Com a diminuição dos gastos, a empresa pode utilizar o seu capital para investir na sua atividade fim, melhorando os seus processos e tornando-se mais atrativa tanto para clientes como para colaboradores.

Otimização de tempo

O tempo é certamente um dos ativos mais valiosos de uma empresa. Por isso, é imprescindível buscar soluções capazes de otimizar o aproveitamento dele, de modo a melhorar os resultados do negócio. Como dito, no passado, realizar pagamentos era uma tarefa tida como burocrática para as empresas, já que dependia da junção de vários processos manuais e a manipulação de documentos em formato físico, o que tornava o processo bastante lento e complexo.

No entanto, essa realidade foi transformada com o surgimento e a expansão dos serviços de pagamento móvel, que eliminaram etapas burocráticas do processo, como a assinatura, o envio e o recebimento de documentos comprobatórios para a efetivação de transações. O tempo gasto com as transações comerciais em meio eletrônico passou a ser muito pequeno, questões de minutos — em alguns casos, até segundos.

Com uma roupagem totalmente digital, os pagamentos móveis economizam não só o tempo, mas também o dinheiro, ao transferir às empresas que prestam esse serviço a responsabilidade de cadastrar clientes, autenticar transações e realizar as cobranças. Além disso, esses procedimentos se tornam mais eficientes, o que tende a aumentar a produtividade da empresa que contrata o seu fornecimento.

O pagamento móvel e o seu impacto no comportamento de consumo

Seja para acessar redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas, seja para navegar em sites de notícias ou páginas de entretenimento, nunca antes passamos tanto tempo utilizando dispositivos móveis. Logo, esses equipamentos eletrônicos se tornaram parte do cotidiano de uma grande parcela da população de todo o mundo, impactando a forma como as pessoas se comportam, inclusive, na hora de consumirem.

Assim, quanto mais os usuários usam os seus dispositivos móveis, mais se habituam as suas comodidades e acessam sites variados, entre os quais estão os que realizam algum tipo de comercialização. Com isso, as pessoas tendem a consumir produtos e serviços via internet ao mesmo tempo em que utilizam ferramentas online para pagar o que adquiriram.

É, então, que entra o pagamento móvel como uma funcionalidade que acompanha tendências comerciais, bem como oferece suporte técnico e comodidade aos usuários do ambiente virtual. O uso dessa tecnologia vem se tornando um hábito comum na vida daqueles que utilizam a internet e dispositivos móveis para atividades de consumo.

O pagamento móvel e as idas ao banco

Os bancos logo perceberam o fenômeno da virtualização dos serviços e passaram a se preparar para acompanhá-la. As instituições financeiras começaram a investir de forma massiva no desenvolvimento e no aprimoramento dos seus aplicativos, os chamados internet banking, os quais são uma alternativa para a realização de pagamentos móveis. Há outras, como a carteira digital, o pagamento por aproximação e o leitor móvel de cartões.

A adoção do pagamento digital diminui a necessidade de clientes e profissionais se deslocarem ao banco para finalizarem transações comerciais ou gerirem as suas finanças de recebimentos e acerto de taxas, respectivamente, já que essa tecnologia possibilita que ambos cumpram as suas obrigações financeiras de forma remota. Além disso, os mais diversos tipos de pagamento já estão disponíveis por meio desse formato.

A segurança e a confiabilidade do pagamento móvel

Apesar de essa crença estar mudando com o passar dos anos, muitos gestores e líderes empresariais ainda têm um certo receio em relação à confiabilidade dos pagamentos móveis. Isso ocorre especialmente pelo fato de essa tecnologia utilizar a internet como o meio para estabelecer a comunicação entre os envolvidos nas transações comerciais.

Contudo, é preciso destacar que, quando realizado com o apoio de empresas especializadas e renomadas, todo o processo de pagamento é seguro e íntegro. Para se ter ideia da segurança envolvida, as maiores empresas do ramo de pagamentos móveis trabalham com base nos mais rigorosos padrões de certificação de segurança do setor, utilizando as mais fortes tecnologias de criptografia de dados disponíveis.

As informações que transitam na rede no momento da conclusão de uma transação financeira são protegidas por sistemas complexos de codificação, os quais têm confiabilidade o bastante para assegurar o sigilo total da negociação. Os dados são codificados de forma a não poderem ser rastreados, copiados e utilizados por terceiros. Tudo é feito para evitar que fraudes, invasões, erros de cobrança e riscos à segurança ocorram.

Nessa perspectiva, se os pagamentos móveis disponibilizados contarem com o suporte de corporações que operam com mecanismos de criptografia confiáveis, não há motivos de preocupação. Tanto a empresa que utiliza a tecnologia quanto os seus consumidores estão protegidos de eventuais problemas. Cabe, então, efetuar a escolha adequada pela companhia que prestará esse tipo de serviço.

O que se espera dessa tecnologia para o futuro

O constante desenvolvimento tecnológico de dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets, aliado ao aprimoramento contínuo dos mecanismos de codificação criptográfica vem fazendo do pagamento móvel uma solução cada vez mais segura e eficiente. Isso tem aumentado de modo considerável a confiança tanto das empresas quanto dos consumidores que utilizam esse serviço financeiro.

Com maior credibilidade de ambas as partes, a expectativa é que o pagamento móvel seja, em um futuro bem próximo, a principal opção de grande parte das corporações e dos seus clientes. Estima-se que o uso dessa tecnologia cresça ainda mais, popularizando-se tanto de forma a se igualar ou até mesmo a superar meios de pagamentos usuais, como o dinheiro e o cartão.

Levando em conta tais projeções, é muito importante que as empresas — independentemente do seu segmento de atuação ou porte — estejam devidamente preparadas para esse cenário mercadológico. Nesse novo contexto, para que um negócio possa ser competitivo, o pagamento móvel deve necessariamente estar entre as suas opções de transações financeiras.

A solução Payments

Uma solução muito interessante e viável no mundo dos pagamentos móveis é o Payments, desenvolvido e comercializado pela Docusign. Trata-se de uma tecnologia que proporciona integrações pré-construídas com as principais gateways — serviço que envia dados de pagamento às redes que o processam — para que as empresas possam fazer as cobranças e recebê-las após a quitação do cliente. Em breve, o Payments chegará ao Brasil.

Por fim, não há dúvidas de que o pagamento móvel é uma solução que veio para se perpetuar no mercado. Diversas vantagens confirmam que substituir expedientes de pagamentos lentos e manuais por soluções informatizadas e desenvolvidas por empresas que detêm o know-how e a experiência comprovada pode otimizar os processos de pagamento do seu negócio, deixando toda a burocracia a cargo de quem sabe lidar com ela.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os diferenciais do pagamento móvel, não pare por aqui. Saiba mais sobre a solução Payments da DocuSign!

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