Diferença entre assinatura eletrônica e a assinatura do governo

Você sabia que existe a assinatura eletrônica gov.br? Essa ferramenta é disponibilizada pelo Governo Federal e pode ser utilizada para autenticar o acesso do cidadão a diversos serviços do governo. O objetivo é utilizar a assinatura eletrônica como forma de agilizar os serviços públicos digitais.

O portal de assinatura eletrônica do Governo Federal é gratuito e pode ser utilizado por quem tem uma conta nível prata ou ouro. Seu uso é simples, e o sistema pode ser integrado a outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Neste artigo vamos falar sobre essa ferramenta e suas aplicações. Continue lendo para descobrir como usar o gov.br para assinar documentos eletronicamente, qual é a diferença desse sistema para a solução DocuSign e como obter uma assinatura eletrônica.

Como usar o gov.br para assinatura digital?

Para usar a assinatura eletrônica gov.br você terá que obter uma conta nível prata ou ouro. Elas são gratuitas, mas têm uma validação diferente, como o reconhecimento facial. Depois, siga os próximos passos.

  1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica com o login do gov.br.
  2. Na tela de assinatura do documento, clique em “escolher arquivo” e selecione o arquivo.
  3. Clique no local do documento onde a assinatura deverá ser inserida e clique em “assinar digitalmente”.
  4. Na tela “provedores de assinatura”, escolha gov.br.
  5. Insira o código enviado para o seu celular e conclua o processo.
  6. O sistema será direcionado para a página onde você poderá baixar o documento. Escolha um local e faça o download.

Evite utilizar a função imprimir para baixar o documento, pois ela não inclui a assinatura eletrônica.

Assinatura do governo x Assinatura da DocuSign

O gov.br é uma plataforma composta pelo Portal de Assinaturas gov.br e  também pela interface de programação de aplicações (API) Serviços de Assinatura Eletrônica GOV.BR. O objetivo da criação dessa plataforma foi facilitar o acesso aos serviços públicos digitais utilizados pelos cidadãos brasileiros.

Como explicamos na introdução, os órgãos públicos de diferentes esferas podem fazer a integração da plataforma ao seu próprio sistema. Assim, disponibilizam a assinatura eletrônica gratuita, a fim de oferecer mais comodidade, segurança e agilidade para o cidadão.

Dessa forma, é possível reduzir a quantidade de atendimentos presenciais realizados com o único objetivo de colher a assinatura de documentos físicos. Com a solução, os serviços públicos passam pela transformação digital e reduzem a burocracia, além do tempo de espera para dar continuidade aos serviços acessados pelos cidadãos.

Desde 2021, a assinatura eletrônica gov.br está sendo implantada por diferentes órgãos. As Juntas Comerciais são um bom exemplo. Elas passaram a utilizar a ferramenta com o intuito de favorecer o processo de abertura ou de fechamento de empresas, assim como outros atos societários.

A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) também aderiu à assinatura eletrônica gov.br no sistema Real Infrator. O intuito foi dispensar a necessidade de preenchimento de formulários em papel e do reconhecimento de firma ao longo dos processos de infração.

Como você pode ver, a assinatura eletrônica gov.br foi desenvolvida para facilitar as transações e reduzir a burocracia dos serviços oferecidos pelo governo. Essa é a sua grande diferença em relação à solução de assinatura eletrônica da DocuSign.

A ferramenta da DocuSign é destinada para formalização de transações comerciais, de processos dos setores financeiros, do jurídico, de recursos humanos, entre outros. Empresas de todos os ramos podem recorrer ao serviço para fazer a assinatura de documentos digitais e promover a transformação dos seus processos internos.

Também para agilizar as negociações de contrato e favorecer o acesso e o compartilhamento de documentos que devem receber diferentes assinaturas, como os contratos com fornecedores, a contratação de serviços por pessoas físicas ou jurídicas, os contratos imobiliários, as negociações de compra e venda, entre muitos e muitos outros.

