Inteligência Artificial nas empresas: como tornar as empresas inteligentes

Publicado em 15/10/18. Atualizado em 24/10/23.

O uso de inteligência artificial (IA) nas empresas tem um enorme potencial para fazer com que os negócios sejam mais competitivos. Isso acontece em função da capacidade de a IA tornar os processos mais rápidos e menos burocráticos — e ainda de reduzir custos.

Além disso, algumas ferramentas já conseguem realizar todo o trabalho de segmentação de público e validação de documentos, aumentando a eficiência das negociações. Portanto, a empresa que não se atualizar e não prever a IA no seu planejamento estratégico ficará para trás, pois seus concorrentes certamente farão isso.

Preparamos este conteúdo para você entender mais a fundo o que é inteligência artificial, os tipos que existem, seus benefícios e como implementar em seu negócio para ter diferenciais competitivos. Boa leitura!

O que é inteligência artificial?

Também conhecida pela sigla IA, , ou pela sigla em inglês AI (Artificial Intelligence), a inteligência artificial é como chamamos a tecnologia que torna as máquinas capazes de simular a inteligência humana. Com ela, ferramentas eletrônicas, antes padronizadas, adaptam automática e instantaneamente suas reações aos estímulos ambientais.

Em outras palavras, utilizamos uma programação complexa para que as máquinas tenham habilidades de aprendizado, percepção, sensibilidade e raciocínio lógico. Isso dá a elas o poder de análise e decisão para solucionar problemas com autonomia — o que, até então, era prerrogativa humana.

Dissemos “até então” porque essa tecnologia já está presente no nosso dia a dia, em softwares como Siri, Cortana e Alexa. Mais recentemente, foram lançadas soluções de IA Generativa, como o ChatGPT. Além disso, empresas ao redor do mundo estão substituindo interações humanas pelo atendimento eletrônico com base em inteligência artificial.

No Brasil, vemos a presença da inteligência artificial nas empresas em muitos e-commerces e sites corporativos que já utilizam chats monitorados por computadores, responsáveis pelo primeiro contato com o cliente — os chamados chatbots. Ainda, a implantação de atendimento eletrônico inteligente em serviços telefônicos está em ritmo acelerado, bem como a automação de e-mails personalizados.

Também é utilizada a inteligência artificial nas empresas por meio de ferramentas de análise do comportamento individual dos clientes. Elas são capazes de captar, armazenar e processar uma enorme quantidade de dados sobre ações, vontades, necessidade e gostos dos consumidores para propor os produtos certos às pessoas certas.

Como você pode perceber, a presença da inteligência artificial nas empresas já é realidade em diversos setores do mercado, tem formado organizações inteligentes e melhorado os resultados delas. Como essa tecnologia está em alta, muitas empresas estão surgindo, realizando suas próprias pesquisas e implantando novidades no mercado, para ampliar o leque de uso da AI.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Existem três tipos de inteligência artificial que são a base do que vemos hoje no mercado de tecnologia. A seguir, apresentamos cada um deles e suas características. 

Aprendizado de máquina — Machine Learning

O principal uso do aprendizado de máquina (Machine Learning) atualmente é ajudar com previsão. Para conseguir isso de forma precisa usando IA, os analistas devem criar modelos matemáticos que imitam a realidade.

As máquinas são treinadas usando uma vasta quantidade de dados de amostra, etiquetados e imparciais, abrangendo uma ampla gama de cenários. Dessa forma, elas fazem comparações para entregar uma previsibilidade sobre determinada situação.

Por exemplo: se estivermos tentando prever se uma pessoa gostaria de um filme ou não, o modelo matemático poderia usar parâmetros como o título, a descrição, o elenco e o gênero do filme para descobrir. O modelo seria alimentado com um conjunto de dados de treinamento de exemplo, incluindo a informação se a pessoa gostou desses filmes ou não.

Há três tipos de aprendizado de máquina:

  • aprendizado de máquina supervisionado — é quando o modelo recebe informações específicas e produz resultados específicos;
  • aprendizado de máquina não supervisionado —tem a ver com construir um modelo no qual não há informações explícitas e a máquina aprende sozinha usando métodos como correspondência de padrão;
  • aprendizado de máquina semissupervisionado — quando o modelo usa dados de amostra e utiliza ativamente novos dados para fazer melhores previsões. 

