Geração Z no mercado de trabalho: entenda o impacto para as empresas

Com 4 gerações — Baby Boomers, X, Millennials e Z — convivendo no mercado de trabalho, as interações profissionais têm sofrido choques e transformações nos últimos anos, principalmente em relação aos recém-chegados. Entender as diferenças entre elas é fundamental para que os gestores tirem o melhor de cada grupo.

Pensando nos impactos da geração Z no mercado de trabalho para as empresas, elaboramos este guia. Continue a leitura deste artigo que vai facilitar a compreensão das mudanças culturais atuais e se prepare para o que está por vir!

Quem é a geração Z?

A Geração Z é formada pelos nascidos a partir de 1995 até 2010, ou seja, são os jovens que estão iniciando sua vida profissional agora. As principais características desse grupo são:

  • nativos digitais: nascidos junto ao ápice do desenvolvimento da internet, cresceram nesse contexto, assim acreditam nas tecnologias como um meio de facilitar a vida cotidiana, eliminar a burocracia e criar uma sociedade mais igualitária;
  • liberdade geográfica: as inovações permitem um estilo de vida que pode ser sem fronteiras. Não é à toa que ser nômade digital é uma das carreiras dos sonhos da geração Z;
  • independentes: usam o acesso à informação para aprender e fazer tarefas no melhor estilo "faça você mesmo", sem ajuda;
  • responsabilidade social: suas relações, inclusive as de consumo, priorizam quem concorda com suas crenças;
  • seletivos: criam grupos seletos de amigos com o mesmo estilo de vida e excluem pessoas, até familiares, que não compartilham de suas opiniões;
  • ansiosos e dependentes das relações sociais: têm a saúde mental fortemente influenciada pelas redes sociais, sofrendo frustrações por não progredirem na velocidade que desejam.

Por que é importante entender mais sobre esse grupo?

Essa geração está entrando no mundo do trabalho e do consumo agora, mas já representa 32% da população mundial. Assim, é inevitável que sua forma de pensar impacte no ambiente empresarial. Por isso, entendê-los permitirá que empresas se preparem para atender e conviver com a geração Z no mercado de trabalho.

Como é a geração Z no mercado de trabalho?

A atuação da geração Z no mercado de trabalho reflete suas características pessoais e algumas vezes causa conflitos por isso. Entenda melhor como ela atinge o ambiente profissional!

Propósito

A geração Z apresenta certa contradição. Enquanto buscam bons salários e se frustram sem um reconhecimento rápido, preferem atuar em empresas alinhadas aos seus valores pessoais, do que em vagas que garantam somente estabilidade e status.

Não se prendem muito tempo a uma mesma organização, mas eles precisam acreditar naquilo que fazem para se engajar e se comprometer. Por outro lado, costumam ser inseguros com a falta de progressão na carreira e se preocupam demais com segurança no futuro.

Organização do trabalho e das relações profissionais

Valorizam flexibilidade e autonomia ao mesmo tempo que detestam burocracia, processos e padrões. Apresentam dificuldade de lidar com a hierarquia, uma vez que a necessidade de apresentar suas ideias vem acompanhada de um desejo de aprovação delas.

Estão sempre atualizados, pensam rápido, têm urgência para tudo e têm habilidade multitarefa. Essas características resultam em profissionais dinâmicos, com muita vontade para gerar mudanças, o que pode se tornar fonte de oportunidades e insights para o crescimento da empresa ou, por outro lado, gerar conflitos em ambientes mais conservadores.

Por que isso significa uma revolução para as empresas?

Como visto, a geração Z no mercado de trabalho é disruptiva, porém, ainda carece de um certo amadurecimento na forma como se relaciona com os outros grupos geracionais. Assim, para que as empresas obtenham bons resultados desses profissionais, deve ser aplicada uma adaptação na abordagem da gestão. Os melhores gestores são os que sabem tirar o máximo das qualidades de cada um e atuam com foco nos propósitos da organização para superar conflitos.

Qual é a relação desse cenário com o novo comportamento do consumidor? 

O mesmo comportamento da geração Z no mercado de trabalho se aplica à forma como agem enquanto consumidores. Para vender para as novas gerações, é preciso atender sua necessidade de conexão e identificação de ideais, superar sua aversão a burocracia no processo de compra e oferecer produtos que gerem a aprovação social que eles demandam. 

Como as empresas tradicionais podem se adaptar para receber esses novos trabalhadores?

Diante do impacto que a entrada da geração Z no mercado de trabalho está causando, as empresas precisam se adaptar para receber esses trabalhadores, principalmente porque eles são uma grande parcela da força produtiva disponível e se adaptam com maior facilidade às ferramentas e soluções digitais. Veja nossas dicas!

Ofereça progresso rápido

A geração Z pode até valorizar a identificação com a cultura organizacional acima do retorno financeiro, mas isso não significa que eles não querem crescer em suas carreiras. Pelo contrário, se não progridem rápido ficam frustrados e partem em busca de um novo emprego. 

Seja flexível

O controle próximo e constante de cada tarefa não agrada essa geração. Outra maneira de ser flexível é focar na produtividade e na qualidade mais do que em burocracias, como registro de ponto. Nesse sentido, o trabalho remoto também tem a preferência dessa turma.

Conheça e respeite sua individualidade

A valorização da diversidade no ambiente de trabalho deve começar pelas questões coletivas — étnico-raciais, culturais, de gênero, entre outras — porém estilo e identidade individuais precisam ser entendidos e respeitados. Cada um é único e quer ser tratado de acordo com suas particularidades em sua vida profissional.

Dê feedbacks constantes

Para superar as inseguranças e frustrações que comentamos anteriormente, evitando a desmotivação e a rotatividade entre os funcionários dessa geração, é preciso demonstrar que seu desempenho está sendo acompanhado. 

Aplicar uma política de feedback focada no desenvolvimento do profissional pode ajudá-lo a atuar de forma ainda mais aderente com a equipe e lidar melhor com as diferenças de pensamento no ambiente de trabalho.

Como a tecnologia pode ajudar e por onde começar a investir? 

A geração Z é nativa digital, por isso a tecnologia tem um papel crucial na vida deles. Quer seja como meio de comunicação ou como ferramenta de desenvolvimento e para a atuação profissional, ela é fundamental para que desempenhem seu melhor. 

Mais do que isso, soluções em TI atendem às demandas por flexibilidade, autonomia, velocidade, desburocratização e acesso, que os definem como grupo social. A preferência pelo home office é um exemplo prático disso.

Tendo isso em vista, plataformas mobile que facilitam a digitalização de processos, possibilitando a gestão e o arquivamento de documentos em nuvem, além da assinatura eletrônica de contratos, facilitam essa modalidade de emprego. Investir nelas é um ótimo começo para se adaptar à geração Z no mercado de trabalho.

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