Foco no consumidor também faz parte da Transformação Digital

Já parou para pensar como é o seu processo de escolha na hora de comprar um produto ou contratar um serviço? Você prefere passar por várias etapas, preencher um formulário e ter que ir até o lugar para finalizar o pedido, ou contrata tudo por um aplicativo e faz a solicitação em poucos minutos?

Acredito que a resposta será “resolver tudo em pouco tempo”, não é? E você não está sozinho.

A maior parte dos consumidores já pensa assim, principalmente por vivermos numa era digital. Por isso, atualmente muitas empresas focam em proporcionar a melhor experiência de compra e atendimento como diferencial competitivo, um resultado da implementação da Transformação Digital em muitas empresas.

Para isso acontecer, usabilidade é a palavra de ouro. Quando o processo é imersivo, fácil e rápido, a preferência é certa. E a tecnologia é a principal aliada para fazer essa engrenagem girar e proporcionar essas entregas.

As ferramentas digitais colaboram para que cada vez mais os consumidores e as empresas automatizem atividades corriqueiras, sobrando tempo para focar em outras ações mais importantes. Caso queira saber mais acesse o webinar que gravamos sobre o tema transformação digital.

É por esse motivo que empresas com DNA inovador sempre saem na frente, como a Block Party, nos EUA. A produtora de festas tem um conceito de fazer acontecer em qualquer lugar, ou seja, seus eventos ocorrem em várias regiões do país.

Para que aconteça em qualquer local, imagina a estrutura que eles precisam organizar, com aluguel de espaços, contrato da equipe e isso em cidades completamente diferentes. Uma hora em Nova Iorque, outra em Boston. Mas com a implementação de uma ferramenta digital, tudo ficou fácil, rápido e eficiente. Veja o vídeo abaixo:

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A assinatura eletrônica possibilitou a realização da assinatura de diversos contratos em lugares diferentes do país, sem ter que bancar viagens para recolher papéis e assinaturas físicas. Toda a administração da empresa permaneceu no escritório e o serviço das festas continuou com o mesmo rigor e qualidade.

Além de melhorar o processo do serviço, a empresa também aprimorou o relacionamento com o consumidor. Já que foi possível proporcionar mais festas, em menos tempo de intervalos, com a mesma qualidade de serviço e, caso seja necessária alguma autorização, é feita totalmente online e rapidamente.

Ou seja, o foco está no consumidor e na satisfação de um serviço entregue com uma ótima experiência de compra. Isso é o que a operadora T-Mobile faz. O serviço de vendas de planos de telefonia e internet é realizado de maneira 100% digital, o que é fundamental no que nomeamos hoje de Novo Varejo. Veja o vídeo da T-Mobile sobre o caso de sucesso:

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As assinaturas eletrônicas da DocuSign foram essências para proporcionar uma experiência única nas lojas da T-Mobile. E o resultado foi de 20% no aumento da taxa de fechamento para vendas na loja, que proporcionou a junção do digital para o físico.

Os consumidores ainda economizaram tempo na loja, com 2 minutos a menos por transação para as milhões de compras. Além disso, a empresa ainda ganhou com menos impressões de papel, afinal, cada contrato gastava 50 páginas e, agora, é tudo digital pela DocuSign.

Depois desses dois exemplos que se enquadram na Transformação Digital proporcionada pelo DocuSign Agreement Cloud, podemos entender melhor como é importante o foco no consumidor, uma das três principais premissas do Novo Varejo:

1) Mundo online e mundo digital juntos: diferente do que muitos pensam, os dois não são separados, um depende do outro. Para acelerar uma entrega a assinatura eletrônica é fundamental, assim a autorização do envio é mais rápida e, por consequência, a entrega também.

2) Foco no cliente: mas porque fazer as coisas mais rápidas? O consumidor não é mais o mesmo, ele é exigente, pois existem cada dia mais ofertas para ele escolher. Por isso, a experiência na hora de fechar o contrato é fundamental.

3) Relacionamento: não basta só entregar rápido as coisas, é necessário ouvir o que o consumidor quer e ter um canal rápido e aberto para conversar com ele.

Ainda está com dúvida sobre implementar ferramentas digitais na sua empresa? Vamos fazer um último raciocínio.

A tolerância de uma pessoa esperar a resposta é de 0,000003 segundos. Ou seja, o tempo de retorno do maior site de busca do mundo. Se é assim ao procurar respostas, imagina ao assinar um contrato. Porque o seu consumidor esperaria dias por um papel para assinar, se pode fazer isso em poucos cliques com a DocuSign?

Quer experimentar a assinatura eletrônica? A DocuSign oferece 30 dias gratuitos de teste. Caso ainda tenha dúvidas sobre os resultados possíveis, fale com a equipe de vendas para mostrar outros cases de sucesso, como o iFood, Re/Max e HP.

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