Veja como fazer a geração de contratos dentro do Salesforce

geração de contratosOs processos de contratação não só fazem parte da rotina administrativa de um negócio, como se configuram em uma de suas mais importantes práticas comerciais. E não poderia ser diferente, uma vez que a companhia precisa contar com instrumentos jurídicos capazes de validar legalmente as negociações efetuadas com os clientes. Justamente por isso, é tão importante que se dê atenção especial à geração de contratos, de modo que a empresa implemente procedimentos e ferramentas para otimizar essa ação.

A boa notícia é que estamos na era digital. E, com o desenvolvimento tecnológico atual, existem recursos que tornam a formalização contratual no ambiente corporativo um trâmite muito mais organizado, prático, eficiente e seguro, como é o caso do Salesforce.

Tendo isso em vista, no post de hoje, vamos explicar o que é a geração de contratos e como a companhia pode fazer a preparação automática desse documento. Também mostraremos quais são as principais vantagens de adotar o Salesforce para gerar essa modalidade de documento. Vamos lá conferir?

O que é geração de contratos?

A geração de contratos faz parte de uma prática mais ampla — a gestão de contratos. Trata-de de um processo que abrange parte considerável do fluxo de contratação desenvolvido entre a empresa e determinado cliente, assim contempla diferentes etapas de realização. Desse modo, a geração de contratos envolve as fases de elaboração, edição, compartilhamento, formalização, assinatura e arquivamento de um acordo legal entre contratante e contratado.

Essa prática é muito importante tanto para o funcionamento operacional adequado de um negócio, quanto para a manutenção da sua saúde econômica, pois tal ação atua na fundamentação legal das transações efetuadas junto aos consumidores.

É no processo de geração de contratos que o instrumento se consolida. Ele é criado, repassado para os interessados, alimentado com os dados das partes envolvidas e as informações sobre o objeto de contratação, assim como juridicamente celebrado.

Considerando a relevância da geração de contratos para um negócio, é essencial que ela seja implantada e gerida com eficiência. Os erros de configuração contratual podem comprometer a lucratividade da empresa, gerando prejuízos financeiros e riscando a sua imagem diante dos clientes.

Por essas razões, e levando em conta a necessidade de manter a competitividade no mercado, contar com recursos tecnológicos para otimizar essa prática faz toda a diferença para a companhia.

Como fazer a preparação automática de um contrato?

O processo de geração de contratos pode ser simplificado significativamente, já que, com a adoção dos recursos certos, esse instrumento jurídico é preparado de forma totalmente automática e rápida.

Mas como isso é possível? A resposta também é simples: por meio do DocuSign Gen! Trata-se de uma solução que estende as funcionalidades da ferramenta DocuSign para Salesforce (como as suas facilidades de instalação, gerenciamento e uso) à geração de documentos.

Assim, com essa integração, os profissionais podem gerar os acordos sem precisar sair da interface de usuário do Salesforce, o que uniformiza e otimiza a utilização dos dados necessários para a criação dos documentos. Ao automatizar a geração de contratos, o DocuSign Gen acelera os ciclos de vendas somente com alguns cliques do Salesforce. E o melhor: tudo de forma extremamente simples! Veja como o funcionamento do DocuSign Gen para Salesforce é feito sem complicações no passo a passo a seguir:

  1. primeiro, você precisa fazer o download do aplicativo utilizando o Salesforce AppExchange;
  2. depois, é necessário entrar na sua conta DocuSign e, de maneira bem fácil, configurar os modelos de documentos que pretende usar;
  3. pronto! Com poucos cliques, você já pode gerar um contrato no formato de Word ou de PDF.

Os documentos gerados no DocuSign Gen para Salesforce são editáveis, permitindo que contratante e contratado possam fazer as edições e as revisões necessárias antes de formalizar o documento, de modo a evitar erros e inconsistências que comprometam o teor do acordo.

Além disso, com a associação automática à solução Salesforce e a possibilidade de integração à plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign, a implementação viabiliza a gestão automatizada de contratos de ponta a ponta.

Quais são as vantagens dos contratos feitos com a Salesforce?

Além de acompanhar as tendências de automação de processos que caracterizam o universo corporativo atual, adotar a solução Salesforce para gerar contratos traz uma série de benefícios para a empresa, os quais impactam diretamente sua produtividade e, consequentemente, os lucros obtidos. Na sequência, mostramos quais são as principais vantagens dessa implantação.

Geração rápida de contratos

Morosidade é uma das características mais marcantes dos processos de geração de contratos não informatizados. Em geral, esses processos contam com o uso de múltiplas ferramentas, muitas delas obsoletas e nada eficientes.

Isso se torna coisa do passado com a adoção da tecnologia Salesforce, pois, ao centralizar as informações em uma única plataforma e integrá-las aos seus bancos de dados, ela é capaz de reduzir em até 80% o tempo de contratação, desburocratizando e agilizando a formalização desse documento.

Documentação na nuvem

Os contratos gerados na plataforma Salesforce são armazenados na nuvem, e não em arquivos nos computadores ou mesmo em pastas físicas. Essa é uma grande vantagem, porque, não só diminui os gastos com papel e impressora, como torna o processo de arquivamento muito mais seguro, evitando extravios, perdas e até o acesso de usuários não autorizados.

Conteúdo condicional

Outro importante diferencial em gerar o instrumento dentro do Salesforce é o conteúdo condicional dos documentos. Essa propriedade faz com que os modelos de contratos sejam personalizados de acordo com as especificidades da empresa (porte, segmento, localização geográfica, extensão da transação etc.), customizando os arquivos e evitando a sobrecarga do administrador.

Assim, além de ser fundamental para otimizar os processos de tramitação contratual da empresa, o uso do DocuSign Gen para Salesforce contribui para o aumento das vendas, já que os profissionais podem se dedicar a elas, e a melhoria da imagem da companhia, pois os clientes tendem a ficar bem mais satisfeitos com a forma dinâmica com que os acordos são fechados.

Agora que você já sabe como fazer a geração de contratos dentro do Salesforce, chegou a hora de experimentá-la! Fale agora com a DocuSign!

Publicados