O que é acurácia? Entenda o conceito!

Com a transformação digital, a tecnologia sempre vem acompanhada de termos específicos relacionados a esse ecossistema. Um que tem sido bastante aplicado, principalmente em sistemas antifraude, é o que se refere à acurácia.

Muitas vezes essa palavra é utilizada de maneira equivocada, como sinônimo de eficiência e precisão. Devido à relevância desse conceito e à possibilidade de ser utilizado na avaliação em diferentes contextos, elaboramos este artigo para explicar o correto significado de acurácia, sua finalidade e importância. Além disso, mostramos por que as empresas devem atentar para a acuracidade e como aplicá-la. Boa leitura!

O que é acurácia?

Acurácia é a palavra utilizada para definir o nível de exatidão dos resultados obtidos em diversos processos. Com o avanço da área tecnológica, esse termo tem se tornado cada vez mais importante.

Originado da palavra inglesa “accuracy”, esse termo começou a ser utilizado no Brasil nas áreas de Matemática e Física, para identificar a proximidade de um resultado experimental com o seu real valor, relacionando o nível de acurácia à autenticidade.

Dessa forma, o termo estabelece o grau de exatidão, ou seja, é uma medida que quantifica o nível de acerto entre o valor desejado (ideal) e o valor real ou medido.

Qual é a finalidade da acurácia?

A principal finalidade da acurácia é, justamente, identificar o grau de proximidade em determinada medição ou em algum resultado apresentado por um instrumento de métrica. Assim, ela pode ser utilizada como verificação do nível de exatidão em diferentes processos e sistemas tecnológicos, podendo variar de 0% a 100%, conforme mostramos a seguir.

Nível entre 0% e 30%

Em geral, os níveis de acurácia entre 0% e 30% são considerados baixos, indicando que há pouca certeza de que os resultados obtidos correspondem aos valores reais.

Principalmente no contexto de validações de identidade, isso significa riscos muito elevados para a sua empresa. É imprescindível evitar soluções com níveis tão mínimos de acurácia.

Nível entre 30% e 90%

Os níveis de acurácia que ficam entre 30% e 90% são considerados médios e representam riscos moderados em relação a resultados não condizentes com os valores reais.

Dependendo da informação a ser validada e do nível de risco que um erro ou equívoco representa para a sua organização, as soluções com esse nível ainda podem ser adotadas.

Nível de acurácia entre 90% e 100%

Esses níveis correspondem a resultados de alta precisão e baixo risco. Esse é o intervalo de acurácia que você deve dar preferência ao escolher uma solução tecnológica.

Esses níveis devem ser requeridos principalmente em validações cujos riscos resultantes de um engano são mais significativos, conforme as regras do seu negócio, como no processo de validação da identidade do usuário, quando altos níveis são cruciais.

A partir de um nível de 90% de acurácia, os resultados podem ser considerados aprovados, pois estão menos sujeitos a variações em relação à referência real.

Como aplicar a acurácia?

A aplicação da acurácia nas empresas depende muito do processo que se pretende avaliar. Ela deve ser aplicada considerando as necessidades distintas, pois, em alguns casos, o percentual de exatidão precisa ser maior.

Exemplo disso é a necessidade de aplicar métricas na gestão de contratos da empresa, já que esse é um instrumento essencial para verificar o cumprimento das obrigações acordadas entre as partes. Nesse caso, é possível monitorar minuciosamente todo o ciclo de vida desse instrumento jurídico, desde a sua criação até o encerramento do vínculo contratual.

Em outras situações, os níveis médios podem ser aceitáveis. Quando se pretende aplicar a acurácia, é muito importante individualizar os negócios e considerar as particularidades de cada empresa e seus processos.

Acurácia para apurar a eficiência do sistema de segurança

A acurácia também pode servir como métrica para apurar a eficiência de um sistema de segurança de compras online, para se obter um índice de performance do sistema.

Isso significa que ela pode ser utilizada para identificar quantas vezes a ferramenta conseguiu classificar uma compra como fraudulenta corretamente. Para tanto, deve ser considerado o número de tentativas de fraude identificadas e confrontar tais acertos com a expectativa do pessoal técnico de programação.

Essa métrica também pode ser aplicada para identificar o chargeback, a fim de verificar se o seu sistema é eficiente a ponto de conseguir coibir esse tipo de prática. Nesses casos, quanto maior for esse indicador, mais acurado ele será.

Qual é a importância desse conceito para as empresas?

Poder contar com altos índices de exatidão em resultados de qualquer tipo de experiência é essencial. Mais importante ainda é quando se trata de tecnologia que precisa garantir segurança de dados em documentos eletrônicos. Nesse caso, é preciso contar com um nível altíssimo de acurácia, a fim de garantir a proteção dos usuários do sistema e o controle de eventuais ações criminosas.

Dessa forma, é possível se certificar que os métodos utilizados para os processos apresentam resultados satisfatórios e que a aplicação da tecnologia é realizada corretamente. Assim, podemos medir a qualidade e a especificidade de um sistema.

Um exemplo de alta acurácia em documentos é a solução de assinatura eletrônica DocuSign eSignature. Trata-se de um sistema seguro e em conformidade, pois é uma plataforma que permite atender a alguns dos requisitos mais rigorosos de privacidade, segurança e residência de dados.

Por que as empresas devem se atentar à acurácia?

Como já comentamos, a acurácia é uma medida que pode ser utilizada para auxiliar diversos tipos de processos e métricas já adotados no seu negócio. Isso permite aumentar a capacidade dos seus sistemas para identificar e coibir fraudes, além de obter a indicação do nível de eficiência.

Quando utilizamos soluções automatizadas para verificar a identidade e documentos digitais, por exemplo, é necessário poder confiar nos resultados, já que eles são a base para a decisão de aprovar ou não um cliente, fornecedor, colaborador ou parceiro de negócio.

Nesses casos, para decidir se a pessoa se encaixa nas regras de validação estabelecidas pela sua empresa, é essencial contar com altos níveis de acurácia. Só assim você consegue garantir a confiabilidade dos resultados e aproveitar todas as vantagens da automação e das tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, entender o que é acurácia e saber como aplicá-la é fundamental para avaliar a qualidade das soluções automatizadas e manter os negócios bem longe de riscos. As soluções Agreement Cloud da DocuSign oferecem a assinatura eletrônica com altos níveis de acurácia, proporcionando a melhor maneira de assinar contratos eletronicamente em qualquer dispositivo, lugar e momento.

Quer ter um nível elevado de acurácia nos seus contratos eletrônicos? Faça um teste conosco e experimente a DocuSign gratuitamente por 30 dias!

Publicados
Temas relacionados