Inovação na área de RH: A tecnologia impulsiona o papel estratégico de RH

Ao longo de 2020, os departamentos de RH fizeram uso da tecnologia digital mais do nunca. Conforme olham para o que falta de 2021 e além, muitos estão reconhecendo que a tecnologia agora é essencial para superar seus maiores desafios e atingir suas metas de longo prazo. 

Relatório de tendências de RH de 2021 da DocuSign fornece uma análise estatística de 2020, oferecendo insight sobre como as equipes de RH usaram tecnologia para permanecerem ágeis perante uma mudança sem precedentes para operações remotas e como ela irá permitir que se preparem para o futuro. 

Com a tecnologia certa, RH pode alcançar as metas atuais e as prioridades de longo prazo  

Atualmente, as equipes de RH estão lidando com diversos desafios, como uma força de trabalho cada vez mais móvel, um mercado de trabalho altamente competitivo, uma falta de qualificação crescente e outros obstáculos. A maioria desses obstáculos indicam a necessidade de maior adaptação e a necessidade de melhor tecnologia. Duas em cada cinco organizações reconhecem a tecnologia como uma maneira para atrair gerações mais jovens de trabalhadores e para aumentar a agilidade das equipes de contratação.

Pensando nos cinco próximos anos, as equipes de RH veem um foco ainda maior em atrair, desenvolver e reter talento. Cerca de 70% dos que responderam afirmam que essas iniciativas referentes a talento estarão mais em foco. Essas prioridades futuras devem se assemelhar muito às atuais, exceto por uma mudança importante: A adoção de novas tecnologias vai para o topo da lista. De fato, as equipes de RH consideram ferramentas como sistemas de gestão de recursos humanos (85%), sistemas de planejamento de recursos corporativos (77%) e sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (66%) como críticas para seu sucesso nos próximos cinco anos.

Inovadores de RH são estratégicos e conhecem tecnologia

A tecnologia não apenas ajuda as equipes de RH a superar obstáculos e alcançar suas metas, também pode transformá-las em colaboradores mais estratégicos na organização, a pesquisa da DocuSign revelou. No relatório, "estrategistas" foram definidos como aqueles que são vistos como um "parceiro estratégico" na organização e que frequentemente buscam maneiras para inovar por meio de novas soluções e ferramentas. Outros que responderam foram classificados como "executores", um grupo menos inovador com foco principal na execução das funções táticas de RH, como contratação. 

Uma das principais diferenças identificadas em como os dois grupos operam foi que os estrategistas geralmente estão mais profundamente arraigados em suas organizações e em suas metas do que seus colegas executores. O ponto central identificado dessa diferença foi o compromisso com a tecnologia. Os estrategistas tem maior probabilidade do que os executores de usar soluções como software de rastreamento de candidatos, de gerenciamento de treinamento, de gerenciamento de benefícios e de assinatura eletrônica. Essa descoberta não é uma surpresa, uma vez que essas soluções digitais visam unificar, simplificar e automatizar tarefas, permitindo que os estrategistas sejam colaborativos, multifuncionais e adaptáveis.

Essa adaptabilidade virá a ser mais essencial somente conforme as equipes rivalizarem por um lugar na mesa no novo ambiente de trabalho. As equipes de RH que adotarem completamente a tecnologia digital agora para simplificar tarefas rotineiras e solucionar novos problemas estarão mais bem posicionadas como parceiros de negócios estratégicos dentro da organização.

Juntamente com a estratégia certa, a tecnologia ajudará as equipes de RH a se adaptarem

Um sistema de tecnologia devidamente integrado permite que as equipes de RH se tornem mais adaptáveis perante mudanças. Isso também fornece uma solução para a crescente pressão para superar desafios, incluindo preencher vagas rapidamente, reduzir as lacunas de qualificações e fornecer experiências positivas a funcionários com expectativas crescentes. 

Para que as equipes de RH se tornem parceiros estratégicos em suas organizações, elas precisam da tecnologia certa. De plataformas altamente automatizadas que tiram tarefas repetitivas das mãos de RH até soluções que aceleram os fluxos de trabalho e reduzem erros, as ferramentas de hoje podem permitir que as equipes de HR realizem seu trabalho de uma melhor forma.

Para uma análise mais aprofundada das mudanças e oportunidades que impulsionam o setor de RH hoje, confira o mais recente Relatório de tendências de RH da DocuSign

Publicados
Temas relacionados