Identificação Digital: como funciona o DocuSign Identify

A identificação digital é um recurso de segurança central na hora de fazer uma gestão eficiente de contratos, reduzir a complexidade dos processos e minimizar o custo de suas operações. Além de contar com ferramentas como o CLM — que simplifica os processos desde antes da assinatura até as etapas finais —, também é importante ter instrumentos na hora de verificar a identidade dos signatários.

Investir em tecnologias que integrem esse tipo de camada de segurança permite que a sua empresa tenha recursos que vão além das práticas comuns de clicar em um link enviado por e-mail para verificar a identidade dos responsáveis pelo contrato.

Se você quer saber como o DocuSign Identify aumenta o nível de autenticação para evitar acessos indevidos (evitando prejuízos e sanções para a sua corporação durante os processos contratuais), continue a leitura e confira o nosso conteúdo!

O que é identificação digital?

A identificação digital é um recurso que permite à pessoa física ou jurídica ser identificada de maneira eletrônica — ou seja, ela autentica a identidade de um indivíduo ou organização no ambiente online. Isso possibilita eliminar a necessidade de documentos físicos, pois as informações já foram armazenadas e validadas de forma eletrônica.

Tais registros são codificados na intenção de contar dados pessoais de um usuário, tais como seu nome, CPF, RG, endereço, telefone e demais informações relevantes.

Essa identificação pode ser feita por meio da biometria ou de outra prova de vida que envolva as características físicas de uma pessoa, tal como em um vídeo, reconhecimento por voz ou uso da impressão digital. Esses registros são mantidos em sigilo, e apenas pessoas autorizadas podem ter acesso a eles.

Como funciona o DocuSign Identify?

O DocuSign Identify é um recurso disponível para os clientes DocuSign. Ele permite realizar a verificação e identificação digital do signatário nos processos contratuais. Essa solução vai além da tradicional prática de validação por e-mail.

Quer saber mais sobre o funcionamento do DocuSign Identify? Então, continue a leitura e confira como ele pode ajudar o seu negócio!

Entenda os tipos de soluções de identificação digital

Em geral, as ferramentas mais tradicionais de identificação digital fazem a verificação por meio de confirmação do e-mail. Porém, o DocuSign Identify oferece para a sua empresa outras opções que simplificam a identificação em processos contratuais.

Por exemplo, é possível utilizar o certificado digital ICP-Brasil para assinaturas, realizar personalizações de verificação conforme o que a situação demanda e registrar todo o processo por meio de APIs.

Além disso, você pode habilitar a autenticação de dois fatores a fim de fazer a identificação por meio de SMS ou então usar o ID Verification, que permite verificações biométricas e vídeos selfie — nessa última situação, ocorre o uso de IA para aumentar a segurança e validar a identificação digital.

Veja como o DocuSign Identify pode ser usado

Existem diversos processos na empresa que podem demandar a identificação digital das partes que vão assinar o contrato. Por isso, contar com uma ferramenta como o DocuSign Identify é uma ótima alternativa para aumentar a segurança e a agilidade das operações.

O DocuSign Identify pode facilitar diversas tarefas relacionadas aos processos contratuais, como:

  • abrir contas;
  • fazer integrações;
  • solicitar seguros, empréstimos e financiamentos;
  • assinar contratos;
  • fazer a gestão de consentimento dos pacientes;
  • integrar novos funcionários à empresa.

Há muitas possibilidades para aplicar o DocuSign Identify no negócio e melhorar a produtividade. Mas, caso você ainda esteja na dúvida, vamos destacar as vantagens de investir nessa ferramenta, a seguir.

Quais são os benefícios de usar o DocuSign Identify?

Encontrar formas de se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado de atuação é muito importante. Com o DocuSign Identify, é possível construir um posicionamento forte por diversos fatores.

Explicamos mais sobre eles, a seguir. Confira!

Reduza os riscos das operações

Segundo uma pesquisa da Fortinet realizada em 2022, ocorreram mais de 100 bilhões de tentativas e ataques cibernéticos no Brasil. Por isso, investir em soluções que reduzem esses riscos é essencial para a sua empresa.

Com um bom processo de identificação digital, que pode ser obtido a partir do uso do DocuSign Identify, você aumenta os recursos de proteção do negócio e melhora a gestão de riscos. Consequentemente, fica mais simples ganhar a confiança do mercado e dos clientes, o que tende a aumentar o número de contratos fechados.

Assim, o negócio tem potencial para elevar a lucratividade e se tornar referência.

Proteja os seus contratos

Com maior relevância no mercado e fechando mais contratos — principalmente de alto valor —, é preciso ter recursos que assegurem a proteção aos dados e evitem vazamentos. Nesse sentido, o DocuSign Identify também pode ajudar.

Ele oferece a possibilidade de integração aprimorada entre o sistema de assinatura e de identificação digital, oferecendo uma experiência conectada por meio das soluções da DocuSign.

Dessa maneira, além de aumentar a proteção, você assegura agilidade às negociações e aumenta a satisfação dos parceiros da empresa e também dos clientes — sem contar que melhora a experiência.

Proporcione uma experiência conectada

A experiência do cliente é um elemento crucial na hora de fidelizar o público e manter a lucratividade do seu negócio. Por isso, investir em ferramentas como o eSignature e Identify é uma ótima alternativa. Ao escolher as soluções nativas DocuSign e fazer as integrações com o suporte via API, você assegura que tudo estará em pleno funcionamento, evitando atrasos ou perda de negociações.

Faça a identificação digital e aumente a segurança

Com essa plataforma, é possível fazer a identificação digital e verificação de identidade por meio de métodos sofisticados. Essa possibilidade aumenta a segurança da empresa e garante mais tranquilidade na hora de fazer as negociações com clientes e fornecedores.

Ao contar com o DocuSign Identify para realizar a identificação digital dos seus contratos, além de criar uma experiência muito mais segura para os envolvidos no ciclo de vida desse documento, sua empresa evita diversos problemas decorrentes de fraudes que podem arruinar a imagem da sua marca no mercado. Portanto, não deixe de investir em instrumentos para proteger seus dados e minimizar erros na verificação dos signatários.

Quer conhecer essas e muitas outras soluções, sem mexer no seu orçamento? Então, experimente a DocuSign gratuitamente por 30 dias e descubra como aumentar a produtividade do seu negócio!

Publicados
Temas relacionados