No universo corporativo, investir em ferramentas de inovação e buscar incessantemente o aperfeiçoamento têm sido ações essenciais para um desenvolvimento sustentável. Independentemente do tamanho da organização, inovar é um dos caminhos mais seguros para reduzir os problemas e alcançar o sucesso nos negócios.

Nessa conjectura, a gestão empresarial que decide abandonar práticas obsoletas e apostar em ideias ainda não exploradas por ela consegue se destacar e atingir um patamar diferenciado. Do contrário, quem preferir se estagnar — e esperar acontecer milagres —, estará sempre um passo atrás dos concorrentes.

Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é apresentar as melhores ferramentas tecnológicas que podem trazer inovação às empresas, dinamizar seus processos e tornar os resultados mais promissores. Continue a leitura e confira como elas devem ser utilizadas para impulsionar o seu empreendimento!

Qual a importância de trazer tecnologia para as organizações?

O uso de ferramentas de inovação possibilita que a empresa desfrute de vários benefícios e obtenha resultados mais rapidamente do que seria via métodos convencionais. Entre os mais relevantes, destacam-se o aumento da produtividade, a melhoria na qualidade do atendimento, a redução de custos e a maior satisfação dos colaboradores.

Trabalhar com funcionários motivados é essencial para que a execução das tarefas seja mais eficiente, dinâmica e com mais qualidade. Quando os recursos de inovação são utilizados em todos os setores, isso favorece a integração e torna as equipes mais produtivas.

Porém, vale lembrar que a adequação às tecnologias é um processo constante e, por isso, exige que os gestores mantenham a mente aberta a novas ideias e propostas.

Nesse contexto, buscar soluções diferenciadas e apostar em estratégias modernas é essencial para incorporar essa cultura inovadora entre os funcionários e dar um “up” em seu empreendimento.

Como essa medida impacta o crescimento dos negócios?

Para acompanhar as tendências tecnológicas e manter a empresa sempre atualizada — e no mesmo caminho dos concorrentes —, a inovação precisa estar presente em todos os setores. É necessário dinamizar os processos, melhorar a qualidade dos serviços e priorizar a excelência no atendimento ao cliente. Independentemente da área de atuação, esses são os pilares para o sucesso.

Porém, é praticamente impossível alcançar esse nível de qualidade sem investir em ferramentas de inovação. Nas últimas décadas, a adequação aos recursos tecnológicos tem sido a grande chave para assegurar destaque e competitividade na era digital.

A adoção de estratégias e de medidas associadas à tecnologia para gestão está se tornando uma mola propulsora em todo o universo corporativo. Na prática, esses recursos são utilizados para otimizar a performance e transformar negócios locais em empreendimentos de sucesso global.

Quais ferramentas podem garantir a inovação em um negócio?

A seguir, você verá algumas importantes ferramentas de inovação que podem ser utilizadas para acelerar processos, melhorar o desempenho das equipes e tornar o seu negócio mais sólido. Confira!

Design thinking

É uma metodologia formal que favorece a resolução dos problemas de forma mais prática e criativa. Geralmente, ela é utilizada para atualizar conceitos e ideias ligados a algum pensamento inovador. O foco é buscar meios de melhorar um recurso já utilizado pela empresa.

Essa nova visão, que fomenta uma abordagem mais criativa na resolução de questões por meio do Design thinking, está em plena expansão nas organizações. Isso porque esse método é um meio seguro de romper com os modelos ou as ideias antigas para, assim, apostar em formas alternativas — e mais estratégicas — de solucionar problemas.

Mapa de empatia

Denomina-se mapa de empatia a proposta criada para promover uma visualização colaborativa, cujo intuito é de articular o que já se sabe sobre um determinado perfil de usuário.

Essa ferramenta permite externalizar o conhecimento sobre os indivíduos a fim de criar um “entendimento” compartilhado de suas maiores necessidades e, a partir disso, prover soluções personalizadas.

Essa é uma das ferramentas de inovação mais relevantes para auxiliar na tomada de decisão: ela facilita o trabalho das equipes e permite uma compreensão mais profunda e empática baseada nas características de outros indivíduos.

Os mapas de empatia podem ser elaborados de acordo com a necessidade de cada setor e variar em formas e tamanhos. Entretanto, há elementos básicos comuns — como o pensar, ver, fazer e sentir — que ajudam na aplicação dessa estratégia.

Benchmarking

O benchmarking é utilizado para acelerar o desenvolvimento das empresas porque é um recurso que possibilita a avaliação do nível de desempenho de todos os setores. Além disso, favorece o aprendizado e melhora continuamente os processos e serviços.

Em síntese, ele pode ser explorado para promover a cultura de inovação em sua empresa. Com o benchmarking, é possível descobrir como a sua organização se compara às outras, o que ajuda na percepção do que precisa ser melhorado em termos de performance.

Análise SWOT

A análise SWOT é bastante conhecida pelos gestores pois favorece uma visão geral de toda a organização. Isso é importante para analisar os pontos fortes, descobrir os fracos e promover melhoria nos segmentos mais importantes.

Além disso, por meio desse mecanismo, a gestão consegue descobrir e conter problemas e ameaças que colocam em xeque a sustentabilidade da organização. Essa análise, aliada às demais ferramentas de inovação, pode ajudar você a compreender a realidade do seu empreendimento.

Estrategicamente, ela é um elemento ideal para identificar os setores mais críticos e que necessitam de mudança e de atenção urgentes. Por isso, convém utilizá-la para direcionar as decisões que podem representar o sucesso no plano de ações proposto por sua empresa.

Business model canvas

O business model canvas é uma ferramenta estratégica que auxilia na compreensão e na percepção do que precisa ser mudado para melhorar o desempenho. Esse recurso viabiliza, ainda, avaliar a forma de a instituição criar valor baseado nas ideias e nos modelos utilizados internamente.

Com isso, o business model canvas pode ser aplicado para potencializar as estratégias já existentes, promover novos modelos de negócios na era digital ou aprimorar aqueles que já estão trazendo bons resultados.

Como visto, a modernização e o fortalecimento dos negócios exigem a utilização de algo inteligente e estratégico. Assim, as ferramentas de inovação permitem atingir um diferencial de valoração, qualidade e produtividade jamais alcançado. Porém, isso só é possível por meio da aplicação de tecnologias emergentes ou, no mínimo, da adaptação daquelas já consolidadas no planeta.

Gostou deste artigo? Gostaria de aprender mais sobre as inovações tecnológicas? Curta a nossa página no Facebook e veja nossos conteúdos exclusivos!