Outra maneira de classificar o aprendizado de máquina é aprendizado raso versus aprendizado profundo. Como o nome sugere, o aprendizado raso tem a ver com a máquina realizar apenas alguns níveis de processamento.

Já o aprendizado profundo tem a ver com a máquina realizar diversos níveis de processamento para chegar à resposta específica, por exemplo: reconhecimento de face. À medida que o número de camadas de processamento aumenta no aprendizado profundo, a complexidade do processamento também aumenta.

Processamento de Linguagem Natural (NLP)

NLP é a inteligência artificial que confere às máquinas a aptidão para entender as linguagens estruturadas pelos seres humanos, como o idioma inglês. A análise sintática é possível atualmente, e as máquinas podem analisar frases e reconhecer substantivos, verbos, sujeitos, objetos etc.

No entanto, a parte desafiadora de NLP é fazer com que as máquinas consigam ter essa compreensão no contexto do mundo real. Em 2011, um blogueiro observou que toda vez que a atriz de cinema Anne Hathaway estava no noticiário, as ações da Berkshire-Hathaway subiam.

Isso acontecia porque as máquinas encontraram uma correlação sem contexto entre o nome da atriz e o da empresa. Portanto, esse contexto precisa ser alimentado corretamente nos dados ou a máquina deve ser treinada com um grande volume de informações para ter um reconhecimento de padrão mais preciso.

Sendo assim, aprendizado de máquina e NLP caminham juntos na maior parte do tempo. Exemplos comuns de aplicações de NLP incluem:

  • tradução de idiomas;
  • pesquisa;
  • assistentes inteligentes;
  • bots de chat;
  • filtros de e-mail;
  • geração de texto; entre outros.

Como as máquinas geram linguagem natural?

Há dois métodos pelos quais as máquinas podem gerar linguagem natural. O primeiro é gerar a linguagem do zero, o que tende a ser muito difícil, pois a gramática e a estrutura de frases podem ser muito diferentes entre os idiomas.

O segundo método é mais fácil e usa modelos. Por exemplo: digamos que um sistema agregue feedback de usuários de diversas fontes, como redes sociais, chamados de suporte e pesquisas. O NLP pode ser usado para análise de sentimento do feedback e para responder automaticamente a reclamações dos clientes em determinados cenários.

O aprendizado de máquina pode ser utilizado para classificar e escolher o modelo certo a ser aplicado. Um exemplo de resposta baseada em um modelo muito simples poderia ser: "Prezado <nome do cliente>, recebemos seu importante feedback sobre <nome do produto>. Um representante de suporte ao cliente entrará em contato com você nas próximas <nº de horas> horas."

Robótica

Robôs são um tipo de máquina que podem se mover ou executar tarefas a partir de motores e sensores. Eles podem ter várias formas e tamanhos, sendo que é utilizado esse tipo de inteligência artificial nas empresas de alta tecnologia para trabalhos como estocar prateleiras, embalar e entregar caixas.

Outra aplicação importante dos robôs é em veículos autônomos. Nesse caso, eles podem fazer um trabalho mais eficiente e preciso do que os seres humanos em determinados cenários por utilizarem dados de diversos sensores.

Esse tipo de máquina também tem sido utilizado com o objetivo de cumprir atividades perigosas ou insalubres. Assim, é possível poupar o ser humano para que ele não seja submetido a riscos na hora de desempenhar algumas funções.

Quais benefícios a inteligência artificial oferece a uma organização?

A inteligência artificial nas empresas vem sendo adotada em planejamentos estratégicos e guiando investimentos em transformação tecnológica. A adesão a essa tecnologia tem como base as várias possibilidades de aplicação e os muitos benefícios que ela traz. Veja, a seguir, algumas das vantagens experimentadas pelas empresas inteligentes.

