O futuro da locação de veículos é simples: basta clicar, assinar e dirigir

futuro da locação de veículos Texto editado do original de Ron Hirson, Engenheiro Chefe do DocuSign Labs

Longos ciclos de venda, procedimentos complexos de cotação de seguros, aplicações exaustivas de financiamento e pilhas de documentos que precisam ser assinados e enviados apenas para se alugar um automóvel... esse cenário pode, em breve, ser considerado passado.

Nos últimos meses, passamos diversas horas reunidos com o time do Visa Labs trabalhando em aplicativos e experiências de última geração e com o conceito de Internet das Coisas para recriar e simplificar transações que ocorrem todos os dias em diversos ambientes.

Em particular, focamos em um produto que une a plataforma de DTM (Digital Transaction Management) da DocuSign à tecnologia de pagamento seguro da Visa. O produto permite que o consumidor entre em um veículo em exposição, configure a forma de pagamento, itens de seguro e outras despesas como taxas de estacionamento e pedágio, assine com DocuSign, pague com Visa e saia dirigindo.

Alugar um carro esportivo – ou qualquer outro modelo – deveria ser uma experiência prazerosa, mas o excesso de burocracia acabou tornando a experiência cansativa e chata. O que fizemos foi justamente transformar esta experiência para que o momento voltasse a ser especial como deveria ser, e permitir que qualquer um pudesse literalmente sair dirigindo com um carro alugado em questão de minutos.

Como funciona?

Para começar, o cliente escolhe o carro que quer alugar ou comprar depois de fazer o test-drive, avaliar as opções e preencher os pré-requisitos necessários para a transação. A identidade do automóvel é então registrada na Bitcoin Blockchain – a base de dados segura usada para registrar transações virtuais.

Já no assento do motorista, o cliente escolhe as opções de aluguel, insere os detalhes do cartão de crédito Visa e assina o contrato de locação com DocuSign. Em seguida, é a hora de escolher dentre as opções disponíveis de seguro e assinar o contrato novamente com DocuSign.

Após isso, os dados do cartão de crédito são vinculados aos pagamentos de taxas como estacionamento, pedágio, download de música e conteúdo, drive-trhus e outras despesas.

Com os contratos de aluguel e seguro devidamente assinados via DocuSign e os dados do cartão integrados, o cliente está pronto para sair dirigindo. E isso em questão de minutos.

Mais benefícios

Mas os benefícios não param por aí. Depois de dirigir por um período, o sistema começa a automaticamente rastrear atividades como distância percorrida, média de velocidade, entre outros, para gerar descontos no seguro ou ainda indicar melhores opções de locação e rota, isso tudo de acordo com o perfil do cliente.

Nosso principal intuito era criar uma experiência mobile 100% digital e totalmente conectada por meio da Internet das Coisas – e fazer isso de um modo simples, rápido e totalmente seguro para todos.

A parceria entre o DocuSign Labs e o Visa Innovation Labs é precedida por uma longa história de cooperação entre as empresas. A Visa é um cliente DocuSign que usa a plataforma de DTM para assinatura digitalmente e integrar operações ao redor do mundo todo. A empresa é um investidor estratégico para a DocuSign, ajudando a promover uma rápida expansão mundial para novos países, empresas e clientes.

"Alugar um carro deve ser algo fácil e ágil, mas muitas vezes a papelada e os processos diminuem a boa experiência do usuário. Esse conceito facilita e agiliza os processos burocráticos envolvidos no ato da locação de um carro, através de plataformas inteligentes para contratação e meios de pagamento”.

Ron Hirson, Líder de Produtos da DocuSign Labs.

"Nós vemos um futuro onde o comércio para automóveis vai muito além de bombas de combustível e drive-thrus, o carro pode ser uma experiência totalmente automatizada através da Internet das Coisas. O que precisar para o seu carro pode ser pago através dele mesmo via soluções para pagamentos digitais. Seja aluguel, seguro, pedágio, manutenção e até mesmo multas e documentos, absolutamente qualquer produto ou serviço que sejam regulados por contrato pode ser automatizado”

Jim McCarthy, vice-presidente executivo, de inovação e parcerias estratégicas da Visa.

Teste grátis DocuSign por 30 dias

Publicados
Temas relacionados