16 ferramentas colaborativas que vão impulsionar o seu negócio

impulsionar o seu negócio

 

O trabalho colaborativo sempre foi a chave para o desenvolvimento de qualquer projeto. Com as ferramentas online hoje disponíveis, essa sinergia entre colaboradores e gestores é levada ao extremo, otimizando substancialmente a produtividade das equipes.

Pensando nisso, preparamos este post, para mostrar a você 16 ferramentas colaborativas capazes de elevar os resultados do seu negócio. Confira!

Produzindo e capturando notas

 

1. Google Keep

Keep é um aplicativo de notas que preza pela simplicidade e eficiência. Utilizando os post-its como inspiração, ele exibe suas breves anotações em um painel que lembra um quadro com notas adesivas fixadas. Você pode registrar suas ideias e lembretes em formas de texto comum, listas, áudio ou fotos.

Para tornar o gerenciamento ainda mais eficiente, você pode configurar lembretes para as notas. Obviamente, não podemos esquecer da função colaborativa: é possível compartilhar as notas com membros da sua equipe, para otimizar ainda mais a realização das tarefas.

 

2. Evernote

Evernote eleva o gerenciamento de notas a outro nível. Por meio dele, é possível capturar imagens, textos, áudio, PDF, vídeo e qualquer outro tipo de arquivo. Com a extensão Web Clipper, presente nos principais navegadores, é possível capturar páginas inteiras da internet.

O aplicativo organiza as notas em cadernos e utiliza um sistema de tags muito eficiente para aprimorar o gerenciamento. Com ele, você consegue gerir projetos inteiros com sua equipe.

 

Organizando as tarefas

 

3. Todoist

Está difícil lidar com tantos afazeres no dia a dia? Então, sua solução pode estar no Todoist. Com ele, você pode tanto organizar suas próprias atividades quanto delegar tarefas para outros membros do seu time — além de poder acompanhar o progresso de cada um. Para isso, o aplicativo permite formar grupos de trabalho, montar projetos e segmentar os itens por etiquetas e filtros.

 

4. Wunderlist

Na mesma linha de gerenciadores de tarefas temos o Wunderlist. É uma das ferramentas colaborativas mais conhecidas do gênero, sincronizando lembretes e tarefas em todos os seus dispositivos. A versão Wunderlist Pro permite trabalhar em equipe, compartilhar e delegar seus afazeres com colaboradores.

 

Criando, compartilhando e formalizando documentos

 

5. Assinatura Eletrônica

A Assinatura Eletrônica  é um recurso que permite a validação jurídica de qualquer documento eletrônico. Assim, ela tem o mesmo valor de uma assinatura a próprio punho. Para garantir a autenticidade dos documentos, a ferramenta utiliza uma série de algoritmos de criptografia assimétrica.

Na prática, é possível formalizar contratos a distância, agilizando o fechamento de negócios e o andamento de projetos. Assim, otimiza-se o tempo tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Um dos principais fornecedores do serviço no Brasil é a DocuSign, que garante que documentos tenham signatários ao redor do mundo, sem pagar a mais para cada assinatura.

 

6. Google Documentos e Planilhas

Partindo para a produção e o compartilhamento de documentos, temos dois dos principais produtos da Google: Documentos Planilhas. O primeiro é focado na criação, edição e revisão de textos, enquanto que com o segundo é possível fazer tabelas dinâmicas, listas, cálculos e análise de dados.

Ambos os aplicativos investem no trabalho colaborativo, e fazem isso com excelência. Eles permitem trabalhar em conjunto no mesmo documento simultaneamente e possuem ferramentas para que os colaboradores se comuniquem por meio de comentários.

 

7. Microsoft Office Online

A Microsoft já é bem conhecida pelo seu pacote Office. Desse kit de softwares, o Word e o Excel são as aplicações mais conhecidas e usadas. Além dos formatos para desktop já bem populares, a empresa investiu em versões online que facilitam o trabalho colaborativo e dispensam a instalação no computador, pois rodam no próprio navegador.

