Imagina gerenciar 3,5 mil parceiros ativos, como seriam feitos esses contratos? Com o uso de papel, seriam milhares de idas e vindas de envelopes pelo país inteiro, fora os problemas envolvendo perdas e extravios. E o armazenamento, quanto de espaço seria preciso para manter os contratos guardados? Será que os vendedores esperariam vários dias para assinar o contrato ou optariam pela concorrência? Pois bem, essas são as perguntas que vamos responder hoje com o caso de sucesso do MadeiraMadeira, que adotou a assinatura eletrônica da DocuSign.

Fundada em 2009, no começo o negócio atuava apenas com o modelo dropshipping, um sistema em que o estoque é responsabilidade apenas do fabricante. Então, toda vez que é realizada uma compra, o MadeiraMadeira enviava uma transportadora para buscar o produto direto no fabricante e entregar para o comprador. Porém, com o tempo, a empresa inovou ao eliminar todo esse processo e, em 2018, lançou seu marketplace.

A partir desse momento, eram oferecidos produtos de várias lojas parceiras, que precisavam assinar o contrato para firmar o acordo e as políticas do site. Isso exigiu um esforço redobrado com o relacionamento entre o marketplace e seus lojistas e fabricantes. Além de toda aquela velha pilha de papel para enviar e armazenar. Complexo, não é mesmo?

O propósito do MadeiraMadeira é de facilitar a maneira com que as pessoas compram móveis e artigos para casa, desde a escolha até a entrega, porém, toda essa burocracia não facilitava em nada. Além disso, era necessário seguir com um modelo de negócios completamente digital para alavancar o sucesso.

Por isso, para que o negócio ganhasse mais escalabilidade, foi necessário automatizar todo esse processo com a adoção de soluções tecnológicas.

Fechamento de contratos com redução de 2 dias para apenas 15 minutos

“No começo das nossas operações, o fechamento de contratos com os parceiros de vendas, também conhecidos como sellers, era realizado a partir do preenchimento e da assinatura de contratos em papel. Esse processo trazia muita morosidade para nossa empresa, além de gerar custos desnecessários com a impressão, envio e armazenamento do documento. Fizemos ajustes para tornar nosso negócio mais escalável e sustentável”, comenta Júlio Glock, Gerente de Operações do Marketplace da MadeiraMadeira.

Com o objetivo de automatizar e desburocratizar seus processos, após avaliar os custos envolvidos com os processos analógicos, o e-commerce optou pela implementação da assinatura eletrônica da DocuSign. Com o uso de documentos digitais, a finalização de contratos para vendas no marketplace reduziu de 2 dias para apenas 15 minutos.

Atualmente, o MadeiraMadeira conta com uma equipe de 9 pessoas que se dedicam exclusivamente à essas novas parceria. Eles conseguem credenciar mais de 400 novos sellers por mês, com o uso da assinatura eletrônica. No total, são mais de 3,5 mil parceiros ativos e mais de 1 milhão de produtos oferecidos para gerenciar, o que não é mais um problema, já que a solução da DocuSign oferece um status de cada contrato.

“Com o DocuSign, foi possível mapear os processos e entendertodas as etapas de um contrato, desde a produção até o número de pessoas que foram envolvidas para assinatura. Isso eliminou a lentidão na assinatura de documentos e nos permitiu reverter o tempo gastos pelas equipes para atividades mais estratégicas dentro da empresa”, adiciona Glock.

Em menos de 2 anos as parcerias já representam mais de 25% do total de vendas do MadeiraMadeira.

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