O Impacto da Transformação Digital nas Instituições de Ensino

 

Transformação Digital para instituições de ensino

IoT, Carros Autônomos, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data, Computação em Nuvem, Computação Cognitiva... Estes são apenas alguns exemplos de termos que tem presença garantida no dia a dia das pessoas que estão antenadas com as novidades que a tecnologia está nos proporcionando. Mas isso é Transformação Digital?

Dentre as várias definições que podem ser encontradas na Internet, nenhuma delas irá fugir muito de que trata-se de um processo de aprimoramento aplicado a uma determinada situação, suportado pela tecnologia, para melhorar resultados. Pergunte aos seus amigos e familiares se dentro das empresas deles existe algum projeto de Transformação Digital. Na maioria esmagadora das vezes, a resposta será: sim.Mas a pergunta correta não é esta. O que realmente importa é: Quais resultados estão sendo alcançados nos projetos de Transformação Digital da sua empresa?

As instituições de ensino têm motivos de sobra para surfar a onda. Nas últimas décadas a disputa por alunos ficou cada vez mais acirrada entre as instituições e a recente falta de crédito agravou ainda mais essa situação. Transformar processos que, por um lado, melhoram a experiência do aluno, e por outro promovem redução de custo, governança e sustentabilidade é algo que realmente faz sentido neste cenário.

Você pode imaginar o número de documentos que uma instituição de ensino superior emite e assina todos os dias? Contrato de matrícula, rematrícula, declarações, certificados, históricos escolares e por aí vai... Uma instituição com 10 mil alunos pode chegar a emitir até 240 mil documentos acadêmicos por ano. E todos eles precisam ser assinados, às vezes pela instituição, às vezes pelo aluno e outras pelos dois.

A demora e a dificuldade para realizar uma matrícula, pode ser determinante para que um aluno escolha entre uma instituição e outra. O atraso na emissão de uma declaração de matricula ou de um certificado de conclusão de curso, pode impactar diretamente um aluno que está se candidatando para uma vaga de emprego.

A mudança em prol da eficiência operacional e da boa experiência do aluno se  chama assinatura eletrônica, que permite a instituição de ensino abandonar o papel e realizar todo o ciclo de forma eletrônica. Ao tornar o processo de emissão destes documentos  totalmente digitais, ou seja, desde a solicitação, passando pelas assinaturas eletrônicas até a sua distribuição, é possível reduzir o tempo de execução deste processo de 3 dias para alguns minutos – resultado com impacto direto na experiência do aluno – e do lado da instituição coloca mais segurança e governança na assinatura deste tipo de documento, além de reduzir drasticamente o consumo de papel e gastos com impressão. Isso é Transformação Digital com resultados, gerando uma real economia de tempo e de dinheiro.

Ficou intressado? Saiba como a DocuSign pode gerar eficiência operacional para a sua instituição, acesse nosso free trial e teste por 30 dias gratuitamente.

Autor do texto – Rodrigo Cesar de Souza– Account Executive

Aproveite e assista ao nosso webinar sobre como a assinatura eletrônica pode ajudar nas matriculas da sua instituição.

Publicados
Temas relacionados