HM Engenharia otimiza processos de contratos com assinatura eletrônica

otimiza processos de contratos A Transformação Digital já é uma realidade entre as empresas, inclusive, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação (Brasscom) revelou em sua pesquisa que 63% das companhias afirmam estar consolidadas nesse cenário.

Por meio do uso de ferramentas digitais, a construtora HM Engenharia, que atua com o portfólio da Mover no segmento econômico, revolucionou seus negócios. Ela foi a primeira empresa do interior paulista a arquivar contratos sociais da região nas Juntas Comerciais do Estado de São Paulo (JUCESP) utilizando a assinatura eletrônica.

 A assinatura eletrônica transformou digitalmente como a empresa prepara, assina e gerencia contratos.

No início de 2019, a HM Engenharia implementou a ferramenta digital e, em seis meses, a solução já foi adotada nos mais de 700 contratos, tanto em processos comuns, como de sociedade. Ao buscarem no mercado eles escolheram a DocuSign para a mudança do processo físico para o eletrônico, junto com o certificado de conclusão de assinaturas gerado pelo sistema e o documento pronto, conta com todos os signatários, certificados digitais, IP do dispositivo de assinatura e outros detalhes que conferem total validade jurídica ao contrato deixaram os executivos tranquilos em realizar esta mudança.

“Antes, tínhamos muitos documentos físicos para diretores e superintendentes assinarem, então era necessário imprimir várias cópias de dezenas de páginas, levar até a mesa de cada um deles e aguardar a disponibilidade de agenda para assinatura. Era um processo que, para contratos não urgentes, demorava cerca de quatro dias”, conta Nathalia Bastos Gomes, advogada sênior da HM Engenharia.

Hoje, toda a diretoria executiva, superintendência, equipe jurídica e grande parte de seus gestores têm o certificado eletrônico que valida a assinatura nas documentações. O uso de documentos digitais permitiu que os processos legais se tornassem mais simples, rápidos e seguros, eliminando etapas desnecessárias.

“Todo o processo, tanto da assinatura eletrônica quanto da assinatura digital, é criptografado para segurança dos envolvidos. As etapas são registradas para garantir a transparência e podem ser auditadas, com todos os dados, para evitar que qualquer modificação ocorra no documento. Por isso, a transformação digital dos documentos físicos ajuda a eliminar a burocracia que proporciona a morosidade nos processos de negócio, além de ser mais sustentável e de aumentar a confiabilidade entre as partes”, comenta Gustavo Brant, vice-presidente de vendas da DocuSign na América Latina.

A medida possibilita que a HM seja mais um cliente satisfeito com a diminuição de custos, redução de consumo de papel, gastos com reconhecimento de firma e tempo no trâmite dos processos do dia a dia na assinatura de documentos.

“Hoje, o fluxo é quase instantâneo. Os contratos são produzidos e enviados por e-mail e, em seguida, cada pessoa assina digitalmente, com toda a segurança do certificado digital”, completa a advogada Nathalia Bastos Gomes.

Quer saber mais sobre a assinatura eletrônica da DocuSign? Converse com o nosso time de vendas e teste a solução por 30 dias gratuitos aqui.

Publicados
Temas relacionados