Por Steve Krause, SVP de Strategy e Product Marketing

Já temos grandes novidades do Momentum 2018, a conferência anual da DocuSign que começou hoje. Anunciamos uma nova e ampla visão para a companhia e inovações em produtos que acompanham essa ideia.

Nossa nova visão consiste em modernizar os ‘Systems of Agreement’ do mundo – ou seja, as tecnologias e processos que as empresas usam para preparar, assinar, executar e gerenciar acordos. Essa visão foi construída com base na pedra fundamental de nosso sistema, que se tornou líder global em assinaturas eletrônicas, ampliando a plataforma da DocuSign para automatizar e conectar tudo o que acontece antes, durante e depois de cada assinatura.

Então, se você gostou do que fizemos com as assinaturas eletrônicas, você vai amar o que estamos preparando para o resto do processo de acordos e contratações. Para saber mais, você já pode acessar nossa página do ‘System of Agreement’, onde é possível baixar nosso novo white paper e ver vídeos de clientes que são testemunhas da novidade, como Salesforce, T-Mobile e Blockparty.

Agora, vamos falar sobre as inovações nos produtos que estamos entregando sob as diretrizes do ‘System of Agreement’.

Blockchain: Quer conectar seu ‘System of Agreement’ com blockchain? Pois nós anunciamos uma integração com o blockchain Ethereum. A novidade vai permitir que uma transação firmada através da DocuSign seja automaticamente inscrita no ‘Ether’ – isso faz com que você e os signatários possam verificar a integridade e a validade de um documento usando uma infraestrutura neutra, que não pertence a nenhuma entidade particular. Para entender tudo sobre nossa abordagem sobre a tecnologia de blockchain, clique aqui.

AI para Pesquisas e Insights: Imagine poder usar inteligência artificial para procurar e analisar absolutamente qualquer um dos documentos da sua rede. Perfeitamente integrado com o nosso ‘System of Agreement’, o “Intelligent Insights”, desenvolvido junto à Seal Software, vai além de palavras-chave para “entender” conceitos em cláusulas de contratos, bem como um analista humano faria. Por exemplo, uma cláusula sobre cookies de internet normalmente se refere a privacidade, mesmo sem o termo ‘privacidade’ incluso no texto. Essa tecnologia automaticamente classifica e compara a forma como diferentes acordos lidam com diferentes tópicos, te permitindo detectar anomalias, riscos e oportunidades bem mais rápido.

Assinatura Responsiva: Falando sobre dispositivos móveis, e se um documento se adaptasse automaticamente à tela do seu smartphone ou tablet? Bem, já vimos muito do contrário, em momentos em você precisa enquadrar, descer, subir e dar zoom e repetir essas ações algumas vezes para ler um PDF no celular. Mas isso acabou. O ‘System of Agreement’ verdadeiramente apoia e incentiva experiências em dispositivos móveis, por isso nosso novo sistema de assinatura responsiva automaticamente converte todos os PDFs em HTMLs responsivos num piscar de olhos. Ou seja, as assinaturas responsivas ajustam o tamanho da fonte e do layout para que o documento se adapte a qualquer dimensão ou orientação de tela. Comparada com o velho PDF, essa experiência garante uma diferença notável.

Smart Sections: Evolua ainda mais a partir das assinaturas responsivas com a nova possibilidade de definir e inserir seções, quebras de páginas e opções de formatação customizadas.

Extensão CPQ no DocuSign for Salesforce: CPQ significa, em inglês, “configurar, precificar e cotar”, originalmente, mas agora adicionamos um “assinar” ao conceito. Nós estendemos nossa integração com a Salesforce especificamente para CPQ. Você pode automaticamente incluir dados do CPQ em acordos e enviá-los facilmente via DocuSign. O documento, assim que assinado, é instantaneamente registrado no Salesforce – e se um signatário adicionou alguma informação ao acordo durante o processo, como um código de pedido de compra ou dados sobre algum trâmite, estes também são automaticamente adicionados à plataforma. É um novo nível de automação dentro da plataforma que traduz muitos dos conceitos que que o ‘System of Agreement’ traz, e resultam na diminuição do tempo de conversão de cada acordo e no aproveitamento mais eficiente do tempo de cada funcionário.

Guias de formulários: Às vezes, a informação contida num documento é complexa a ponto de seus representantes de vendas terem que acompanhar os signatários em sua leitura e compreensão, não é? Agora é possível automatizar essa experiência com as guias de formulários, criadas junto à Intelledox. Elas te permitem criar um guia simples e interativo que orienta os signatários por cada passo necessário para finalizar um contrato e prepara acordos personalizados na plataforma DocuSign. Essa ferramenta também se adapta constantemente de acordo com as preferências pessoais, dispositivos e localizações de cada usuário. O resultado é um processo de assinatura mais rápido e menos frustrante para o signatário, e com um melhor custo-benefício para você. Para saber mais, dê uma olhada aqui.

Gerenciamento de organização: Se você é um administrador que gerencia várias contas da DocuSign entre diversos departamentos, marcas, indústrias ou data centers, seu ‘System of Agreement’ deve ser mais complexo que o normal, mas isso não significa que você precisa fazer tudo mais devagar. Criamos novas ferramentas de gerenciamento que te permitem tomar conta de todos os usuários em uma única interface centralizada, facilitando todo o processo de administração. Essas ferramentas também te permitem baixar dados de atividades de cada conta dentro da organização, para fins de auditoria, por exemplo. Então, mesmo se o uso da DocuSign em sua empresa seja muito complexo, nós estamos simplificando suas tarefas.

Data Feed API: Quer analisar seus dados da DocuSign usando sua própria infraestrutura de Business Intelligente (BI)? Agora é possível fazer isso usando nosso novo Data Feed API, dentro do gerenciamento de organização. Esse API automatiza os menores movimentos de todos os dados da DocuSign – a respeito de envelopes, contas, usuários, grupos, templates e muito mais – dentro de um repositório de BI. Nele, você pode colocar estes dados junto aos dados de sua companhia e analisar tudo como se fosse uma coisa só, usando a mesma ferramenta que você já tem em funcionamento.

Apresentaremos essas e outras novidades ao vivo nestes dias de Momentum 2018 – e se você não pôde se juntar a nós em San Francisco este ano, não se preocupe: você pode ficar por dentro de tudo com os próximos posts e com nossa cobertura do evento pelas redes sociais.