Assim como nos produtos da Google, é possível realizar edições colaborativas e interagir por meio de comentários e marcações.

 

Gerenciando projetos e equipes

 

8. Trello

Quando se fala em gerenciamento de projetos, o Trello é uma das principais ferramentas colaborativas recomendadas. Ele utiliza como base o sistema de kanban em um esquema de quadros, listas e cartões para organizar o fluxo das atividades.

A flexibilidade do aplicativo permite uma enorme variedade de usos e metodologias de gerenciamento. Por exemplo, os Power-ups, que funcionam como plugins, adicionam uma infinidade de funcionalidades, além de realizar integrações com outros serviços, como o Evernote, o Slack e Google Drive.

 

9. Asana

Asana é uma das plataformas de gerenciamento de projetos para equipes mais completas do mercado. É possível fazer listas de afazeres, delegar tarefas, acompanhar o progresso das atividades em tempo real. Com isso, você pode criar e gerenciar trabalhos, montar times de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e listas.

 

10. Redbooth

Temos aqui uma ferramenta ainda pouco conhecida no Brasil, mas igualmente eficiente às alternativas mais populares. Ela se destaca por ser bem completa e fornecer recursos ainda inexistentes em seus concorrentes.

Redbooth permite o gerenciamento de equipes por meio do compartilhamento e monitoramento de tarefas, que podem ser atribuídas a grupos ou a membros individuais. Os usuários podem trocar mensagens na plataforma, enviar arquivos e criar notas.

Alguns dos seus diferenciais são a possibilidade de fazer videoconferências, de gerar de relatórios gráficos e fornecer armazenamento ilimitado.

 

Aprimorando a comunicação entre as equipes

 

11. Skype

Falando em videoconferências, temos o Skype — o serviço de chamadas de vídeo mais conhecido da web. Essa é sua função principal, facilitando a comunicação de equipes e profissionais remotos, que pode ser feita também por mensagens de textos e áudio.

 

12. Google Hangouts

Hangouts é a solução do Google para a realização de chamadas de vídeo. Se você já usa as outras ferramentas colaborativas da empresa, essa é a escolha ideal, pois se integra perfeitamente ao G Suíte e às demais aplicações da gigante das buscas.

 

13. Slack

O objetivo do Slack é integrar equipes remotas. Ele forma um ecossistema avançado de comunicação por meio de mensagens instantâneas, transferência de arquivos e um sistema de busca incrível. Além disso, ele pode ser integrado a muitas outras ferramentas colaborativas, como o Trello.

 

Organizando seus arquivos

 

14. Google Drive

O armazenamento de arquivos na nuvem é um serviço simplesmente indispensável para o trabalho colaborativo. O Drive é uma das ferramentas do gênero que mais cresceu nos últimos anos, possibilitando integração com uma extensa gama de outras soluções da web.

 

15. OneDrive

Temos aqui a já bem consolidada solução da Microsoft para o armazenamento remoto. Para empresas que usam o pacote Office, o OneDrive pode ser a escolha mais óbvia, em virtude da integração com os demais serviços da empresa.

 

16. Dropbox

Apesar de ter grandes concorrentes, o Dropbox é, sem dúvida, o serviço de cloud mais eficiente e estável da web. Afinal, esse é o core business da empresa. Ele está presente na maior parte dos sistemas operacionais mobile e desktop, inclusive no Linux.

Um dos recursos que tornam essa ferramenta bem interessante é sua tecnologia Smart Sync, que consegue sincronizar dispositivos do usuário que estejam conectados à mesma rede local. Isso torna o processo muito mais rápido.

Boa parte das empresas já utiliza uma ou mais dessas ferramentas colaborativas. Se seu negócio não está incluído nesse grupo, chegou a sua vez. Não perca tempo e invista na produtividade da sua equipe.

Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e contribua para fomentar esse espírito colaborativo!

 

 

Publicados
Temas relacionados