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16 ferramentas colaborativas que vão impulsionar o seu negócio

O trabalho colaborativo sempre foi a chave para o desenvolvimento de qualquer projeto. Com as ferramentas online hoje disponíveis, essa sinergia entre colaboradores e gestores é levada ao extremo, otimizando substancialmente a produtividade das equipes.

Pensando nisso, preparamos este post, para mostrar a você 16 ferramentas colaborativas capazes de elevar os resultados do seu negócio. Confira!

Produzindo e capturando notas

1. Google Keep

Keep é um aplicativo de notas que preza pela simplicidade e eficiência. Utilizando os post-its como inspiração, ele exibe suas breves anotações em um painel que lembra um quadro com notas adesivas fixadas. Você pode registrar suas ideias e lembretes em formas de texto comum, listas, áudio ou fotos.

Para tornar o gerenciamento ainda mais eficiente, você pode configurar lembretes para as notas. Obviamente, não podemos esquecer da função colaborativa: é possível compartilhar as notas com membros da sua equipe, para otimizar ainda mais a realização das tarefas.

2. Evernote

Evernote eleva o gerenciamento de notas a outro nível. Por meio dele, é possível capturar imagens, textos, áudio, PDF, vídeo e qualquer outro tipo de arquivo. Com a extensão Web Clipper, presente nos principais navegadores, é possível capturar páginas inteiras da internet.

O aplicativo organiza as notas em cadernos e utiliza um sistema de tags muito eficiente para aprimorar o gerenciamento. Com ele, você consegue gerir projetos inteiros com sua equipe.

Organizando as tarefas

3. Todoist

Está difícil lidar com tantos afazeres no dia a dia? Então, sua solução pode estar no Todoist. Com ele, você pode tanto organizar suas próprias atividades quanto delegar tarefas para outros membros do seu time — além de poder acompanhar o progresso de cada um. Para isso, o aplicativo permite formar grupos de trabalho, montar projetos e segmentar os itens por etiquetas e filtros.

4. Wunderlist

Na mesma linha de gerenciadores de tarefas temos o Wunderlist. É uma das ferramentas colaborativas mais conhecidas do gênero, sincronizando lembretes e tarefas em todos os seus dispositivos. A versão Wunderlist Pro permite trabalhar em equipe, compartilhar e delegar seus afazeres com colaboradores.

Criando, compartilhando e formalizando documentos

5. Assinatura Eletrônica

A Assinatura Eletrônica  é um recurso que permite a validação jurídica de qualquer documento eletrônico. Assim, ela tem o mesmo valor de uma assinatura a próprio punho. Para garantir a autenticidade dos documentos, a ferramenta utiliza uma série de algoritmos de criptografia assimétrica.

Na prática, é possível formalizar contratos a distância, agilizando o fechamento de negócios e o andamento de projetos. Assim, otimiza-se o tempo tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Um dos principais fornecedores do serviço no Brasil é a DocuSign, que garante que documentos tenham signatários ao redor do mundo, sem pagar a mais para cada assinatura.

6. Google Documentos e Planilhas

Partindo para a produção e o compartilhamento de documentos, temos dois dos principais produtos da Google: Documentos Planilhas. O primeiro é focado na criação, edição e revisão de textos, enquanto que com o segundo é possível fazer tabelas dinâmicas, listas, cálculos e análise de dados.

Ambos os aplicativos investem no trabalho colaborativo, e fazem isso com excelência. Eles permitem trabalhar em conjunto no mesmo documento simultaneamente e possuem ferramentas para que os colaboradores se comuniquem por meio de comentários.

7. Microsoft Office Online

A Microsoft já é bem conhecida pelo seu pacote Office. Desse kit de softwares, o Word e o Excel são as aplicações mais conhecidas e usadas. Além dos formatos para desktop já bem populares, a empresa investiu em versões online que facilitam o trabalho colaborativo e dispensam a instalação no computador, pois rodam no próprio navegador.

Assim como nos produtos da Google, é possível realizar edições colaborativas e interagir por meio de comentários e marcações.

