Mantendo a produtividade no trabalho durante a Copa do Mundo

Mantendo a produtividade no trabalho durante a Copa do MundoEm dias normais, nossas equipes falam muito sobre resultados. Nas últimas semanas, as conversas continuam as mesmas, mas os resultados não são os de vendas como sempre, e sim de... jogos da Copa.

Todo escritório, ao redor do mundo, está contaminado pela maior competição de futebol do planeta - e a emoção trazida pelas partidas contagia e mobiliza a maioria dos funcionários. Porém, ainda há uma preocupação séria em meio a toda essa empolgação: a produtividade.

Existem opiniões divergentes no que diz respeito ao impacto da Copa do Mundo na eficiência dos funcionários.

Em junho, o portal britânico Insider publicou uma pesquisa feita com mais de dois mil trabalhadores ingleses, indicando que o número médio de faltas não-justificadas (sem atestado) podem chegar a até quatro durante o torneio. Essas ausências custariam caro para a economia do Reino Unido no período: mais de £13 bilhões em produção.

Do outro lado, o Fortune sugere que assistir a um jogo de futebol pode tornar um dia de trabalho ainda mais produtivo; a euforia causada pela partida é capaz de estimular sua capacidade funcional por até três horas após o apito final.

Aliás, mesmo quando a Copa do Mundo não está acontecendo, há muitos outros eventos esportivos por aí que podem acabar prendendo, ou dispersando, a atenção da sua equipe para além da tela do computador, mas isso não precisa ser algo negativo.

Conforme surgem novas diretrizes e conceitos que abordam um expediente flexível para colaboradores, testar padrões e esquemas de horários pode ser um exercício interessante que abre precedentes para ocasiões futuras. Pensamos em três formas de funcionários e gerentes explorarem essa época, abraçando o entusiasmo sem deixar a produtividade de lado.

  • Assistir juntos: Permita que as equipes façam intervalos ou intercalem tarefas para que possam assistir aos jogos, reunidos em algum local do escritório. Mesmo que isso signifique sair um pouco mais tarde, a atividade pode valer a pena para que todos assistam seus times favoritos jogarem, além de fortalecer laços entre os colegas.
  • Reestruturar o expediente: Dependendo de como o tempo dos funcionários é organizado, é possível permitir que um dia de trabalho comece mais tarde ou termine mais cedo num dia de jogo, desde que a equipe se comprometa a entregar o que precisa entregar no tempo determinado. Isso faz com que os envolvidos possam aproveitar a experiência completa do jogo nos lugares onde gostam de fazê-lo, deixando-os mais satisfeitos (e consequentemente mais empenhados) na hora de voltar ao trabalho.
  • Promover atividades interativas: Sempre é possível canalizar a empolgação da equipe com um evento e transformá-la em algo que seja compartilhado por todos. Bolões, quizzes e outras atividades interativas – se possível sempre regadas com aperitivos e música – são ótimas formas de integrar os funcionários (até aqueles que não ligam muito para esportes). Pense nessa alternativa como um jeito divertido e barato de unir as pessoas dos mais diferentes setores.

Produtividade não significa só trabalhar por mais tempo, e é natural que a apreciação desses privilégios reflita na dedicação de cada um.

Antes de tudo, obviamente, é necessário definir o que você pode esperar dos seus funcionários em dias como estes em termos de presença e performance. Tente antecipar quão bem cada equipe funciona, entender se elas continuarão aptas a finalizar suas tarefas e assegurar que ninguém vai deixar a desejar nas entregas.

Além disso, também há inúmeros recursos tecnológicos que permitem aos trabalhadores executarem suas tarefas enquanto dividem suas atenções com esportes. Processos automatizados exigem muito menos tempo, esforço e cautela das pessoas envolvidas – ou seja, uma plataforma líder em DTM pode, sim, fazer com que você tenha tempo para assistir mais jogos de uma Copa do Mundo, ao enviar seus documentos para assinatura eletrônica você acaba economizando dias e seu documento pode ser assinado em poucos minutos.

Portanto, se você não incorporou a DocuSign até hoje, apronte-se para acompanhar a Copa de 2022 alinhando total produtividade com a merecida empolgação.

Publicados