Na era da informação e da digitalização dos serviços, cada vez mais as empresas se distanciam dos antigos expedientes manuais lentos e burocráticos, que tornavam as atividades menos eficientes e muito mais complexas.

No cenário comercial, por exemplo, soluções como o SAP Ariba estão revolucionando a maneira como os negócios administram suas cadeias de suprimentos, tornando-as muito mais fluidas, simplificadas e organizadas.

De maneira prática, o que a ferramenta SAP Ariba faz é modernizar todos os processos envolvidos na gestão da cadeia de suprimentos, centralizando as informações mais estratégicas para o trabalho no setor de procurament e, mais do que isso, fortalecendo a relação da empresa com os seus fornecedores e clientes.

Quer saber como tudo isso é possível? Preparamos um post completo para mostrar todos os diferenciais do SAP Ariba, suas funcionalidades e como essa solução pode transformar o cenário interno de um negócio. Acompanhe!

O que é o SAP Ariba, afinal?

De maneira simples e direta, SAP Ariba nada mais é do que uma solução tecnológica — um conjunto de sistemas — que tem como principal finalidade a automatização dos processos envolvidos na manutenção e gestão da cadeia de suprimentos de empresas.

A noção principal dessa ferramenta é disponibilizar uma suíte inteligente, na qual profissionais de procurament podem reforçar suas atividades por meio de inovação tecnológica, utilização estratégica dos dados e integração dos processos de compra do negócio.

Em outras palavras, o SAP Ariba é o recurso que possibilita às empresas ter uma visão mais holística das suas relações comerciais, sobretudo em relação aos contratos com fornecedores, otimizando as compras ao mesmo tempo em que concilia os interesses de fornecedores e compradores.

Vale lembrar, ainda, que a solução em questão vai além do simples controle de despesas. Ela cria uma base informativa sólida sobre as transações realizadas com fornecedores, históricos de relacionamento, além de estabelecer um ambiente colaborativo onde compradores e vendedores podem atuar em busca das melhores oportunidades de negócio.

Quais as suas funcionalidades?

A SAP Ariba oferece uma série de funcionalidades e utilidades que estão mudando o panorama dos processos de compra das empresas. Com foco na virtualização das interações entre compradores e fornecedores, o serviço tem se mostrado uma solução altamente eficiente para negócios dos mais variados perfis, especialmente aqueles que atuam em diferentes localidades e estão sujeitos a regulamentações e regras de compliance distintas.

Nesse sentido, algumas funcionalidades da ferramenta se destacam e merecem ser mencionadas. Vejamos algumas delas.

Integração com base na nuvem

A partir de suas aplicações baseadas na nuvem e em uma vasta rede de negócios, a SAP Ariba disponibiliza uma plataforma integrada e uma interface de fácil manuseio que possibilita às empresas gerenciar tudo sobre clientes, parceiros e fornecedores de negócios e colaborar com os processos essenciais para suas atividades, como compras e finanças, vendas e até marketing.

O diferencial dessa funcionalidade é tamanho que grandes empresas da América Latina já estão empregando essas soluções para transformar suas operações. A exemplo do laboratório farmacêutico Aché, que escolheu a SAP Ariba para elevar a eficiência dos seus custos.

Controle de gastos

Com a ferramenta SAP Ariba Buying and Invoice é possível estabelecer um padrão de todas as ofertas de um software de procurament. Essa solução pode ajudar a empresa a agilizar os processos e os gastos globais com ferramentas flexíveis de gestão e visibilidade, o que simplifica — e muito — o comércio.

Por que uma empresa deve adotar o SAP Ariba?

Há muitos fatores que justificam a adoção da ferramnta em uma empresa. Além da modernização dos processos de compra e gestão mais inteligente dos dados e informações oriundos desses expedientes, podemos citar ainda os motivos a seguir.

Desburocratização

A centralização das informações somada a plataformas amigáveis torna o trabalho do setor de compras da empresa muito mais simples e produtivo. Isso ocorre por que há uma desburocratização dos processos, especialmente em razão da substituição de atividades manuais e lentas por alternativas informatizadas e baseadas em softwares.

Reforço ao compliance

Outro ponto que justifica a adoção da SAP Ariba é o reforço no quesito compliance. Esse é um tema que está extremamente em evidência no mercado empresarial moderno, em razão dos grandes impactos negativos que a não preocupação com as normas e regulamentações pode trazer para um empreendimento.

Como A SAP Ariba promove uma padronização na gestão da cadeia de suprimentos do negócio e cria um ambiente rígido de atuação de fornecedores e compradores, controlar o compliance da empresa se torna algo muito mais simplificado e preciso.

Isso não seria possível, ou pelo menos não seria tão simples, caso uma empresa gerisse suas compras de maneira individual, com cada fornecedor e em cada localidade onde atua. Quando se opera em diferentes países, atender aos regramentos se torna uma tarefa altamente burocrática, que acaba por ensejar erros e riscos à imagem da empresa. No entanto, com a SAP Ariba isso não ocorre.

Redução de custos

A redução dos custos é, também, um dos grandes pontos a ser considerado pelas empresas na hora de decidir pela adoção do SAP Ariba. O fato é que a sofisticação do software, que por si só elimina uma grande quantidade de processos pouco produtivos, já é uma fator positivo no que se refere aos custos operacionais.

Contudo, indo mais além, é preciso considerar que o SAP Ariba permite às empresas trabalhar com a maior rede de compradores e fornecedores do mundo. Esse fato viabiliza negócios muito mais atrativos, além de fortalecer as relações com parceiros, otimizando o potencial de negociação.

Quais os benefícios da sua integração com o DocuSign?

Por último, é oportuno mencionarmos também a capacidade que o SAP Ariba tem de se integrar à ferramenta DocuSing.

integração entre essas duas soluções tem o condão de tornar as tarefas relacionadas às compras e aos contratos que delas se originam muito mais organizadas.

Com o DocuSign no Ariba, é possível manter documentos em formato digital enviando-os para assinatura dentro da própria interface de contratos do Ariba, poupando trabalho e otimizando a rotina da empresa.

Além disso, o DocuSign também apresenta vantagens, como:

  • redução de custos em razão da não utilização de papel, impressões, fax, motoboy ou qualquer outro meio físico de envio de documentação na efetivação de contratos;
  • maior acessibilidade aos documentos, já que a plataforma os gerencia de maneira mais eficiente do que arquivos físicos;
  • reduz os riscos de falhas no compliance da empresa a partir do momento que a base digital dos documentos otimiza os processos de auditoria, facilitando o acesso e o armazenamento dos documentos.

Como vimos, o SAP Ariba oferece um diferencial competitivo valioso para as empresas que o adotam. As funcionalidades desse sistema não só modernizam os processos de compra, mas também as colocam em conformidade com os mais modernos padrões do mercado, que hoje demanda a adoção da DTM (Digital Transaction Management).

Então, gostou deste post? Quer seguir se informando mais sobre os negócios digitais? Então, baixe o e-book Gestão de transações digitais: o novo passo adiante para os negócios digitais!

(Visited 3 times, 1 visits today)

Tags