Portanto, enquanto a assinatura eletrônica gov.br reduz as burocracias dos serviços públicos, a solução da DocuSign otimiza as transações no meio comercial, facilitando a interação entre empresas e delas para com os clientes.

Como obter uma assinatura eletrônica?

Obter uma assinatura eletrônica é essencial para o seu negócio porque traz uma série de benefícios. Um deles é a redução de custos. A migração para os processos digitais traz agilidade para os processos administrativos. Também é possível economizar com a impressão de documentos e tudo o que se relaciona a ela.

Assim, otimizamos os processos internos, e isso leva ao melhor aproveitamento do salário-hora dos colaboradores, aumentando a produtividade da equipe e da empresa. Isso também gera eficiência e mais competitividade.

O seu negócio conseguirá fazer negociações com rapidez, favorecendo a relação com os fornecedores e os clientes. A rotina se tornará mais simples, precisa e eficiente, o que evita erros, gera credibilidade e aumenta a satisfação do público.

Vale ressaltar que as ferramentas DocuSign têm valor jurídico idêntico ao de uma assinatura manuscrita. Sem falar, é claro, da segurança envolvida com essa tecnologia.

A plataforma DocuSign, por exemplo, alia a validade jurídica do certificado digital da ICP-Brasil com recursos de proteção de dados, como criptografia de nível bancário, acesso por login/senha, backups programáveis e camadas adicionais de proteção.

Quer ter tudo isso em sua empresa? Para sair do universo analógico em direção a uma dinâmica digital na gestão de documentos, basta acessar a plataforma DocuSign e seguir os passos.

1. Faça o upload do documento

Importe o documento que deseja assinar. Ele pode estar armazenado localmente (Word, Excel, PDF) ou em nuvem, como nas plataformas como OneDrive e Google Drive.

2. Indique os nomes e os e-mails dos signatários

Adicione os nomes e os endereços dos signatários do documento. Se desejar, indique a ordem de assinatura.

3. Adicione os campos de assinatura e clique em “enviar”

Arraste e solte os campos de assinatura, adicionando, caso deseje, padrões personalizados para os signatários. Após colocar sua assinatura eletrônica importando a imagem ou assinando sobre o tablete, clique em “enviar”. Um link será enviado para cada interessado, a fim de que eles concluam o processo usando um computador ou celular.

Como escolher uma assinatura eletrônica segura?

Para os serviços públicos, você pode utilizar a assinatura eletrônica gov.br. Para outras transações, existem várias opções de ferramentas no mercado. É preciso ter atenção às especificações de cada produto para ter certeza da qualidade. Alguns não contam com interface amigável, sendo difícil de usar. Outros falham no quesito segurança.

Nesse caso, o ideal é escolher uma plataforma que trabalhe com criptografia de dados e disponibilize diferentes camadas de segurança. Também prefira fornecedores que ofereçam recursos como backups, para proteger os seus documentos contra perdas. Tudo isso é fundamental para que informações confidenciais estejam protegidas.

Escolher os melhores fornecedores é essencial para potencializar seus resultados e não precisar reimplantar a mesma tecnologia no futuro, gastando duas vezes com o mesmo produto. Para evitar esse problema, você pode escolher a DocuSign.

A solução DocuSign para otimizar sistemas de acordos, por exemplo, comporta dezenas de idiomas, permite fazer assinaturas pelo computador e por dispositivos móveis. Você também pode assinar off-line, e a interface é intuitiva e repleta de recursos.

A assinatura eletrônica gov.br facilita o dia a dia das pessoas que utilizam os serviços públicos digitais. Mas para outras transações e negociações, é preciso procurar uma ferramenta voltada para esse fim, como a assinatura eletrônica DocuSign. Com ela, você terá uma série de recursos adicionais, incluindo uma camada extra de segurança para manter o sigilo das suas negociações e dados.

Sabia que você pode experimentar as soluções DocuSign gratuitamente? Acesse o site para fazer um teste por 30 dias e conhecer os recursos oferecidos!

Faça o seu teste agora!

Conheça a plataforma de assinatura eletrônica #1 no mundo
Publicados