Google: como uma única assinatura transformou a internet

google

Quantas vezes, apenas hoje, você já precisou tirar uma dúvida rápida? Quando isso aconteceu, com certeza a primeira coisa que você fez foi acessar uma conhecida barra de busca para verificar a resposta. O que antes ocupava horas do seu dia em uma biblioteca, agora precisa de poucos segundos de pesquisa no seu celular ou computador para encontrar todas as informações que necessita. E o Google começou com este propósito: um buscador que permitia essa facilidade para as pessoas, tornando mais acessível e fácil o conhecimento. Hoje, esta é apenas a ponta do iceberg.

A assinatura que permitiu o começo da inovação

Sergei Brin e Larry Page desenvolveram um método de pesquisa que permitia recuperar qualquer coisa da infinidade de informações disponíveis na internet. Mesmo com essa ferramenta incrivelmente útil, não seria possível tornar algo grande sem a ajuda financeira necessária. Enquanto tentavam impressionar grandes investidores, Andy Bechtolsheim, conhecido por projetar um computador poderoso com rede interna chamado estação de trabalho SUN e por ser o co-fundador da Sun Microsystems, viu o potencial do projeto e decidiu ser o anjo a dar asas ao Google.

Em 1997, durante a apresentação de Brin e Page, ele assinou um cheque no valor de U$S 100 mil. Este foi o marco para a criação do Google Inc. Depois de correrem com toda a papelada necessária, receberam o dinheiro e começaram a fazer tudo acontecer, chegando a receber cerca de U$S 1 milhão em capital de investimento. 

Com uma assinatura, Bechtolsheim ficou conhecido como um dos investidores anjos de maior sucesso no Vale do Silício. Acordos como esse ocorrem o tempo todo e resultam em inovações como o Google, que transformam o mundo e mudam vidas. Leia o livro “A História da Inovação em 50 acordos” e descubra como surgiram inovações em diversos setores, como Star Wars e o primeiro computador. O download do livro completo é gratuito e pode ser feito aqui.

E depois?

Em 2000, a empresa começou a vender espaços publicitários para os anunciantes e foi assim que o Google Adwords nasceu. Até hoje, essa é uma das principais fontes de renda da gigante de tecnologia. Mesmo com o início do uso da ferramenta, o Google conquistou sua independência financeira apenas em 2004, quando a empresa fez a oferta inicial das ações (IPO). Neste mesmo ano, lançaram o Gmail, que demandou cinco anos de testes antes de ser disponibilizado ao público.

Nos anos seguintes, 2005 e 2006, a empresa adquiriu o Android e o YouTube - outros grandes produtos que estavam no mercado. Já o serviço de armazenamento de nuvem, o Drive, chegou apenas em 2012, onde é possível fazer planilhas, apresentações e documentos de textos, que aceitam, inclusive, assinaturas digitais com a extensão da DocuSign.

3 truques para conseguir o máximo de informações com o Google

Depois dessa história, que tal aprender como aproveitar ao máximo uma das maiores inovações que o Google trouxe: a barra de buscas?

  1. Pesquise em um site específico

Às vezes, alguns sites não fornecem barra de busca, mas não tem problema, pois o Google consegue fazer a pesquisa nele para você. Basta usar “site:nomedosite.com”, por exemplo: “Google” site:docusign.com.br.

  1. Encontre arquivos específicos

Muitas vezes você precisa apenas de uma apresentação ou pdf, mas o Google te mostra uma infinidade de outras opções. Sem problemas. É possível utilizar um filtro para buscar o arquivo específico que precisa. Para tanto, basta usar “filetype:”, por exemplo “DocuSign” filetype:ppt

  1. Contas

O Google tem uma calculadora na barra de busca! Basta digitar a expressão que ele informa o resultado.

Conheça mais inovações que mudaram o mundo, faça o download do livro “A História da Inovação em 50 acordos”.

 

 

Publicados
Temas relacionados