Estratégias para melhorar a gestão de negócios digitais

A forma como trabalhamos e fazemos negócios mudou e, nesse cenário extremamente competitivo e tecnológico, toda empresa que quer garantir seu sucesso e sobrevivência deve estar por dentro dessas mudanças para aprender a melhor maneira de fazer sua gestão de negócios digitais.

Até as empresas mais tradicionais estão se adaptando à era digital, buscando ferramentas de automação e novas formas de marcar presença e vender nas redes. Afinal, ninguém quer ficar para trás nessa revolução. E quem domina esse espaço tem muito mais chances de conquistar a grande parcela do mercado que, hoje, faz a maioria de suas compras e negócios pela internet.

Neste artigo, você vai entender a importância da gestão de negócios online, os principais motivos para digitalizar sua operação comercial e as melhores ferramentas que vão ajudar sua empresa neste processo de modernização.

Importância da gestão de negócios digitais

Nunca passamos tanto tempo na internet como hoje. Em levantamento recente, a consultoria AppAnnie constatou que os brasileiros são os que mais ficam no celular, dedicando, em média, 5,4 horas por dia — principalmente em aplicativos sociais, como WhatsApp e TikTok.

Esse novo comportamento do consumidor trouxe novas exigências e oportunidades para quem tem um negócio digital, afinal, se o seu potencial cliente está vidrado em certas redes ou sites, é lá que você deve estar também.

Para aproveitar a alta visibilidade online e lucrar muito com isso, a empresa deve fazer uma ótima gestão de seus negócios nas redes, utilizando ferramentas e estratégias para se destacar nesse espaço e conquistar a grande parcela de consumidores que está pronta para comprar seu produto ou serviço, e só espera ser apresentada a ele da melhor forma.

Planejamento para se destacar no digital

Embora na internet seja possível alcançar pessoas do mundo inteiro, é importante lembrar que seu concorrente também tem a mesma oportunidade. Logo, o que diferencia a empresa que vai se destacar e vender muito daquela que vai ser engolida pelo mercado é uma boa gestão de negócios, que começa, claro, com planejamento.

Estude bastante o mercado digital e o seu nicho para criar seu planejamento de acordo com os objetivos da empresa, seu público-alvo, orçamento disponível etc. É nessa fase que seu site ou loja será estruturado (ou aprimorado), por isso, analise as plataformas e canais disponíveis para encontrar a opção ideal para o seu negócio.

Entenda quem é seu cliente, estude seu plano de negócios, escolha as plataformas e ferramentas com o melhor custo-benefício e fique sempre de olho nas métricas de performance para descobrir o que dá mais certo para sua empresa.

Criação de presença digital

Após inserir sua empresa no mercado online, é hora de estabelecer sua presença e convencer o público que sua solução é a melhor escolha.

Se a etapa de planejamento foi realizada de forma adequada, agora você já entende melhor o seu público-alvo, as tendências do mercado para aquele nicho e as melhores estratégias para alcançar potenciais compradores.

Redes sociais

A maior parte das horas que os clientes passam na internet é rolando os feeds das redes sociais, por isso, é muito importante criar um perfil para sua marca nos principais canais acessados pelo seu público-alvo.

O objetivo é vender, mas sem sobrecarregar seus potenciais clientes, afinal, eles estão ali para se distrair. Portanto, é importante ser sutil, seguir as tendências da rede e participar de forma orgânica do dia a dia do seguidor, gerando conexão, engajamento e, consequentemente, vendas.

Marketing de conteúdo

Muitas vezes, antes de finalizar seu pedido, o cliente passa pela "jornada de compra", um processo em que a marca vai se estabelecendo na mente do possível comprador até que ele decida pagar pelo produto.

O marketing de conteúdo é uma forma de transportar o possível comprador por essa jornada sem que ele perceba, criando conteúdos interessantes que respondem dúvidas sobre os produtos, dores que eles solucionam, seus benefícios e por que eles são a melhor opção do mercado.

Não subestime o poder do marketing de conteúdo: apesar do resultado não ser imediato, isso faz parte do processo de estabelecimento da sua presença digital. Os conteúdos podem ser publicados em blogs, enviados por e-mails ou postados nas redes sociais.

Plataformas e ferramentas digitais

Existem algumas plataformas e ferramentas que ajudam a facilitar o processo de compra e venda para sua empresa e para o consumidor, minimizando os custos e esforços, enquanto oferecem mais comodidade ao cliente.

Automação de vendas

A comodidade é o principal atrativo para clientes que compram na web. Até mesmo deitado na cama, o cliente pode pesquisar um produto que precisa, colocar no carrinho e comprar. Tudo bem simples e totalmente online.

Para que seu negócio seja escolhido, é essencial aparecer com destaque nas ferramentas de busca e que seu processo de compra seja simples e automatizado. Escolha a plataforma de e-commerce mais adequada para o seu negócio e invista em sua presença digital para se destacar nas buscas.

Existem muitas ferramentas que facilitam ainda mais essa automação, como chatbots, que dispensam a atenção de um vendedor para responder a qualquer dúvida do cliente e direcioná-lo à compra. Ou os funis de e-mails, que guiam o potencial cliente pela jornada de compra e podem ser uma excelente ferramenta para fidelizá-lo após a venda, com dicas de uso, lembretes para comprar mais e recomendações de outros produtos disponíveis na loja.

Assinatura eletrônica

Todo negócio envolve assinatura de documentos, a assinatura eletrônica é indispensável para economizar tempo e recursos, além de ser mais fácil e prática para o cliente, ajudando a finalizar a venda com segurança e aumentar seu faturamento.

Quando se trata de gestão de negócios digitais, a assinatura eletrônica é uma parte importante do seu kit de ferramentas e permite fazer negócios ou vender de qualquer lugar do globo. Atualmente, diversas empresas do mundo inteiro estão usando ou planejam começar a usar uma solução de assinatura eletrônica no futuro próximo — e logo essa será uma exigência para clientes no meio digital. Hoje a DocuSign possui mais de 1,2 milhão de clientes usando sua ferramenta de assinatura eletrônica e mais de 1 bilhão de usuários, sua empresa não pode ficar pra trás. 

Embora a gestão de negócios digitais possa parecer bem complicada no início, quando se faz um estudo completo e tem um bom planejamento, fica muito mais fácil se destacar e lucrar mais com sua empresa online.

A DocuSign oferece ferramentas e dicas essenciais que podem ser aplicadas em qualquer empresa, de qualquer nicho. Se a sua empresa quer começar a aproveitar as grandes oportunidades do mundo digital e lucrar muito com clientes de qualquer lugar do mundo, queremos ajudá-la com 30 dias gratuitos da nossa ferramenta de assinatura eletrônica para que você feche negócios mais rápido e sem gastar nada. Aproveite!

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