O software moderno de contrato de vendas se adapta à estratégia da sua empresa?

Para agregar valor à sua organização, a tecnologia deve contribuir para as metas, objetivos e iniciativas mais amplas da empresa. Se não houver um alinhamento claro, você estará nadando contra a corrente para impulsionar a adoção e a implementação não será bem-sucedida.

Se você está considerando uma solução para agilizar o trabalho do contrato de vendas, analise como isso afetará as metas atuais para sua linha de negócios específica e para a empresa em geral.

Metas da empresa que podem ser impactadas positivamente pelo software de contrato de vendas

Sua empresa provavelmente tem um conjunto de metas estratégicas. Aqui estão alguns exemplos comuns de iniciativas mais amplas que podem ser apoiadas pelo investimento no software de elaboração de contratos:

  • Melhorar as experiências de clientes, funcionários, fornecedores e parceiros: Em um estudo da Forrester, 79% das empresas afirmaram que melhorar a experiência do cliente foi uma prioridade alta ou crítica. Muitas estão usando tecnologia de elaboração de contratos para atingir essa meta, automatizando a criação, negociação, assinatura, armazenamento e entrega de documentos comerciais importantes. Um processo digital fornece a todas as partes envolvidas acesso rápido a contratos profissionais, dando a capacidade de interagir em qualquer dispositivo a qualquer momento. Essa experiência é muito superior às transações de tinta e papel ou uma mistura de copiar/colar texto manualmente. Também é esperado de funcionários, clientes, fornecedores e parceiros hoje.
  • Aumentar a receita: As soluções de elaboração de contratos podem impactar diretamente as metas de receita, fechando negócios e confirmando a receita com mais rapidez. Um estudo da IACCM descobriu que as empresas podem aumentar a receita em mais de 9% com um gerenciamento de contrato mais eficiente. Quando os contratos são assinados rapidamente, os clientes têm menos tempo para repensar a decisão de compra e você já pode começar a entregar valor.
  • Aumentar a produtividade: Os funcionários sempre têm muito o que fazer e não há tempo suficiente para fazer tudo. Ao reduzir o tempo necessário para concluir um contrato, a tecnologia pode liberar os funcionários para dedicar mais tempo às atividades estratégicas que fazem a empresa avançar.
  • Liderar uma transformação digital: Muitas organizações estão usando a transformação digital para modernizar a forma de fazer negócios. A tecnologia de elaboração de contratos é crítica para muitos processos de negócios, por isso é uma parte central dessa evolução. Ele pode agilizar os fluxos de trabalho em toda a organização, como vendas, integração de funcionários, gerenciamento de fornecedores e muito mais. 

Todas as empresas desejam essas vantagens, mas a maioria se concentra em alcançar uma ou duas prioridades por vez. Se a sua organização atualmente tem planos para melhorar uma dessas áreas, a tecnologia de elaboração de contratos pode ser uma ótima maneira de atingir essa meta e, ao mesmo tempo, estabelecer bases sólidas para benefícios futuros.

Se sua empresa está atualmente focada em questões que não exigem ferramentas melhores de contrato (ou seja, crescimento de funcionários, mudanças estruturais internas, diversificação de produtos), então não há problema em colocar essa discussão até você passar para novas metas.

Quando as metas da empresa são adequadas ou inadequadas ao software do contrato

A Flexential tem como foco fornecer ótimas soluções de infraestrutura de TI, otimizando os aplicativos críticos dos clientes e construindo relacionamentos sólidos com os clientes. Recentemente, a empresa precisou integrar várias aquisições. Modernizar e centralizar o processo de cotação de vendas de forma alinhada às metas de relacionamento e integração da empresa. Os líderes da empresa descobriram que o processo de vendas não estava gerando experiências positivas, então lançaram uma solução de gerenciamento do ciclo de vida do contrato (CLM) e a integraram ao seu software de configuração, preço e cotação (CPQ). Agora a Flexential tem uma solução completa de elaboração de contratos e o processo de vendas é centralizado, acessível e transparente.

Os resultados foram impressionantes: O ciclo de vendas é 25% mais rápido, os funcionários são mais produtivos porque estão fazendo 75% menos transações manuais e não houve nenhum erro de documento. 

Por outro lado, uma empresa Fortune 500 com foco no desenvolvimento de novos produtos e passando por uma grande reorganização não verá tanto o impacto da tecnologia de elaboração de contratos nessas metas. Isso poderia dar suporte à melhoria da produtividade e ao impulsionamento da inovação, mas a revisão dos processos de elaboração de contratos não é uma prioridade, considerando o foco da empresa em desenvolvimento de produtos e estrutura organizacional.

Para esta empresa, ainda é importante fazer as perguntas relevantes sobre seu processo de elaboração de contratos. As respostas podem sugerir que a coisa certa a fazer é esperar até que algumas outras metas sejam alcançadas. Ainda é benéfico alinhar os processos de elaboração de contratos à estratégia mais ampla da empresa. Se essa tecnologia for avaliada agora, será mais fácil dedicar recursos para uma atualização posterior.

A importância do alinhamento

As ferramentas de elaboração de contratos podem trazer benefícios significativos para qualquer organização, mas esses benefícios só se materializarão se a tecnologia estiver alinhada às metas gerais da empresa. Com base nas tendências atuais, inclusive a mudança para o trabalho remoto, muitas empresas têm metas que se concentram na experiência, transformação e crescimento. O software de elaboração de contratos pode desempenhar um papel crítico para atingir as metas em toda a organização. 

Esta é a segunda parte de uma série de cinco partes para ajudar a determinar se você deve implantar uma solução de contratos/elaboração de contratos. Ele aborda questões que você deve considerar antes de entrar em contato com um fornecedor para garantir que sua empresa obtenha o valor máximo da implementação.

Publicados
Temas relacionados