Previsão de demanda

Ferramentas inteligentes estão sendo usadas para monitorar as demandas de produtos de acordo com a região, a sazonalidade e outras variáveis menos previsíveis. Dessa forma, é possível atualizar suas previsões em tempo real, direcionando as atenções dos departamentos de compras e de vendas para determinados produtos com grande precisão.

Paperless

Com a capacidade de reconhecer documentos, assinaturas eletrônicas e fazer a leitura de textos, fica mais fácil para a empresa localizar contratos, certificados e notas fiscais, por exemplo, não sendo necessário o armazenamento físico.

Uma empresa paperless também é capaz de reduzir custos com impressões, cartórios e remessas de documentos, substituindo-os por arquivos digitais.

NLP

Os algoritmos da Natural Language Processing (NLP) tornam o atendimento ao cliente muito mais ágil. Eles melhoram as experiências e reduzem falhas ao encurtar os caminhos conforme as respostas dadas.

Data Security

A inteligência artificial analisa e classifica milhares de ataques cibernéticos diariamente, além de arquivos contaminados com vírus e malwares, e criam as proteções mais eficazes. Assim, é possível criar ambientes seguros na internet para que as transações comerciais possam ocorrer.

Ainda, a IA é utilizada por plataformas financeiras para identificar fraudes, lavagem de dinheiro e usos estranhos aos hábitos dos seus clientes.

Marketing personalizado

O marketing está cada vez mais personalizado, buscando entender a dor não do público-alvo, mas do indivíduo com potencial para ser um cliente, tornando o processo de vendas mais eficiente. Isso só é possível com a tecnologia da inteligência artificial nas empresas, capaz de analisar os comportamentos específicos dos consumidores e propor soluções em uma escala enorme.

Como implementar inteligência artificial nas empresas?

Uma das maiores razões pelas quais as organizações usam a IA é o aumento da produtividade. Para algumas tarefas, a IA pode fazer as coisas com mais rapidez e eficiência do que os humanos.

Isso não significa que as empresas estão substituindo rapidamente todo o seu pessoal por essa tecnologia. Em vez disso, a IA está sendo usada como um multiplicador de força, aumentando o que pode ser realizado em várias ordens de grandeza e reduzindo os custos operacionais.

Esse aumento de produtividade pode assumir várias formas, mas, em geral, a IA pode executar tarefas manuais e repetitivas com precisão e rapidez muito grandes. A automação tem muitos benefícios, incluindo a redução do erro humano e a liberação dos funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

A IA também é chamada de tecnologia "inteligente". Ela desvenda riscos e oportunidades ocultos para extrair inteligência de ativos existentes. Podemos construir organizações mais inteligentes, eficientes e produtivas por meio da implementação da inteligência artificial nas empresas. São várias as possibilidades de uso dessa tecnologia. Assim, ela auxilia na resolução de diferentes questões dentro de cada negócio, conforme suas demandas.

Logo, a implementação depende, primeiro, de responder a algumas perguntas para dar os passos a seguir e escolher a tecnologia ideal, que entrega aquilo que a sua empresa precisa. Veja, a seguir, quais perguntas são essas.

Quais problemas você está tentando solucionar?

A implementação da inteligência artificial nas empresas deve ser feita com um objetivo. Portanto, comece pensando no problema que é preciso solucionar.

O aprendizado de máquina pode ajudar a solucionar esses problemas?

Apesar da versatilidade de uso da inteligência artificial nas empresas, nem tudo fica a encargo dessa tecnologia. Analise se o aprendizado de máquina de fato é aplicável para solucionar o problema que você identificou.

Há produtos prontos para venda com IA que solucionam esses problemas?

Se você perceber que uma máquina realmente pode resolver o problema identificado, veja se essa opção já existe no mercado. Considere que a inteligência artificial está sendo desenvolvida. Verifique se há produtos prontos e disponíveis.

Qual é o papel dos seres humanos e das máquinas?

A inteligência artificial veio como uma aliada do trabalho do ser humano. Então, estabeleça muito bem qual será o papel das pessoas e das máquinas dentro da sua empresa, para que você possa redefinir os processos de uma forma bem estruturada e eficiente.

