Integração com CRM: por que contar com essa inovação?

Engana-se quem pensa que a inteligência artificial é ainda uma perspectiva futurista, que está fora das possibilidades atuais. Além de ser uma realidade do presente, a tecnologia de ponta está cada vez mais acessível às pessoas, principalmente para as que atuam no universo corporativo. Já está disponível uma série de ferramentas tecnológicas que automatizam processos e melhoram a eficiência operacional da empresa. Um dos mais importantes recursos é a integração com CRM.

E, então, você já ouviu falar nessa solução? Chegou a hora de entender por que a sua implementação é fundamental para o sucesso de um negócio. No post de hoje, vamos mostrar as principais vantagens de contar com a integração com CRM em uma empresa, sejam quais forem o seu segmento comercial e porte, de modo a enfatizar o quanto o uso dessa tecnologia é estratégico, facilitando significativamente a rotina da companhia. Não deixe de conferir!

A integração com CRM

O CRM, sigla para a expressão em inglês Customer Relationship Management, consiste em um conjunto de políticas, estratégias e tecnologias que visam a gerenciar a relação da empresa com a sua clientela na busca pela captação, otimização de experiências, satisfação e fidelização dos clientes. Essa perspectiva contribui de forma direta para a redução de custos, melhoria da qualidade dos serviços prestados e elevação dos lucros do negócio.

Na prática, o CRM constitui um sistema que administra a gestão do relacionamento da companhia com o cliente. Esse gerenciamento ocorre desde o primeiro contato com o potencial consumidor, estendendo-se até a etapa de pós-venda. A partir da integração, o CRM passa a interagir automaticamente com outros softwares e soluções tecnológicas utilizados pelo negócio, facilitando a coleta, o processamento e a análise de todos os dados que circulam pela empresa.

As vantagens da integração com CRM

Tendo em vista que já estamos na era digital, torna-se inviável para qualquer negócio ignorar as tecnologias destinadas ao uso corporativo. Isso fica ainda mais evidente quando se trata de CRM, pois afinal esse sistema é o carro chefe do relacionamento da companhia com os seus clientes. Na sequência, vamos mostrar as principais vantagens de adotar a integração com CRM. Leia agora mesmo!

Agilidade nos processos

Integrar os sistemas já usados pela empresa com um sistema CRM permite que os processos administrativos e comerciais sejam muito mais ágeis do que se forem executados de maneira isolada. Isso porque, somando-se diferentes funcionalidades, é possível, por exemplo, dar respostas mais rápidas e precisas às demandas apresentadas pelos clientes, efetuar transações financeiras em tempo real, assim como elaborar contratos e fechar negócios de forma remota.

A boa notícia é que atualmente existem variadas alternativas de integração que tornam a rotina operacional bem mais ágil, a depender dos sistemas computacionais que são utilizados pela companhia. Entre as mais eficientes soluções disponíveis no mercado estão a DocuSign para Microsoft, a DocuSign para Oracle e a DocuSign para Google, as quais auxiliam não só na melhoria dos processos, como na produtividade dos colaboradores.

Controle total dos documentos

Um dos maiores gargalos de um negócio na hora de gerir o relacionamento com os seus clientes tende a ser o controle documental ineficiente. Isso porque, em geral, a empresa opera com diferentes tipos de documentos, como contratos, notas fiscais, fichas de cadastros, ordens de serviço e orçamentos, que, por serem emitidos e armazenados em diferentes sistemas computacionais, redobram o trabalho dos profissionais e aumentam o tempo gasto para uma negociação com o consumidor.

A integração das tecnologias usadas com o CRM confere maior dinamicidade às interações entre cliente e empresa, o que possibilita o controle total dos documentos (o que inclui a proteção contra fraudes e extravios, assim como o pronto atendimento no fornecimento de documentação, quando solicitada pelo consumidor). Nessa ótica, algumas das melhores integrações oferecidas hoje são a DocuSign para Salesforce, a DoscuSign para Sap e a DocuSign para Apple.

Segurança e garantia 

Normalmente, para fazer negócio com uma empresa, o consumidor precisa se sentir à vontade e convencido de que, de fato, está adquirindo um serviço ou produto que vale a pena ser comprado. Além disso, na experiência que o cliente tem com a companhia, torna-se essencial identificar facilmente que ela é capaz de oferecer atendimento de qualidade e atender as necessidades e os interesses de forma rápida e eficaz. Esses fatores são cruciais para elevar o nível de satisfação da clientela.

É justamente nesse ponto que a integração com CRM contribui para propiciar maior segurança às operações que envolvem empresa e cliente, bem como garantir a eficiência de todo o processo de venda, que envolve ainda o antes e o depois da transação. Ao integrar o sistema que gerencia a relação entre a companhia e o consumidor a bancos de dados, softwares financeiros e canais de atendimento, as operações tornam-se protegidas de fraudes e as informações fluem com rapidez.

Altamente configurável

Outra vantagem da integração com CRM é a sua alta potencialidade de customização, o que garante que empresas de diferentes portes e ramos e com os mais variados tipos de softwares podem se beneficiar dessa solução. Dessa forma, a integração do sistema de gestão de relacionamento com o cliente a outras tecnologias pode ser configurada exatamente de acordo com as necessidades do negócio.

Retorno sobre investimento

Inicialmente, a integração com CRM pode parecer um investimento de alto custo para a companhia, já que envolve a interação entre diferentes sistemas que, se ainda não são automatizados, é essencial que sejam. Assim, quanto mais digitais são as operações efetuadas pela empresa, maiores serão os efeitos positivos que a integração trará para o seu funcionamento. A curto prazo, com o aumento da satisfação dos clientes, esse investimento não é só recuperado, como gera lucros.

A automação de processos não pode ser considerada um mero plus de uma empresa com relação aos seus concorrentes, figurando, na verdade, como um pré-requisito para o negócio que quer alcançar e manter o sucesso no nicho mercadológico em que atua. Nessa ótica, a integração com CRM tem papel central, uma vez que suas vantagens otimizam todo o funcionamento da companhia, proporcionando maior agilidade, segurança, organização e poder competitivo.

Vamos implementar a integração com CRM no seu negócio? É só entrar em contato com a DocuSign!

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