A rede 5G já está sendo implementada em diversos países ao redor do mundo e, nos próximos anos, será uma realidade também no Brasil. E essa próxima geração de rede móvel traz benefícios para a população e os negócios.

Sempre falamos aqui sobre rapidez em processos e o quanto as coisas mudaram. Robôs, drones, vídeo chamas, aplicativos de entrega, Fintechs e tantas outras inovações que já fazem parte do cotidiano de todos. Isso exigiu que as empresas se adaptassem a essa nova realidade com a Transformação Digital.

Com o futuro do 5G, a internet será de 10 a 20 vezes mais rápida. Imagina um mundo em que, ao invés de esperar 3 segundos por um resultado de busca, ele aparecerá instantaneamente na sua tela.

Agora, imagine as outras coisas que podem acontecer, como mapeamento instantâneo de tráfego, buscas e salvamento de pessoas utilizando drones, carros autônomos com respostas imediatas, cirurgia remota, entre outras realidades que ainda só apareciam em filmes e histórias de ficção científica.

A próxima geração de rede de internet móvel já está planejada, por isso, empresas que não oferecerem serviços digitais, uma boa experiência de compra ou até inovações para seus clientes serão deixadas de lado.

Mesmo as companhias que já fizeram a Transformação Digital precisam fazer um checkup nos seus processos, com objetivo de aprimorá-los. Por exemplo, se você utiliza ferramentas digitais, mas ainda tem o papel no meio dos seus processos para assinatura de documentos, isso será um problema. Quando a empresa é digital, ela precisa ser 100%, se não, mesmo com as funcionalidades das ferramentas, as atividades ainda precisaram de tempo extra e gastos desnecessários.

Outra vantagem é todo o mercado que se tornará disponível, já que a rede será mais rápida. Ou seja, sua empresa precisa estar preparada para receber mais demandas de clientes.

Com tudo isso, podemos perceber que a palavra dominante no futuro será velocidade.

Portanto, sua empresa precisa se adequar o quanto antes à essa demanda. O primeiro passo é a Transformação Digital, claro, e para ela ter sucesso, o ponta pé inicial é deixar o papel para trás. Já fez isso? Maravilha.

O segundo passo é adotar uma alternativa ao papel, afinal, contratos precisam ser fechados, não é mesmo? Por isso, a assinatura eletrônica é tão importante! Ela faz parte do comecinho de uma transformação que é essencial para adaptação das empresas ao 5G e todas as inovações que virão com ele, inclusive, mais clientes.

Os benefícios de aplicar a assinatura eletrônica vão desde a adaptação à velocidade demandada pelos clientes e mercado, até melhorias de processos internos. Imagina com o 5G:

  • Contratos fechados cada vez mais rápido: a assinatura eletrônica permite uma finalização de um acordo com poucos toques do dedo no smartphone ou tablet, ou então, alguns cliques no computador/notebook. Com uma internet de 10 a 20 vezes mais rápidas, as respostas em relação a alterações no documento serão quase instantâneas.
  • Mais confiança na tecnologia: por ser digital e integrado entre sistemas, a probabilidade de falhas, erros humanos de digitação ou como quedas de sinal ou conectividade, irão acabar ou serão quase que nulas. Isso é importante porque garante que operações críticas sejam realizadas em tempo real, como a finalização de contratos digitais.
  • Qualquer hora e quase qualquer lugar: o 5G também proporcionará o conforto de conseguir usar a internet mesmo em lugares com muitos acessos. Isso garantirá que o documento que você precisa assinar esteja na palma da sua mão na hora certa, sem precisar se locomover. No trânsito, por exemplo, basta encostar o carro e finalizar o processo.
  • Energia: mas e se a bateria do meu aparelho acabar? O 5G também promete que você permaneça ligado por mais tempo, já que não usa tanto da capacidade do seu smartphone, gastando assim menos bateria.

Se ainda não deu o primeiro passo para se adaptar a essa nova realidade, você pode utilizar os 30 dias gratuitos de teste da assinatura eletrônica da DocuSign, aqui!

Caso queira conhecer outras ferramentas digitais do DocuSign Agreement Cloud, que podem agilizar e automatizar seus processos para essa nova realidade 5G, fale com a equipe de vendas DocuSign, aqui.