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Negócios digitais: 13 ferramentas indispensáveis para deslanchar

Saiba desde já: é preciso muito mais que mera vontade de empreender para assegurar a sobrevivência de negócios digitais. Para efetivar uma empresa nessa área, é importante contar com ferramentas, técnicas e tecnologias que deixem o modelo de negócio verdadeiramente on-line. Mas por onde começar?

Listamos neste post 13 ferramentas que são absolutamente indispensáveis para o sucesso de negócios digitais. Continue acompanhando para conhecê-las!

1. Hospede seus dados e serviços na nuvem

Hoje em dia, não vale a pena investir em um data center tradicional para seu negócio — especialmente se ele estiver começando. Anote aí: a nuvem é uma alternativa ao mesmo tempo mais barata e segura, além de ser escalável.

Quando os dados e serviços de uma empresa estão armazenados na nuvem, ficam automaticamente protegidos contra catástrofes naturais ou ameaças físicas. A indisponibilidade dos sistemas é bem menor, assim como o investimento em estrutura de TI.

2. Adote um framework de desenvolvimento ágil

Pesquise sobre o método ágil e adote um framework como o Scrum, que permitirá um desenvolvimento de produtos de forma iterativa e bem mais veloz que outras metodologias tradicionais de projetos.

Criados inicialmente para o desenvolvimento de softwares, os frameworks ágeis são ferramentas que podem ser utilizadas em praticamente qualquer tipo de iniciativa com eficiência comprovada.

3. Promova a empresa com marketing de conteúdo

Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo para divulgar seus produtos e serviços. Esse tipo de técnica está em alta graças à sua eficácia em atrair e converter o público, ao mesmo tempo em que desenvolve uma imagem de autoridade para o negócio em sua área de atuação.

Ainda vale ressaltar que, quando comparado com outras alternativas de publicidade e mídia, o marketing de conteúdo também é extremamente vantajoso do ponto de vista do custo-benefício.

4. Use um bom software de Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) envolve a coleta, o processamento e a análise de dados que possam fornecer informações úteis ao negócio. Um bom software de Business Intelligence é uma excelente ferramenta para dar suporte ao processo de tomada de decisões e à gestão de qualquer tipo de empresa.

O uso do BI é essencial para uma gestão data driven, mais baseada em dados que na simples intuição. O resultado disso é visto em forma de vantagem competitiva, já que os insights que guiam a empresa partem de fatos e não de meras suposições.

5. Estruture seus processos com o Kanban

Derivado do Sistema Toyota de Produção, o Kanban é uma excelente ferramenta para a estruturação e o monitoramento de processos de trabalho. É organizado em quadros visíveis que delimitam as etapas de um processo produtivo e os respectivos responsáveis, além das entradas e saídas de cada uma.

Apesar de ter sido criado pensando na manufatura, o método Kanban pode facilmente ser adaptado e adotado (pelo menos em partes) por qualquer empresa.

6. Acompanhe os acessos com o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para todos os negócios digitais. Com ele, é possível acompanhar e monitorar os acessos nas páginas e conteúdos da empresa, compreendendo melhor o caminho dos visitantes até sua conversão.

Extremamente versátil, vale a pena usar o Google Analytics sempre. E o melhor de tudo é que ainda é gratuito!

7. Digitalize todos os seus documentos

Não perca tempo nem espaço físico com papelada! Lembre-se de que qualquer tipo de documento físico está suscetível a inúmeras ameaças, desde incêndios, passando por ataques de traças a perdas.

Se, por algum acaso, sua empresa ainda precisa lidar com papéis, trate de digitalizá-los antes de partir para o arquivamento. O ideal, no entanto, é lidar com documentos que já nasceram no digital.

8. Utilize contratos e assinaturas digitais

Para viabilizar a total digitalização dos documentos da empresa, é fundamental contar com uma ferramenta de assinatura eletrônica certificada e confiável. Esse tipo de tecnologia é capaz de deixar o negócio bem mais ágil e seguro que usando a tradicional assinatura no papel. Além de encurtar o tempo de espera pela assinatura e ter um custo mais baixo que o papel
Pronto para eliminar burocracias e evitar fraudes com uma solução segura para contratos e assinaturas eletrônicas?

9. Invista na automação de marketing digital

Potencialize a divulgação do seu negócio com o marketing digital usando os softwares certos para automatizar pelo menos uma parte do trabalho. Com aplicativos de e-mail marketing, por exemplo, é possível construir uma estratégia completa de contato com um cliente potencial e replicá-la para outros com o mesmo perfil.

Aproveite também a capacidade de rastreamento de resultados das ferramentas de marketing digital para adaptar suas campanhas de acordo com sua performance. Sabendo o que funciona e o que não dá tão certo assim, você tem muito mais chances de acertar!

10. Conheça as ferramentas de Big Data

Se seu negócio lida com um grande volume de dados (estruturados ou não estruturados), pesquise sobre as ferramentas de Big Data que podem ajudar nos processos de coleta, processamento e análise dessas informações.

Com o Big Data, é possível cruzar diversos tipos de dados para conseguir enxergar seu mercado, seu público e até sua própria empresa com muito mais precisão!

11. Recorra ao poder das redes sociais

Independentemente da sua área de atuação, é extremamente provável que ao menos parte do seu público está presente em uma ou mais redes sociais — como o Facebook e o Instagram.

Comece fazendo o básico: ter um perfil atualizado nas redes que são relevantes para seu negócio. Além disso, use essas plataformas para interagir com seus clientes e conseguir mais informações que possam direcionar não só sua estratégia de comunicação como também o conceito dos seus produtos e serviços.

12. Organize os recursos com um ERP

Sigla para Enterprise Resource Management, o ERP se propõe a planejar os recursos organizacionais. Esse tipo de software organiza todos os dados e processos da empresa em um único local, permitindo que o gestor tenha uma visão ao mesmo tempo ampla e detalhada sobre a geração de valor do negócio.

Agora que já foram apresentados, não deixe de usar essa ferramenta para simplificar a gestão e maximizar a produtividade na sua empresa!

13. Trabalhe seus clientes com um CRM

Um software de Customer Relationship Management (CRM) cuida da gestão do relacionamento com os clientes. Com esse tipo de aplicativo, é possível organizar de forma inteligente os dados de cada potencial consumidor da empresa e, com isso, escolher a melhor estratégia possível para sua conversão.

Use o CRM para trabalhar cada cliente em potencial do negócio digital, sempre com inteligência para vender mais.

E agora que você já conhece essas 13 ferramentas indispensáveis para negócios digitais, que tal compartilhar o post com seus colegas empreendedores nas suas redes sociais?

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1 Comentário

  1. Bela postagem. Diversas dicas úteis. Parabéns.

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