Gerenciando projetos e equipes

8. Trello

Quando se fala em gerenciamento de projetos, o Trello é uma das principais ferramentas colaborativas recomendadas. Ele utiliza como base o sistema de kanban em um esquema de quadros, listas e cartões para organizar o fluxo das atividades.

A flexibilidade do aplicativo permite uma enorme variedade de usos e metodologias de gerenciamento. Por exemplo, os Power-ups, que funcionam como plugins, adicionam uma infinidade de funcionalidades, além de realizar integrações com outros serviços, como o Evernote, o Slack e Google Drive.

9. Asana

Asana é uma das plataformas de gerenciamento de projetos para equipes mais completas do mercado. É possível fazer listas de afazeres, delegar tarefas, acompanhar o progresso das atividades em tempo real. Com isso, você pode criar e gerenciar trabalhos, montar times de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e listas.

10. Redbooth

Temos aqui uma ferramenta ainda pouco conhecida no Brasil, mas igualmente eficiente às alternativas mais populares. Ela se destaca por ser bem completa e fornecer recursos ainda inexistentes em seus concorrentes.

Redbooth permite o gerenciamento de equipes por meio do compartilhamento e monitoramento de tarefas, que podem ser atribuídas a grupos ou a membros individuais. Os usuários podem trocar mensagens na plataforma, enviar arquivos e criar notas.

Alguns dos seus diferenciais são a possibilidade de fazer videoconferências, de gerar de relatórios gráficos e fornecer armazenamento ilimitado.

Aprimorando a comunicação entre as equipes

11. Skype

Falando em videoconferências, temos o Skype — o serviço de chamadas de vídeo mais conhecido da web. Essa é sua função principal, facilitando a comunicação de equipes e profissionais remotos, que pode ser feita também por mensagens de textos e áudio.

12. Google Hangouts

Hangouts é a solução do Google para a realização de chamadas de vídeo. Se você já usa as outras ferramentas colaborativas da empresa, essa é a escolha ideal, pois se integra perfeitamente ao G Suíte e às demais aplicações da gigante das buscas.

13. Slack

O objetivo do Slack é integrar equipes remotas. Ele forma um ecossistema avançado de comunicação por meio de mensagens instantâneas, transferência de arquivos e um sistema de busca incrível. Além disso, ele pode ser integrado a muitas outras ferramentas colaborativas, como o Trello.

Organizando seus arquivos

14. Google Drive

O armazenamento de arquivos na nuvem é um serviço simplesmente indispensável para o trabalho colaborativo. O Drive é uma das ferramentas do gênero que mais cresceu nos últimos anos, possibilitando integração com uma extensa gama de outras soluções da web.

15. OneDrive

Temos aqui a já bem consolidada solução da Microsoft para o armazenamento remoto. Para empresas que usam o pacote Office, o OneDrive pode ser a escolha mais óbvia, em virtude da integração com os demais serviços da empresa.

16. Dropbox

Apesar de ter grandes concorrentes, o Dropbox é, sem dúvida, o serviço de cloud mais eficiente e estável da web. Afinal, esse é o core business da empresa. Ele está presente na maior parte dos sistemas operacionais mobile e desktop, inclusive no Linux.

Um dos recursos que tornam essa ferramenta bem interessante é sua tecnologia Smart Sync, que consegue sincronizar dispositivos do usuário que estejam conectados à mesma rede local. Isso torna o processo muito mais rápido.

Boa parte das empresas já utiliza uma ou mais dessas ferramentas colaborativas. Se seu negócio não está incluído nesse grupo, chegou a sua vez. Não perca tempo e invista na produtividade da sua equipe.

Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e contribua para fomentar esse espírito colaborativo!

1 Comentário

  1. Para esta lista realmente perfeita de ferramentas que eu gostaria de adicionar ProofHub. É uma ferramenta de gerenciamento e colaboração de projetos. Com o ProofHub, suas equipes, clientes e toda a comunicação do projeto permanecem em um só lugar. Não há necessidade de investir em muitas ferramentas diferentes para administrar seus negócios. Este software de gerenciamento de projetos torna fácil criar planos, colaborar com equipes e clientes, manter as coisas organizadas e entregar projetos no prazo.

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