Entenda como a gestão por resultados pode ajudar sua empresa

 

gestão por resultados

Seja no setor público ou na iniciativa privada, o alcance de altos níveis de desempenho é um dos principais objetivos de qualquer organização. O desafio para essa conquista, no entanto, é descobrir o que fazer exatamente para obtê-la, tendo em vista a grande quantidade de variáveis que estão envolvidas no funcionamento de um negócio.

É nesse contexto que surge a gestão por resultados como uma solução não só viável como eficiente para o desenvolvimento empresarial.

No post de hoje, vamos ajudar você a melhorar a performance da sua empresa. Para tanto, vamos mostrar o que é a gestão por resultados, como ela funciona e qual a sua importância para uma corporação. Além disso, explicaremos quais são os pilares que fundamentam essa metodologia operacional, as suas possibilidades de aplicação em um negócio e algumas das formas de mensuração disponíveis para esse modelo.

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O que é a gestão por resultados?

Proveniente da expressão em inglês Management by Results (MBR), o conceito de gestão por resultados diz respeito a um modo de gerir um negócio que se baseia em priorizar o alcance de resultados em absolutamente todas as atividades de todos os profissionais que compõem o time da companhia.

A principal finalidade desse modelo organizacional é elevar de forma significativa o desempenho da companhia na totalidade de suas ações, tanto internas quanto externas.

Assim, a gestão por resultados consiste em um modelo de administração que cria uma nova perspectiva de gerenciamento, o que, por sua vez, gera mudanças em toda a cultura organizacional e cadeia produtiva do negócio.

De forma diferente da gestão clássica, na qual a obtenção de resultados mantém o foco nos processos, nessa modalidade inovadora, as tomadas de decisão têm como base os objetivos e as metas que devem ser alcançadas em conjunto aos valores da empresa.

Como a gestão por resultados funciona?

O funcionamento da gestão por resultados considera a estipulação de objetivos (macros e micros), a especificação de ações para o seu alcance e a tomada de decisão participativa entre gestores e liderados a partir de um planejamento estratégico.

Além disso, a efetividade dessa metodologia depende da articulação entre o controle da execução de atividades pelos profissionais e a flexibilidade de reorganização das estratégias de trabalho, quando necessário.

Portanto, essa metodologia gerencial exige uma boa dose de equilíbrio técnico e bom senso para que possa dar frutos em um negócio. Para isso, é fundamental que a empresa não imponha procedimentos com alto grau de rigidez, e sim que foque nos resultados que serão obtidos.

Isso não quer dizer que os fins justifiquem os meios, mas, significa que a companhia deve estabelecer as suas diretrizes voltadas para o produto, em vez de atentar-se apenas ao processo.

Qual é a importância desse modelo para a empresa?

A implementação da gestão por resultados é importante porque gera uma série de melhorias para a empresa. Há ganhos com relação à capacidade de os colaboradores executarem o seu trabalho, uma vez que os objetivos passam a ser mais claros e precisos.

Ocorrem melhoras significativas na comunicação entre chefia e funcionários, que ao partilharem de uma meta geral comum e bem delineada, tendem a trocar informações com objetividade e com menor número de ruídos.

A motivação dos profissionais também aumenta, pois estando envolvidos em todo o processo de alcance de objetivos, tendem a reconhecer a importância do seu trabalho e se sentir pertencentes à companhia, o que gera maior engajamento ao desempenho de suas funções e o consequente aumento da produtividade.

Os processos de planejamento e de tomada de decisões também são otimizados, uma vez que a empresa passa a dispor de dados mais fidedignos nos quais se embasar.

Quais são os pilares da gestão por resultados?

Considerando a sua natureza e modo de funcionamento, existem certos parâmetros que sustentam a metodologia de gestão por resultados. Esses pilares podem ser sintetizados como:

  • a referência principal para todo o processo gerencial é o resultado que se pretende atingir;
  • a responsabilidade tanto pelos resultados alcançados quanto por aqueles que não foram obtidos (as oportunidades não aproveitadas) é de todos os envolvidos;
  • todos os elementos e operações da empresa precisam estar integrados, caminhando em conjunto na busca pelos mesmos resultados, de maneira a contribuírem cada um com o cumprimento de suas atribuições.
  • ainda que procedimentos e processos sejam importantes, a ênfase deve ser nos resultados atingidos.

Como aplicar essa metodologia na empresa?

