Sem processos internos competitivos, há um limite para o sucesso de qualquer empresa. Para estar à frente no mercado e ser uma força inovadora, modernizar as operações internas é extremamente importante para qualquer empresa. E esse contorno da abordagem tradicional de operações está sendo feito por empresas de tecnologia.

O processo não é mais sobre planejamento e estratégia. É sobre automação. Em suma, as equipes de operações mais eficientes estão trabalhando constantemente e automatizando o máximo possível das práticas internas.

Então, como funciona um processo interno inovador e competitivo?

Melhor eficiência dos processos de contratos

Os processos legais podem prejudicar significativamente as empresas, enquanto seus concorrentes mais ágeis se antecipam. Em sistemas de acordos feitos em papel, o processo e o tempo que as empresas levam para preparar, executar e gerenciar contratos é mais demorado.

A inserção manual de preços, os escaneamentos ou o envio de contratos físicos, exigem uma correria cansativa atrás de assinaturas à mão, estes são processos desatualizados que deixam as operações internas estagnadas.

A digitalização dos ‘Systems of Agreement’ da sua empresa pode transformar todo o ciclo de vida dos documentos, fazendo muita diferença no tempo de processamento e fechamento e reduzindo a taxa NIGO (Not In Good Order).

É preciso ter uma plataforma facilmente integrável que pode atuar como um “hub” para coordenar e conectar todos os outros sistemas e processos envolvidos na geração, direcionamento e gerenciamento de contratos. Ou seja, com uma solução como a DocuSign, os dados podem ser extraídos de seu CRM atual para preencher automaticamente os contratos, antes de enviá-los para várias partes e serem assinados, tudo feito online e de forma automática.

É fácil, intuitivo e escalável

Para que um novo processo interno seja realmente implementado com sucesso, ele precisa ser intuitivo e fácil de aderir. E é normal que hajam treinamentos para isso, mas eles não devem tomar tanto tempo das equipes a ponto de se tornarem o momento menos esperado da semana. Afinal, se algo que deve servir de auxílio for difícil de ser usado, possivelmente não será usado.

Novos processos podem ser introduzidos e incrementados gradativamente, ou se tornarem mais escaláveis caso se integrem com um CRM já existente, aproveitando melhor o investimento e potencializando os casos de uso.

Entrega o ROI

Para se implementar novos processos internos, é preciso ter alguma garantia de que eles vão gerar retorno sobre o investimento – desde seu custo em si ou a economia de tempo; quanto benefícios não mensuráveis, como a satisfação dos funcionários.

Empresas dos mais diferentes segmentos economizam quantias significativas de dinheiro ao digitalizar suas transações com a DocuSign, eliminando os gastos com papel, postagem e logística. E quando o ROI é levado em consideração, vale notar os ganhos a longo termo que são fruto do investimento em inovação.

Para entender como uma solução que moderniza seus processos internos pode impactar na eficiência operacional e na lucratividade do seu negócio, fale conosco ou faça um teste grátis da plataforma DocuSign por 30 dias.