Metodologia OKR: o que é e como medir?

Quem quer expandir o seu negócio e ter cada vez mais contatos e vendas precisa ser produtivo. Para colocar o plano em prática, então, é necessário investir em estratégias e conceitos que potencializem o desempenho dos colaboradores. Uma das mais importantes é a metodologia OKR.

Criada ainda nos anos 80, ela segue relevante para quem busca uma gestão mais eficiente não apenas da sua equipe, mas do empreendimento como um todo. A sigla significa Objectives and Key Results (algo como Objetivos e Resultados-Chave, em tradução livre) e tem como finalidade definir metas mensuráveis e práticas para toda a organização.

Independentemente do seu segmento de atuação ou do tamanho da sua equipe, a metodologia OKR pode ser aplicada com sucesso para implementar a inovação em PMEs. O que acha de conhecer um pouco mais sobre esse conceito, como ele proporciona inúmeros benefícios e como colocá-lo em prática? Continue a leitura deste artigo para conferir!

O que é metodologia OKR?

A metodologia OKR é um framework de trabalho que busca otimizar a produtividade de todos os profissionais a partir da definição de metas desafiadoras e de resultados mensuráveis.

A ideia é criar objetivos compatíveis com as funções e as responsabilidades de cada profissional e/ou equipe e sempre em conexão com o foco da empresa. Um modelo de OKR pode ser dividido em dois componentes que permitem que a meta seja alcançada. São eles:

  • objetivo: é a meta principal que precisa ser atingida por uma empresa, área ou empreendedor;
  • resultados: são as ações práticas e mensuráveis que precisam ser realizadas para que o objetivo seja atingido.

A metodologia foi criada na década de 1980 pelo empreendedor Andrew Grove. Na época, ele trabalhava na Inter e passou a utilizar o método para criar um fluxo de trabalho mais eficiente em busca dos seus objetivos de vendas.

Atualmente, o conceito é aplicado em empresas como a Google, que o utiliza com o objetivo de gerir as responsabilidades de cada membro da equipe para que as metas globais sejam atingidas.

Para que essa metodologia serve?

A metodologia OKR direciona os esforços dos profissionais da sua empresa a partir da definição de objetivos claros. A ideia é potencializar os resultados do negócio como um todo. Afinal, cada profissional vai saber exatamente o que deve ser feito, e os gestores podem olhar de perto o progresso de cada atividade a partir de resultados mensuráveis.

Nada melhor do que um exemplo para tirar as suas dúvidas, não é mesmo? Imagine que o seu empreendimento deseje gerar mais negócios. Isso passa por uma série de fatores, como a tecnologia do seu produto e as estratégias de marketing. Confira como aplicar a metodologia OKR nesse exemplo:

  • objetivo: gerar mais negócios;
  • resultado 1: prospectar, no mínimo, 30 leads qualificados por mês;
  • resultado 2: alcançar uma taxa média de conversão de leads de 20%;
  • resultado 3: investir 5% do orçamento da empresa em ações e campanhas de marketing.

A partir de resultados mensuráveis, a sua equipe vai identificar quais são as suas responsabilidades para alcançar o objetivo estipulado para o negócio.

Como aplicar na empresa?

Sabendo que a metodologia OKR é eficiente, surgem dúvidas sobre como colocá-la em prática, não é mesmo? Confira algumas das nossas dicas a seguir!

Defina metas claras

Utilizar a metodologia OKR apenas porque outras empresas conceituadas fazem isso é um erro grave. É importante definir um objetivo claro a ser alcançado pela sua organização. Além disso, todos na companhia precisam entender qual é a meta que se busca.

Estabeleça prazos curtos

Uma das características da metodologia OKR é justamente a sua praticidade e a velocidade. Sendo assim, para que toda a equipe siga motivada e não se acomode, é necessário definir prazos mais curtos. Uma meta grande com um prazo ainda maior pode se tornar um fator desmotivador para os colaboradores.

Acompanhe os resultados de perto

Como se trata de uma divisão entre as equipes e os profissionais, é importante que os gestores acompanhem os resultados de perto. Isso significa ter a certeza de que cada parte da engrenagem está alcançando os seus resultados para que, ao final, o objetivo seja atingido.

Deixe a metodologia à vista de todos

A sincronia entre os objetivos e os resultados que cada setor da sua empresa deve alcançar é fundamental para o sucesso da OKR. Por isso, faça o alinhamento das metas estipuladas por cada equipe e garanta que elas se conectem ao objetivo final da companhia, sempre com transparência para todos os profissionais.

Faça as revisões necessárias

Com o uso da metodologia OKR, você não vai ter suposições ao final do período estipulado para que se alcançasse determinado objetivo: ou ele foi atingido, ou não foi. Sempre que algo não sair como o planejado, se certifique de monitorar a situação de perto, identificar os erros e adotar as devidas estratégias para fazer as correções.

Por que ela é boa para PMEs?

Ainda não está convencido dos benefícios que a metodologia OKR proporciona ao seu negócio? Acabe com as suas dúvidas agora ao conferir os principais benefícios da implementação desse conceito.

Foco em resultados relevantes

Com a definição de objetivos e resultados mensuráveis, a sua equipe se concentra nas atividades que realmente importam. Cada profissional do seu time vai saber exatamente o que precisa fazer e como isso impacta os resultados da empresa como um todo.

Comunicação e transparência

Apostar na metodologia OKR também significa fortalecer a comunicação e a transparência na empresa. Afinal, a ideia é garantir que todos entendam bem as suas responsabilidades e funções, não é mesmo? Com isso, cada colaborador se sente mais responsável e importante para o sucesso do negócio, focando suas atividades e objetivos.

Monitoramento a partir de indicadores

Todo o trabalho realizado na sua empresa será monitorado a partir de indicadores e dados relevantes. Esqueça aquelas métricas que não significam resultados. O foco é no desempenho e na produtividade da sua equipe, permitindo que os gestores acompanhem o desenvolvimento de cada atividade realizada.

Sintonia entre as equipes

Aumentar a sintonia entre diferentes setores do seu negócio é fundamental, especialmente se você quiser implementar uma cultura colaborativa. Os OKRs são úteis para essa situação, pois os objetivos individuais — das equipes ou de cada colaborador — são conectados ao do negócio, o que resulta em uma sintonia maior entre todas as partes.

A metodologia OKR é uma opção interessante para aqueles negócios que querem fazer uma gestão de processos mais eficiente e têm muitos planos e objetivos para os próximos meses. A partir da organização de tudo o que deve ser feito e dos resultados que cada um deve alcançar, as metas do negócio como um todo se tornam mais palpáveis e fáceis de ser atingidas.

Agora que você já conhece os benefícios da metodologia OKR e como ela pode ser implementada, que tal seguir por dentro de outros tópicos interessantes para a evolução do seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como implementar uma transformação digital na sua empresa.

 

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