Quais recursos humanos estão disponíveis para dedicar a um projeto de IA?

Será necessário que profissionais especialistas estejam à disposição para implementar a inteligência artificial na sua empresa. Nesse momento, ela tem esses recursos humanos disponíveis? É preciso contratar novos profissionais? Existe a possibilidade de fazer a terceirização desse tipo de trabalho?

Há dados suficientes prontos para IA: limpos, bem-organizados e etiquetados?

Não se esqueça de que a inteligência artificial trabalha com base em dados. Sendo assim, antes, a sua empresa precisa investir em uma estrutura que faça a coleta e o tratamento deles, com o objetivo de formar um banco para a IA trabalhar.

Sua empresa está pronta para essa transformação?

O uso de inteligência artificial em empresas gera um impacto significativo na maneira como o trabalho é executado. Por isso, a organização como um todo precisa trabalhar a sua cultura, promover um novo mindset para aceitar essa novidade e usar a IA como uma aliada.

Considere que ainda existe um preconceito muito grande em relação à inteligência artificial. Muitos ainda têm medo dessa nova tecnologia e, por isso, ela pode sofrer rejeição. Prepare o seu time para essa inovação.

Quais são as vantagens competitivas das empresas inteligentes?

A IA é um ramo da ciência da computação com inúmeras possibilidades e empregos diversos. Em 2018, ela já estava no ranking de tendências tecnológicas estratégicas elaborado pela Gartner Inc. Hoje, o investimento em IA é uma prioridade para 85% das empresas.

Para a líder mundial em consultoria na área de tecnologia da informação, a capacidade da IA melhorar processos e a experiência do consumidor será fundamental para a disputa do mercado nos próximos anos.

Logo, as empresas inteligentes que implementarem essa tecnologia de uma forma estratégica e precisa terão grandes vantagens competitivas. A seguir, apresentamos algumas delas.

Agilidade nos processos

Com uma capacidade de processamento e análise muito mais precisa do que a de um ser humano, as máquinas capacitadas para operar com IA podem ser usadas para agilizar os processos.

Isso reduz o número de etapas e a burocracia para o fechamento dos negócios. Assim, há um aumento na produtividade na empresa, ao mesmo tempo em que se observa uma melhoria na experiência dos clientes.

Redução de custos

Como dito, a inteligência artificial já é capaz de oferecer a automação de atividades básicas, como o primeiro atendimento aos consumidores e a solução de problemas simples predefinidos, com base na análise da conversa.

Além disso, ela possibilita que máquinas executem tarefas como a separação e o envio de mercadorias, o controle logístico e a análise de projetos para a prevenção de erros. Dessa forma, contribui para a redução de custos com folha de pagamento e de falhas humanas, também permitindo expandir horários de atendimento sem a necessidade do aumento das despesas.

Aumento do volume de negócios

Por tornar os processos mais ágeis e diminuir a probabilidade de falhas, a IA gera um aumento do volume de negócios. Os consumidores se sentem mais seguros e livres para interagirem com a empresa. Afinal, eles não precisam confiar seus dados a um desconhecido ou depender da sua disponibilidade.

Além disso, não há compromissos com horários, promessas ou explicações, o que os deixa mais tranquilos no momento da compra ou da assinatura do contrato. Ainda, estratégias de marketing e de publicidade automatizadas têm se mostrado mais eficientes por conseguirem lidar com um volume de dados maior, personalizando o contato com os clientes.

A inteligência artificial nas empresas já deixou de ser um tema do futuro. Ela está presente no dia a dia das organizações e em diversas áreas, agilizando processos, aumentando a satisfação dos clientes e reduzindo custos. Portanto, as empresas que não começarem desde já a planejar o uso da IA poderão perder mercado para a concorrência.

Aprofunde-se sobre o uso da IA nos negócios - faça o download gratuito do e-book "Tudo sobre Inteligência Artificial: tendências e aplicações nas empresas" e continue aprendendo sobre IA, suas tendências e alternativas de aplicação nas empresas.

Tudo sobre Inteligência Artificial: tendências e aplicações nas empresas

Publicados
Temas relacionados