Para ser efetiva, a gestão por resultados deve ser aplicada em 5 etapas: revisão dos objetivos organizacionais, estabelecimento dos objetivos dos profissionais, acompanhamento do processos, avaliação do desempenho e recompensa. Confira detalhes de cada uma delas:

  • na primeira fase, é preciso que os gestores tenham uma visão precisa dos objetivos de abrangência macro, de modo a conhecerem com clareza os ensejos da companhia e o seu planejamento estratégico;
  • durante a segunda etapa, é fundamental que a equipe de gestão e os seus subordinados se reúnam a fim de estabelecer acordos sobre os objetivos a serem desenvolvidos e os objetivos que se pretende alcançar com o seu trabalho, de modo a definirem os prazos para as execuções operacionais;
  • na etapa de acompanhamento de processos, é preciso que, periodicamente, gestores e colaboradores façam reuniões para verificar se os objetivos estão sendo atingidos;
  • a penúltima etapa de aplicação da gestão por resultados demanda que o desempenho de cada funcionário seja avaliado de acordo com o grau de alcance dos objetivos delineados, o que inclui a indicação de obtenções parciais, quando for o caso;
  • na fase final do fluxo de gerenciamento, os colaboradores são recompensados pelos resultados que obtiveram, o que funciona como um mecanismo de motivação profissional e contribui para o aumento da produtividade.

De que formas mensurar a gestão por resultados?

Para identificar se a metodologia de gestão por resultados está funcionando em um negócio, é preciso contar tanto com informações qualitativas, como o feedback dos profissionais, quanto com métricas de natureza quantitativas capazes de evidenciar e analisar dados de diferentes fontes. Aproveitando os diversos recursos tecnológicos disponíveis, vale a pena utilizar, por exemplo, indicadores de produtividade e indicadores de performance.

O que é a gestão com foco em processos?

A gestão com foco em processos é a junção de várias práticas focadas em melhorar os meios organizacionais de uma empresa de forma contínua. Basicamente, ela consiste em identificar, desenvolver, monitorar e controlar os processos, algo que não só se relaciona com as atividades da companhia, mas com a própria gestão delas.

Sendo assim, é uma prática muito importante para que a empresa consiga se manter no mercado, principalmente, para se preparar para as novas realidades.

O que são processos?

Para entender melhor sobre a gestão é preciso compreender o que significa processos. Eles representam um conjunto de atividades para atingir um determinado objetivo e que são realizadas tanto por pessoas quanto equipamentos.

Quais são as principais características da gestão de Processos?

A gestão de processos pode ser dividida em cinco atividades que garantem a sua implementação. Eles são:

  • modelação: aqui, o objetivo é a flexibilidade. A empresa deve ter sistemas que permitem a alteração de pontos, de fluxo de trabalho e também de seus processos. Para que isso seja possível, a comunicação é fundamental, inclusive, para definir quais são as mudanças. Além de uma estimativa para entender de que forma isso poderá alterar o desempenho dos colaboradores;
  • documentação: como segunda atividade, a documentação será um fator importante para garantir o registro e para servir de material de consulta para a gestão e colaboradores. Essa será uma boa oportunidade para não restringir as informações e deixar que apenas alguns colaboradores saibam o que fazer;
  • entrega de valor: os processos funcionam como maneiras de atingir objetivos. Metas para garantir um valor à empresa. Nesse sentido, o foco é determinar claramente qual é o motivo de se estar implementando certo processo. Isso servirá não só como um guia inicial, mas também significa que se não está tão claro, provavelmente, existe a necessidade de se repensar esses processos;
  • monitoramento: a gestão deve ter meios para monitorar a implementação dos processos. Não só para exercer um certo controle, como analisando o que está sendo feito, mas também para quantificar os resultados. Nesse sentido, utilizar KPIs (Key Performance Indicators) e métricas é uma ótima maneira de avaliar os processos com dados embasados;
  • sistematização: por fim, a gestão com foco em processos não está fora do que é considerado um processo. Afinal, ela é uma junção de atividades que tem um objetivo, nesse caso, gerenciar. Sendo assim, todas as práticas descritas acima devem ser utilizadas também para implementar a gestão com foco em processos.

Qual é a diferença entre a gestão com foco em processos e por resultado?

Como apresentamos neste texto, a gestão por resultado tem o foco nos objetivos, na sua definição de maneira que todos estejam alinhados para alcançá-los. Agora, a gestão com foco em processos, o propósito está na forma em que se realiza essas atividades. Em determiná-las e sistematizá-las para atingir o objetivo. 

Nesse sentido, ambas podem trabalhar juntas, assim como, podem ser utilizadas dependendo do que a companhia quer. Por exemplo, a gestão por resultados foca mais no curto prazo, enquanto a de processo funciona muito bem no longo prazo.  

Com função estratégica no universo corporativo, a gestão com foco em processos e a por resultados podem revolucionar a forma como uma empresa atua em seu nicho de mercado. Além de otimizar os processos de definição de objetivos e o respectivo acompanhamento de sua execução, esses dois modelos gerenciais conseguem maximizar a eficiência operacional de um negócio, tornando-o mais produtivo e com maior poder de competitividade entre os seus concorrentes.

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