Prepare sua empresa para o futuro dos contratos com a assinatura eletrônica

 

Daqui há 10 anos, você se imagina como? Pode ser um líder na empresa ou empreendedor de sucesso e, em ambos os casos, a burocracia te persegue. Aposto que quando você pensa nisso, não vem na imaginação uma pilha de papel, mas sim algum dispositivo móvel ou computadores modernos. Porém, o que talvez você ainda não se atentou é que o futuro dos contratos já começou com a assinatura eletrônica e outras soluções que cuidam de todas as etapas do processo, desde a criação, armazenamento e gerenciamento online. Por isso as folhas de papel não fazem mais parte do futuro de nenhuma empresa.

Basta observar o cenário atual e as novas tecnologias que estão em período de adaptação para o público geral. O 5G, por exemplo, rende muita discussão sobre todo o desenvolvimento da ciência, mas também é necessário entender que trará um novo patamar para as relações entre empresas e clientes. Com acesso a qualquer informação, serviço e produto via dispositivo móvel, será difícil vender seu produto se não optar por um processo digital e rápido. É exatamente nesse ponto que falamos sobre o futuro dos contratos.

O futuro dos contratos

Com tantas empresas e startups no mercado, a competição se torna cada vez mais acirrada, então, quem facilita a compra do serviço ou produto ganha relevância. Se você quer adquirir uma toalha, por exemplo, a primeira coisa que faz não é mais ir até a “loja x”, mas sim pesquisar na internet sobre o material que é feito e os preços disponíveis. Agora, imagine que o cliente só tenha acesso ao smartphone. Se você não tem um aplicativo para oferecer todo o processo de compra, essa pessoa irá optar por outra loja que ofereça essa possibilidade. Ou seja, pensar na experiência do consumidor é essencial para que o negócio tenha sucesso.

Para oferecer uma boa experiência ao consumidor, é necessário que as etapas de escolha e compra estejam disponíveis online. Isso não é diferente com a parte de serviços, como seguradoras ou imobiliárias que queiram realizar o aluguel de um apartamento de forma 100% digital. Vamos ser sinceros, quantas vezes o locatário precisa ir até empresa ver o contrato e visitar os imóveis? É muito trabalhoso para quem não tem muito tempo disponível. Então, se torna claro que a pessoa preferirá escolher uma opção que ofereça assinatura eletrônica e o máximo possível do processo online. O consumidor hoje está em busca de praticidade e assinar papelada não faz parte desta praticidade. Sua empresa está em busca de agilidade e de proporcionar uma boa experiência ao cliente ou parceiro. Uma assinatura realizada de forma eletrônica pode ser realizada em poucos minutos, via um dispositivo móvel e de uma forma muito prática. Isso faz com que todos economizem tempo e dinheiro, evitem erros e mantenha a validade jurídica.

Veja alguns casos de sucesso como a Imobiliária Bambuí, Conecta Imobi e RE/MAX, ou de outros setores, como a Caixa Seguradora.

Não é à toa que o primeiro passo da Transformação Digital é eliminar o papel dos processos de contrato com a assinatura eletrônica, um serviço totalmente em nuvem. Além de atender as expectativas do consumidor, também gera redução de custos para a empresa, já que não será mais necessário lidar com transporte, extravios e perdas. Também economiza tempo, aumenta a produtividade e eficiência.

Outro benefício importante para todos é que a economia ou eliminação do papel ajuda a sustentabilidade. Com menos lixo e a diminuição da extração de áreas verdes, o mundo tem mais chance para viver. Com isso, sua empresa ajuda o planeta a sobreviver e conquista os consumidores, que também irão fazer parte ao escolher os seus serviços ou produtos.

Consegue se ver nesse futuro dos contratos, com uma xícara de café e salvando o mundo? Então, já está mais do que na hora de conhecer os serviços do DocuSign Agreement Cloud, que automatizam e transformam em digital todo o processo de documentos. Fale com a nossa equipe de vendas para saber mais sobre as soluções e a assinatura eletrônica, ou teste ela por 30 dias gratuitos.

Publicados
Temas relacionados