O custo da Transformação Digital ainda é um problema para sua empresa?

O custo da Transformação Digital O que você vê quando pensa em Transformação Digital nas empresas? Um exército de trabalhadores se livrando de antigos servidores e substituindo eles por grandes investimentos em nuvem? Ou uma cara e complexa jornada que precisará mudar o jeito da sua empresa para um futuro extravagante e automatizado, igual aos filmes de ficção científica?

Existe um entendimento errado, porém, comum que as pessoas têm: pensar que a Transformação Digital é cara. Isso acontece apenas se suas expectativas forem muito altas, mas não precisa ser assim. Existem muitas formas de implementar a mudança na sua empresa, que são efetivas e podem causar um grande impacto positivo.

Antes de chegarmos a um exemplo para ilustrar melhor toda essa ideia, vamos falar sobre como essa transformação pode impactar na questão econômica e em típicos gastos associados a ela.

A questão econômica da Transformação Digital

Qualquer processo de Transformação Digital está estritamente ligado ao resultado. O objetivo final desse movimento também inclui a economia de dinheiro e aumento dos lucros, independente se a intenção da empresa é melhorar a experiência do consumidor, vendas ou produtividade.

Mas, para chegar lá, é necessário fazer uma análise econômica interna. Por isso, você deve fazer uma lista de perguntas para refletir sobre o assunto. Por exemplo:

  • Qual é a melhor abordagem para as necessidades do meu negócio?
  • Quanto tempo vai levar o processo?
  • Quais são os custos e riscos relacionados com essa escolha?
  • Existe algum ponto cego que precisa ser considerado?
  • Quais são os custos e riscos de não fazer nada?

O último tópico é bastante interessante, já que os tomadores de decisões e os líderes de negócios podem ser afetados involuntariamente pelas escolhas inconscientes quando se trata da Transformação Digital. O problema é quando acabam convencidos dos benefícios de qualquer tipo de tecnologia, sem um planejamento e análise prévia podem acabar lidando com despesas ocultas.

Todas as alternativas carregam algum risco, por isso, esse deve estar dentro da expectativa e tolerância da companhia. Os possíveis problemas associados aos projetos de Transformação Digital precisam ser analisados cautelosamente. Você deve pensar o que poderia dar errado e o quão longe pode ir para se preparar e resolver esse problema.

Custos comuns do processo

Enquanto as despesas dependem naturalmente da natureza do projeto, na maioria deles existem custos comuns. Como você já deve imaginar, existe um valor de compra e aluguel de equipamentos, no caso de falta de ferramentas na empresa.

Além disso, a sua equipe de colaboradores precisa ser treinada para entender e lidar com as novas tecnologias ou, então, você precisará contratar outros profissionais com habilidades para gerenciar as inovações.

Caso você tenha algum sistema de fluxo de trabalho já em andamento, esse novo ambiente deve ser adaptado ou migrado para estar alinhado com o que já existe. Nesse caso, os tipos de custos e despesas são necessários e variam de acordo com o esforço aplicado.

Ao identificar todos os gastos necessários para a Transformação Digital, você estará mais preparado para tomar decisões sobre o projeto.

Projetos não precisam custar o olho da cara

Enquanto a mudança da Transformação Digital nas organizações carrega alguns custos operacionais comuns, a boa notícia é que eles não precisam ser caros. Existe muitas opções de ótimo custo-benefício no mercado, que você pode adotar e fazer alterações, ainda com um impacto positivo no resultado. Na verdade, os efeitos líquidos são maiores do que o investimento inicial.

Um exemplo disso é a implementação da DocuSign. O estabelecimento de valores de migração e integração são inexistentes se você pensa em usar a suíte de produtos DocuSign Agreement Cloud em um sistema CRM ou aplicativo de produtividade parceiro. E a plataforma ainda é intuitiva e não demanda muito tempo dos seus colaboradores para treinamento, mais ou menos metade de um dia é o suficiente.

De acordo com esse estudo realizado em parceria com a Forrester, as organizações australianas conseguem recuperar o lucro em menos de seis meses com um retorno de investimento de 122%. Para cada transação realizada, existe um valor de $ 14,21 e ganho de produtividade de 1 hora e 35 minutos. Pensando nisso, calcule a quantidade de contratos que a sua empresa precisa lidar no dia a dia e veja o quão rápido pode ser esse retorno para o seu negócio.

A Transformação Digital com a assinatura eletrônica da DocuSign também gere benefícios importantes para a companhia, como a melhoria na experiência do consumidor, o aumento da receita, mais segurança e compliance nas negociações. Todos esses tópicos se somam a uma entrega extremamente viável economicamente e provam que a sua empresa pode e precisa fazer parte desse universo digital.

Se você ficou interessado em entender mais sobre os benefícios e valores da DocuSign na estratégia de Transformação Digital, entre em contato com a nossa equipe de vendas. Aproveite para realizar o teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica e ver como é simples e intuito para os seus documentos já fazerem parte desse movimento.

Publicados