O que esperar das novas tecnologias no setor financeiro?

Hoje em dia, é impossível imaginar que já passamos horas e horas em filas intermináveis no banco para realizar um único pagamento. Não só isso, saíamos de casa para checar o extrato ou até para realizar um investimento.

Claro que ainda é possível fazer muitas dessas coisas, mas temos que admitir que é cada vez mais comum o uso da tecnologia no setor financeiro. De forma que muitas dessas operações não só são feitas em um celular, como a tendência é de que outras inovações apareçam e mudem totalmente o jeito que lidamos com o nosso dinheiro.

Para falar do que já está aí e o que está por vir, vamos apresentar algumas das novas tecnologias do setor financeiro. Confira!

O que já foi incorporado ao setor financeiro?

Quando pensamos em setor financeiro e tecnologia, é impossível não falar das iniciativas para modernizar a área bancária. Até porque, são mudanças muito perceptíveis, principalmente para o público em geral.

Agora, as pessoas podem acessar suas contas, fazer transferências em minutos com tecnologias como o PIX, realizar investimentos, seguros e muitas outras possibilidades em apenas um lugar: o celular. Esse aparelho virou um aliado potente para a transformação digital desses processos. Basicamente, se você tem um smartphone, há algum aplicativo financeiro instalado.

Além disso, os bancos agora têm um fluxo de informações muito maior de seus clientes. Muitos dados são coletados e processados em questão de minutos. Isso fornece materiais importantes sobre o comportamento e também ajuda as instituições a oferecerem produtos que realmente sejam relevantes para os seus clientes.

O que esperar das novas tecnologias no setor financeiro?

Com a chegada das fintechs, empresas que combinam finanças e tecnologia, muitas das instituições tradicionais viram que era hora de se preparar para competir com essa tendência.

De acordo com a PwC, em até cinco anos, 82% delas pensam em fazer parcerias com as fintechs. Mas o que a tecnologia pode oferecer para o setor financeiro? A seguir separamos algumas das novidades que prometem mudar a área. Confira!

Soluções em nuvem

O conceito de nuvem não é algo novo. Na verdade, há mais de dez anos que esse tipo de armazenamento é utilizado pelos mais diversos setores. No entanto, nos últimos anos, a nuvem tornou-se algo maior, não só um espaço para poder guardar arquivos, mas, também, para produzir e gerenciar documentos.

Pense na possibilidade de criar um gráfico ou analisar uma planilha, adicionando componentes, fazendo fórmulas tudo de forma online. Da mesma maneira, conseguir tornar seus documentos colaborativos e cada membro da equipe poder editá-los à distância. Atualmente, as soluções em nuvem conseguem proporcionar todo desempenho de um desktop.

Análise de dados

É impossível falar sobre inovação não só para o setor financeiro, mas também para os processos empresariais, sem mencionar o gerenciamento de dados. Soluções como Big Data e Analytics não só revolucionaram o tratamento de informações, mas proporcionaram ao mercado uma nova forma de chegar aos clientes.

Isso porque, essas ferramentas possibilitam uma alta capacidade de coleta, análise e processamento de inúmeras informações. Elas garantem que os gestores financeiros tenham insights, possam prever os movimentos do mercado, antecipem estratégias e até desenvolvam perfis de consumidores mais fiéis. Agora, em poucos minutos as instituições financeiras têm dados sobre o comportamento, histórico social e de navegação dos seus usuários.

IA e Machine Learning

Como uma grande promessa para os próximos anos, a IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning serão tecnologias que mudarão para sempre a forma como lidamos com a automação. Isto porque, elas vão além da programação de funções, elas conferem às máquinas a possibilidade de “raciocinar” por conta própria, inclusive, com a capacidade de aprender continuamente.

Mais do que lidar com diversos dados financeiros e processá-los, é preciso que alguém faça análises profundas. Neste ponto, essas tecnologias serão fundamentais para filtrar, avaliar e definir o que realmente é importante para tomadas de decisão.

Multicloud

Essa é uma tecnologia que tem ligação direta com as possibilidades da solução em nuvem, no entanto, ela vai um pouco além. Na multicloud o ambiente financeiro não fica preso apenas aos seus provedores na nuvem. As empresas têm acesso a diversos provedores com essa tecnologia.

Isso significa ter acesso a diversos serviços de diferentes fornecedores e escolher apenas os ideais para o seu objetivo.

Como o uso da assinatura eletrônica impacta o setor financeiro?

Entre as novidades do avanço tecnológico para o setor financeiro, encontramos a assinatura eletrônica. Um divisor, pois atinge justamente uma parte importante desse mercado que é a validação de documentos. Se antigamente, era preciso enviar contratos físicos e esperar dias para recebê-los de volta, agora isso mudou.

A verdade é que a assinatura eletrônica tornou-se uma parte importante da estratégia de digitalização das empresas. Ela representa a modernização e também a eliminação crescente da burocracia e de processos no papel. Também, garante mais agilidade e segurança, tornando-se fundamental para diferentes momentos seja para contratos ou validação de outros documentos.

Um exemplo de como essa tecnologia é para serviços financeiros: é a abertura de conta de bancos digitais. Em muitos deles, para abrir uma conta, basta baixar o app e solicitar a abertura. Além de informar seus documentos, você também precisa assinar a confirmação. Esse processo é todo feito pela tela do celular, sem necessidade alguma de ir à filial comprovar qualquer coisa.

Ao longo deste texto, você viu como a tecnologia no setor financeiro está cada vez mais presente na área. Desde Big Data, até as soluções em cloud, passando pelo uso da inteligência artificial, machine learning e a assinatura eletrônica. Vemos como muitas dessas tecnologias ajudarão a tornar esse setor cada vez mais pronto para o futuro, trazendo eficiência e agilidade em seus processos.

Caso a sua empresa queira fazer parte dessa revolução tecnológica e ainda não tem um sistema de assinaturas eletrônicas, entre em contato agora com a DocuSign!

Publicados
Temas relacionados