Com a onda de inovação que vivemos nos últimos anos, o comportamento dos consumidores mudou gradativamente, o que trouxe novos tipos de interações. Um dos resultados desse cenário é o Novo Varejo, que está ganhando cada vez mais espaço nas discussões do mercado. O conceito traz o questionamento de como o consumo atualmente vai além de uma questão on-line ou off-line.

O Novo Varejo é uma combinação de diversos fatores consequentes da inovação, como infraestrutura, logística, sistemas digitais e políticas.

Uma vez que o consumo está cada vez mais democrático e qualquer pessoa com acesso à internet consegue realizar compras, a estrutura de comercialização digital deve ter a atenção que merece. Isso porque a identificação com espaços físicos não é mais prioridade para os novos consumidores, que não veem mais diferença entre fazer compras on e off-line.

Mas o principal problema nessa nova realidade do consumo é agilidade e praticidade. Muitos varejistas, físicos ou digitais, oferecem o mesmo produto, com preços inclusive similares. O que vai impactar na decisão do consumidor serão as facilidades que a loja entrega, que pode ser desde a velocidade e assertividade de suas ofertas e no fechamento da compra, ou mesmo nas facilidades tecnológicas que ele oferece.

Podemos citar como exemplo os supermercados que oferecem um caixa rápido, com check out de compras sistematizado, no qual o próprio cliente passa suas compras e paga com cartão. Esse é um serviço mais rápido e de experiência única, diferenciando essa empresa das outras possíveis escolhas.

Ou então, quando você esquece o cartão do banco no escritório e precisa pagar o almoço, ao invés de voltar todo o caminho do restaurante até sua mesa, muitos estabelecimentos aceitam o uso de QR Code no celular para pagar a conta.

A mudança da jornada do consumidor saiu de uma linha reta para múltiplas escolhas e, pensar dessa maneira, é a resposta para o sucesso. Cada vez mais as empresas conseguem chamar a atenção por caminhos diferentes e quanto mais criativo, mais clientes se interessam em conhecer o serviço ou produto.

JORNADA TRADICIONAL                                                            

JORNADA NOVO VAREJO

Com isso em mente, voltamos a falar sobre a experiência do consumidor, que depende muito de como as tecnologias abordam o cliente no Novo Varejo.

A forma de finalizar a compra ou um contrato tem muito a acrescentar. Para agradar o novo consumidor, dependemos de eficiência e rapidez. Uma empresa que não entrega desta forma, pode ser trocada instantaneamente.

Muitas companhias mantém a relação com o consumidor além da transação, envolvendo-os com ideias além do produto ou serviço, como a sustentabilidade, por exemplo. Assim, é possível conectar os serviços ou produtos com quem os utiliza, isso oferece outro tipo de experiência.

E chegamos a parte principal de tudo isso, como oferecer experiências e conquistar assim a lealdade do consumidor?

A infraestrutura de tecnologia é essencial para entregar todas essas exigências ao cliente. É com ela que conseguimos administrar entregas mais rápidas e eficientes, proporcionando uma experiência agradável. Para que seja impecável em um mundo digital, no Novo Varejo, é fundamental que sejam utilizadas ferramentas para acelerar processos internos de uma empresa.

O principal meio de começar essa transformação na sua empresa é fazer parte do que chamamos Transformação Digital.

Deixar os processos 100% digitais em um mundo tecnológico é essencial. A assinatura eletrônica da DocuSign é o empurrãozinho que falta para eliminar os papéis e os levas e traz de documentos, para um processo de apenas alguns cliques.

Além de diminuir o tempo e permitir que sua empresa realize entregas mais rápidas, com os produtos do DocuSign Agreement Cloud, do qual a assinatura eletrônica é uma das soluções, é possível levantar a bandeira da sustentabilidade ambiental. Pois, com menos papéis, mais árvores serão poupadas e as florestas tem mais chance de sobreviver, não é?

A dica aqui é sempre estar conectado com as novas ferramentas que potencializam seu negócio, deixando-o mais rápido, eficiente e o conectando as pessoas com experiências incríveis. Imagina um cliente seu fechando um contrato com apenas um clique, ele não vai querer ter que ir até no concorrente assinar com caneta, afinal, o celular está no bolso.

Você está preparado para fazer parte do Novo Varejo e conquistar novos clientes? Se não, que tal começar com a implementação da assinatura eletrônica da DocuSign? Converse com a nossa equipe de vendas aqui.