Esclareça as suas dúvidas a respeito das metodologias ágeis no RH e como aplicar

Homem subindo escada correndo

Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Esse termo era bastante empregado no setor de TI, especificamente, em desenvolvimento de softwares. Contudo, com algumas adaptações, elas proporcionam vários benefícios, e têm ajudado bastante no setor de Recursos Humanos.

As metodologias ágeis no RH permitem que as empresas adotem vários recursos utilizando esse tipo de técnica. De modo geral, pode-se dizer que elas permitem a otimização desse segmento, auxiliando na eficiência dos seus processos.

Preparamos este texto com o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre as aplicações desse conceito no RH. Confira agora!

O que são as metodologias ágeis?

Metodologias ágeis são uma reunião de práticas que propiciam meios de gerenciar projetos mais adaptáveis às transformações. Elas são alicerçadas em ciclos curtos, sendo que, a cada nova etapa, é entregue um conjunto de funcionalidades determinadas. Além disso, elas são caracterizadas por produzir entregas ágeis e frequentes.

É interessante salientar que essas metodologias partem do pressuposto de que a condução de um projeto será realizada por um time pequeno e autogerenciável. Esses colaboradores, geralmente, são multidisciplinares, e todos os seus esforços serão empregados na qualidade da solução apresentada.

No setor de RH, as metodologias ágeis auxiliam na percepção de que você pode compor um banco de currículos, por exemplo, manter-se em contato com profissionais competentes do mercado e atualizar, rotineiramente, a sua base de dados.

Como surgiram?

O seu surgimento aconteceu com o Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001, em Utah (EUA). Nesse evento, 17 desenvolvedores participaram dessa ação, e o objetivo inicial era de testar abordagens e métodos diferentes.

Dessa forma, essas metodologias defendem o planejamento adaptativo, a otimização contínua, a auto-organização e a multidisciplinaridade, entre outros.

Quais os tipos mais comuns?

Existem alguns conceitos que são bastante difundidos nesse ramo. Quando se fala em metodologias ágeis no RH, pode-se citar três tipos clássicos. Veja, a seguir.

Scrum

Essa metodologia consiste na divisão de um projeto em pequenas partes. São definidos, em conjunto, prazos para a conclusão de cada uma delas, além da determinação de quem será o responsável por qual atividade.

No decorrer de todo o tempo de realização, são feitas reuniões para dialogar sobre o andamento do projeto, identificando possíveis impedimentos e demandas para que seja viável tomar as devidas medidas, adaptações e soluções, se for preciso. Sua meta é fortalecer o trabalho em time, ao mesmo tempo em que visa a melhorar processos e evitar problemas com um maior acompanhamento.

Kanban

Esse conceito se refere à utilização de recursos visuais para melhorar projetos. O Kanban pode ser inserido, até mesmo, dentro do Scrum, de modo físico, como em um mural, ou de uma forma virtual, em um dispositivo que atue com essa ferramenta.

De modo geral, essa metodologia usa etiquetas ou post-its, demonstrando o que já foi finalizado, o que está em andamento e o que ainda necessita ser realizado, além de quem é o responsável por cada etapa. Dessa forma, é bem mais simples organizar e orientar o andamento de processos.

Tribos

Nesse modelo ágil, um grupo de profissionais atua com o mesmo objetivo, mas é dividido em pequenas equipes, trabalhando cada um conforme suas funções específicas. É possível pensar nesse conceito, até mesmo, para um negócio como um todo, uma vez que todos estarão unidos no mesmo percurso, mas cada equipe apresenta determinada função.

Essa é uma forma de fazer com que a divisão de atividades se torne mais organizada, melhorando o desenvolvimento e o fluxo dos processos de documentos do RH. É necessário ressaltar que a liderança apresenta um papel crucial aqui, uma vez que será preciso investir em orientação e acompanhamento de toda a organização da aplicação das metodologias ágeis.

Como implementar no RH?

Primeiramente, é fundamental estar consciente de que as metodologias ágeis no RH devem passar por adaptações. Não basta escolher um método e colocá-lo em prática. É preciso que ele esteja alinhado à realidade, às características, às demandas da empresa e de todos os envolvidos.

Para isso, é interessante promover um estudo da metodologia adotada, fazer um planejamento e saber quais sãos os caminhos possíveis. Você deve determinar metas e quais técnicas serão utilizadas nessa empreitada. Outras dicas incluem o estabelecimento de objetivos, apoio, divisão de responsabilidades e acompanhamento constantes.

Além do mais, é essencial que os colaboradores e líderes sejam conscientizados a respeito da importância das metodologias ágeis no RH. Vale ressaltar que o acompanhamento da eficiência das práticas deve permanecer, mesmo após a implantação na empresa.

Por fim, lembre-se de que, como toda adaptação, os resultados não surgem rapidamente. É preciso ter paciência e seguir um ritmo que não seja prejudicial à empresa. Também é importante contar com um RH digital, a fim de otimizar todas as suas operações.

Quais são os benefícios de um RH ágil?

O RH ágil conta com diversos benefícios quanto a sua aplicação. Toda essa concepção é constituída em um modelo de gestão bastante específico, com uma construção direcionada em pluralidade de pessoas.

Dessa forma, colaboradores do time de RH têm perspectivas grandes e que ajudam no desenvolvimento do profissional. Veja, a seguir, como essas vantagens são otimizadas com um RH ágil.

Colaboradores com conhecimento mais abrangente

Um tradicional RH direciona suas ações em construir um time técnico e totalmente qualificado em gestão de recursos humanos. Eles são excelentes especialistas, mas só o conhecimento comum do setor não é suficiente.

No RH ágil, os profissionais envolvidos são constituídos em forma de “T”, a fim de assumir mais funções de trabalho de forma ampla em relação às obrigações clássicas que fazem parte da antiga ideia de RH.

Foco no bem-estar do trabalhador

As metodologias ágeis no RH contam com a proposta de promover o desenvolvimento do colaborador. Não existem fases sendo ultrapassadas de forma errada, muito menos há excesso de exigências. O setor de RH oferece o suporte necessário para a sua evolução de forma motivada, útil e, principalmente, saudável.

Desenvolvimento do colaborador

Por último, mais do que aplicar regulamento da cultura do negócio, o RH ágil visa a desenvolver o material humano da empresa. Melhor percepção do seu papel na companhia, mais aprendizagem, ampliação das suas capacidades e leitura clara de sua trajetória: tudo isso serve como uma estrutura para que o colaborador cresça da melhor forma possível.

A ideia de adaptar as metodologias ágeis no RH apresenta vários benefícios para as empresas. Por isso, você deve utilizar esse recurso no seu negócio e desenvolver um RH ágil consistente e otimizado. Também é importante contar com recursos que ofereçam todo o suporte ao setor. Para isso, a DocuSign Agreement Cloud disponibiliza tudo aquilo que sua empresa precisa.

Gostou deste texto? Então, que tal testar nossa solução gratuitamente para saber como ela pode otimizar o RH da sua empresa?

Publicados
Temas relacionados