O que é economia digital e como ela vem crescendo a cada dia?

A digitalização de processos já é irreversível. Meios de pagamento, assinatura eletrônica, telemedicina, os exemplos são muitos. Toda uma gama de empresas, carreiras, produtos e serviços está surgindo para suprir tal demanda. Esse novo cenário ganha o nome de economia digital.

Se você ou seu negócio ainda não estão preparados para essa nova cultura, precisam se adaptar com urgência. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o assunto. Venha conosco nessa jornada de aprendizado e chegue em novas maneiras de atuar no mercado. Não perca tempo!

O que é economia digital?

Totalmente baseada em tecnologia, a economia digital trata-se da transferência do ambiente de negócios para esse meio ou a execução de atividades dessa forma. Mais especificamente, pode ser explicado como o uso de internet, plataformas, sistemas, aplicativos, dispositivos ou outras tecnologias da informação para a realização das tarefas que compõem os processos de negócio.

Ela pode ser aplicada na prestação de serviços, varejo, indústria e, até mesmo, ao setor agropecuário. Desde e-commerces, bancos digitais, plataformas de serviço freelancers, Indústria 4.0, aplicativos de delivery ou de caronas, até automatização de ações são alguns dos exemplos práticos da digitalização econômica. Além disso, estar em contato com inteligência artificial e drones ou usar bitcoins também é algo comum na economia digital.

Como a economia digital vem crescendo?

Os consumidores estão cada vez mais conectados em busca de soluções ágeis, cômodas e confiáveis para os serviços essenciais que precisam no dia a dia. A fim de responder a isso, as empresas estão realizando uma transformação digital em seus processos, implementando ferramentas e meios tecnológicos em suas atividades.

Enquanto torna os negócios mais competitivos, o uso de inovações também faz que as operações em empresas sejam ainda mais eficazes. Isso ocorre devido à diminuição e automatização de tarefas, bem como pela redução de tempo que a tecnologia leva para realizar ações em comparação com sua execução manual.

Diante desse cenário, tornou-se fundamental oferecer canais para atender às necessidades dos clientes e utilizar as soluções de TI para obter uma gestão mais otimizada. O objetivo é gerar crescimento de negócios nesse modelo e levar empresas tradicionais a se adaptar a ele.

Por que se adaptar à economia digital?

A economia digital não é só uma opção de trabalho ou uma maneira de garantir vantagem competitiva, trata-se também de uma tendência entre os clientes. Os consumidores percebem mais benefícios em interagir com as empresas dessa forma, pois recebem respostas mais completas e obtêm mais agilidade na execução de tarefas. Por isso, buscam por esse modelo.

Dessa maneira, investir na digitalização de processos é o próximo passo para as empresas. Mais do que isso, representa uma garantia de sobrevivência no mercado. Ou seja, essa adaptação precisa ser feita por quem quer atrair e manter seus clientes.

Como os negócios que atuam de modo presencial também podem aproveitar essa tendência?

Seja pela necessidade iminente de se adaptar à economia digital ou tendo em vista a oportunidade que ela representa, o momento para aproveitar essa tendência é agora. Veja como!

Foque em facilitar

Como estar disponível em qualquer lugar e a qualquer hora para o cliente? Quais tarefas podem ser automatizadas ou eliminadas? Os meios digitais são a resposta. Portanto, focar em soluções online para o seu negócio representa facilitar a vida do seu público. Isso ainda gera otimização dos seus processos, sendo uma vantagem competitiva e financeira, assim como também auxilia sua equipe.

Aposte no home office

A economia digital proporciona um novo modelo de trabalho. O home office e a flexibilização de horário são soluções práticas para as questões relacionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Quando implementadas da forma adequada, essas soluções não afetam negativamente a produtividade do colaborador e os resultados das empresas, sendo um grande diferencial para atrair talentos.

Não ignore a experiência do cliente e o marketing digital

O modo mais comum de visualizarmos a digitalização no cotidiano dos negócios é pelas novas formas como as marcas estão se relacionando com clientes. Sendo esse relacionamento algo extremamente valorizado pelos consumidores.

Os principais canais de marketing e vendas já estão nesse meio. Por isso, investir em soluções voltadas a criar um contato orgânico, quer seja na loja virtual ou site, quer seja nas mídias sociais, é muito importante. Pense em como essa experiência deve ser para o público e invista nela.

Use um ERP

Entre as inovações tecnológicas voltadas ao mundo dos negócios, o ERP (Enterprise Resource Planning) é aquela que está disponível há mais tempo. Porém, existe ainda quem não a utilize. Esse sistema de gestão integra e controla, de ponta a ponta, toda a empresa. Podendo ser considerado o primeiro passo para digitalizar a operação interna.

Automatize atividades

Quando um processo é criado, algumas atividades são naturalmente a próxima etapa de outras. Por exemplo, a atualização do estoque depois que o produto chega ao setor e é conferido. Nada melhor do que eliminar a necessidade de um comando para isso ocorrer. A automatização elimina ações desnecessárias em um conjunto de passos lógicos.

Digitalize processos

É bem mais fácil achar uma informação por meio de uma busca eletrônica do que procurar de modo manual. Basicamente, a tecnologia aplicada ao processo gerencial tem esse tipo de vantagem. Como tudo é feito no meio digital, a execução é mais rápida, com menos falhas. Além disso, as atividades demoradas e repetitivas são feitas pelo sistema.

Seja mobile

Estar disponível em todo o lugar e a qualquer hora requer adaptações. O uso de serviços de resposta automática no atendimento e o cuidado com a navegabilidade do seu e-commerce são alguns exemplos. Sobretudo, ao considerar o número de potenciais clientes que usam celulares e tablets para consumir ou que preferem ser atendidos fora do horário comercial.

Já para a gestão dos processos internos do negócio, colocar sistemas e arquivos em nuvem é a melhor ideia. Colaboradores e gestores podem acessar esses dados sem estar na empresa, o que permite que resolvam urgências de maneira ágil, sem barreiras.

Assine documentos eletronicamente

A segurança jurídica ainda faz com que muitos empreendimentos finalizem suas negociações eletrônicas no meio físico, devido à necessidade de assinaturas. No entanto, só o tempo e os custos para apenas coletá-las são altos e não são compatíveis com o mercado atual. Nele, a agilidade e a competitividade são medidas em segundos e centavos. Por isso, plataformas de assinatura eletrônica ou digital de documentos estão disponíveis para resolver essa questão.

A economia digital já é uma realidade e seu crescimento vai muito mais longe. A tendência é que os negócios que não estão adaptados a esse cenário vão perder clientes. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e recupere o tempo perdido.

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