Sua empresa pode se dar ao luxo de parecer antiquada? Você é capaz de arriscar as relações que criou com seus clientes por causa de papel? As últimas pesquisas da DocuSign no Brasil sugerem que não.

As descobertas de nosso último estudo de mercado Brasileiro, Transformação Digital: O que seus clientes esperam? mostra que a corrida para digitalizar processos já começou, e a chave para estar no pelotão da frente é simplesmente não ficar preso na linha de largada.

Entrevistamos mais de 100 grandes empresas e mais 1000 consumidores para saber suas expectativas e atitudes a respeito da disputa entre processos em papel e processos digitais. Esmagadores 97% dos envolvidos disseram que a digitalização das transações é uma prioridade – para metade dos entrevistados, inclusive, é a prioridade número um.

Os três principais motivos para as empresas digitalizarem seus processos e fluxos estão relacionados à experiência do consumidor, seja para os prospects ou para os que já têm tempo de casa. As maiores áreas que estes grandes negócios tentam aperfeiçoar através da digitalização são:

  • Satisfação/experiência do consumidor (47%)
  • Conversão de novos leads de negócio (46%)
  • Administração do relacionamento com o consumidor (43%)

E faz todo o sentido. Afinal, os clientes estão à frente da curva quando o assunto é transformação digital. Eles já esperam que todas as empresas sejam capazes de oferecer soluções mais práticas, ágeis e seguras para seus problemas, seja com um app para gerenciar a conta corrente, um formulário online que garanta a segurança de algum conteúdo ou um site para reservar um hotel nas férias. Hoje em dia, esse tipo de expectativa também reflete em outros tipos de transações. Tanto é que se um cliente – seja B2B ou B2C – se depara com uma transação totalmente dependente de papel, é automático e inconsciente que ele a considere lenta, desgastante e insegura logo de cara.

Como bem apontou a pesquisa, o mercado ultrapassou um ponto crucial do caminho: mais da metade dos consumidores (83%) já preferem fazer transações digitalmente ao invés de usar papel. Portanto, se você ainda só oferece papel enquanto seu concorrente já é totalmente digital, você vai ficar para trás.

No mais, 86% dos consumidores esperam que as grandes empresas ofereçam métodos digitais de assinatura, aceitação de termos e compras. Ou seja, se você não estiver de acordo com isso, sua empresa pode ficar parecendo realmente antiquada, e tanto sua marca quanto seu bolso podem sofrer.

 Papel é antiquado

Companhias que ainda não entraram na era digital se tornam retardatárias na corrida com a concorrência, afetando sua reputação e valor. De acordo com a pesquisa, quando uma companhia exige que um cliente preencha um formulário físico em papel, 56% das pessoas veem este processo como antiquado. Ao questionarmos o motivo desta preocupação as respostas foram:

  • Perda de dados sensíveis
  • Perda futura de documentos importantes
  • Compartilhamento de dados sensíveis
  • Falta de backup/cópia digital do documento
  • Atraso na obtenção do resultado desejado
  • Impacto ambiental no desperdício de tanto papel

As grandes empresas já estão cientes deste problema. 83% delas já entendem e concordam que implementar a possibilidade de fazer negócio digitalmente é uma iniciativa prioritária.

Quem comanda essa mudança?

Pois bem, a pesquisa revela uma sugestão interessante: Mais da metade (53%) dos “tomadores de decisão” das empresas implantaram projetos digitais sem consultar o departamento de TI. Cada vez mais, estes departamentos estão puxando (e devem puxar!) a responsabilidade de fazer uma transformação digital dentro de suas empresas, com as ferramentas necessárias se tornando mais acessíveis, esse retrato só tende a crescer.

Vencendo a corrida digital

As entrevistas confirmaram que as grandes empresas australianas estão no páreo desta grande corrida digital. Para saber mais sobre elas e também colocar sua empresa perto da linha de chegada, baixe a pesquisa completa: Transformação Digital: O que seus clientes esperam?

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