6 tendências de serviços financeiros

Publicado em 8/3/22. Atualizado em 2/8/23.

Vários anos de agitação global renderam às organizações de serviços financeiros uma série de desafios e um futuro incerto.

Do aumento das taxas de juros e da inflação descontrolada às interrupções na cadeia de suprimentos e à instabilidade geopolítica, 2022 foi um ano turbulento. Conforme avançamos em 2023, um ambiente econômico mais restritivo e os temores de recessão continuam obscurecendo ainda mais a situação.

Em resposta, as empresas em todo o cenário de serviços financeiros – incluindo bancos, cooperativas de crédito, empresas de gerenciamento de patrimônio e seguradoras – estão focadas em acelerar os fluxos de receita e controlar os custos, mantendo um controle rígido da segurança e da conformidade.

Para atingir esses objetivos e manter a resiliência em um ambiente volátil e fluido, as instituições financeiras devem aumentar os investimentos em tecnologia como parte de sua estratégia de longo prazo de forma a garantir o futuro de seus negócios.

Nesta série, exploramos as tendências mais predominantes que moldam os setores bancário, de seguros e de patrimônio para 2023 e além.

1. Um cenário competitivo em evolução

As formas como os consumidores acessam os serviços financeiros estão mudando rapidamente conforme novos participantes, como fintechs, provedores digitais e até mesmo grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Meta e Google, interferem no mercado. O surgimento de parcerias intersetoriais e soluções incorporadas no ponto de venda também está pressionando ainda mais as organizações de serviços financeiros existentes a inovar continuamente para manter o ritmo.

2. Os consumidores exigem melhores experiências

À medida que um grupo demográfico mais jovem ganha mais poder financeiro, são exigidas experiências digitais cada vez mais atraentes. Essas experiências devem corresponder à conveniência e facilidade de uso que os consumidores esperam em suas interações de estilo de vida diário, desde compras on-line até streaming de mídia. Na verdade, mais de 70% afirmam que mudariam para um provedor de serviços financeiros que oferecesse uma experiência digital melhor do que sua instituição atual. Para atender a essas necessidades, as organizações devem priorizar a oferta de soluções compatíveis com dispositivos móveis e opções de autoatendimento digital que ofereçam aos clientes acesso às suas vidas financeiras a qualquer hora e em qualquer lugar.

3. Aumente a eficiência do setor administrativo por meio de integração e automação agradáveis

As organizações de serviços financeiros estão transformando o setor administrativo ao automatizar os principais processos, integrar sistemas e mover a pilha de tecnologia para a nuvem. Esses movimentos foram projetados para aumentar a produtividade e minimizar os custos e a pegada do fornecedor, ao mesmo tempo que permitem que as instituições ampliem seus negócios com menos recursos e menos pessoal. A integração de sistemas e a otimização de fluxos de trabalho manuais são etapas essenciais para permitir que as organizações concorram no primeiro mercado digital.

4. Um destaque maior em ESG e sustentabilidade

A cada ano que passa, as iniciativas de sustentabilidade e ambiental, social e de governança (ESG) ampliam em importância como uma área de foco estratégico para organizações de serviços financeiros. Para atingir a meta de emissões com neutralidade de carbono, as empresas estão diversificando seus conjuntos de produtos para oferecer opções mais ecológicas, como empréstimos e fundos verdes. As empresas também estão reprojetando suas operações e cadeias de suprimentos para reduzir sua pegada de carbono. Acompanhar e medir o impacto e os investimentos de ESG se tornará cada vez mais importante à medida que aumenta o controle regulatório.

5. Dobrando a segurança

Conforme o trabalho remoto e as transações digitais aumentaram nos últimos anos, os riscos de cibersegurança e fraude também foram ampliados. De acordo com os relatórios da divisão de segurança baseada em risco da Flashpoint, "A partir de 9 de dezembro, as entidades financeiras e de seguros em todo o mundo sofreram 566 violações de dados, que até agora totalizaram mais de 254 milhões de registros vazados". Entidades regulatórias, incluindo SEC, FFIEC e FTC, tomaram conhecimento, emitindo orientações e regras atualizadas para incentivar as organizações a adotar as melhores práticas em segurança da informação e relatórios de incidentes cibernéticos. As organizações de serviços financeiros devem fazer da segurança uma prioridade de investimento fundamental em 2023 e além.

6. Aumentar a regulamentação exige conformidade

A segurança não é o único foco das regulamentações e 79% dos bancos antecipam o aumento da regulamentação em 2023. De forma mais ampla, conforme a atividade regulatória com foco na proteção do consumidor, ESG e segurança evolui, as empresas devem aprimorar seus processos para atender aos requisitos de conformidade – seja criando uma trilha de auditoria para a entrega de divulgações ou empregando poderosas ferramentas de análise de dados para lidar com riscos e obrigações contratuais.

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.
Publicados