Como escolher as ferramentas certas para um ambiente de trabalho saudável

ferramentas certas Quando pensamos em vendas e como posicionar melhor a empresa no mercado, falamos sempre de experiência do consumidor, certo? Porém, quando se trata de UX existe um outro público importante a ser pensado: seus funcionários. O jeito mais fácil de conseguir isso é disponibilizar para eles as ferramentas certas para um ambiente de trabalho saudável.

Acesso à novas tecnologias aumenta a retenção de talentos

A DocuSign realizou recentemente uma pesquisa sobre o assunto e os resultados mostram que 57% dos funcionários se tornam mais comprometidos ao trabalho se tiverem disponível a última tendência tecnológica. Em outra pesquisa, foi revelado que 82% dos colaboradores dizem que o acesso as ferramentas digitais influência na decisão de aceitar ou não o trabalho.

Dispositivos e aplicativos modernos ajudam seus funcionários a trabalhar de forma mais inteligente, rápida e flexível. As ferramentas colaborativas permitem quem trabalha remotamente ser parte do time. Os melhores tablets e notebooks disponibilizam para a sua equipe de vendas mais portabilidade e profissionalizam a maneira como os funcionários desenvolvem suas funções.

Com a tecnologia certa, produtividade e lucros podem aumentar simultaneamente e, assim, seus melhores talentos dificilmente sairão pela porta sem voltar.

Por onde começamos?

Agora que você já sabe sobre como novos dispositivos e aplicativos podem melhorar o engajamento dos seus funcionários, como resolver o impasse entre as expectativas deles e do setor financeiro com o orçamento? Outra coisa, como identificar qual ferramenta fará a diferença no dia a dia e qual é apenas uma moda passageira?

Uma pesquisa de segundo no Google pode revelar inúmeras opções, listas de “top 10” do ano ou “melhores ferramentas para o seu negócio”, porém, escolher aquela que é ideal para sua empresa é muito mais difícil do que isso. É importante verificar diversos aspectos, como o que é oferecido e quais são os benefícios, esses que devem atender as expectativas dos seus funcionários.

O primeiro passo é identificar o problema que sua equipe precisa resolver com essa tecnologia e começar a busca. Por exemplo, se demora muito tempo para enviar um contrato, além de perdas como extravio, provavelmente, sua procura será por um bom serviço de assinatura eletrônica. A melhor opção será a que oferece integração para outras ferramentas que já foram implementadas.

A lista abaixo te ajudará na hora da decisão:

  • UX: falamos anteriormente que a experiência do usuário também é importante para seus funcionários. É fácil o uso dessa tecnologia para eles? Precisam ser treinados, qualificados ou é apenas mais uma adição nas tarefas de rotina?
  • Feedback: o que os outros clientes, do mesmo setor ou tamanho da sua empresa, costumam falar sobre o produto?
  • Acessibilidade: é entregue como “as-a-service” e pode ser utilizado por todos os funcionários, não importa onde estejam?
  • Escalabilidade: a solução é adaptável para continuar a dar suporte ao seu negócio conforme ele cresce?
  • Custos: quais são as taxas de licenciamento? O quanto vai ser economizado ao substituir processos velhos e lentos com a ferramenta?

E depois da implementação?

Depois que foi decidido pela solução, é importante ajudar os funcionários a se familiarizarem com ela rapidamente. A pesquisa recente da Queensland mostra o quanto é pobre a conexão entre investimento e produtividade. A questão é a importância em trabalhar arduamente para integrar seu time.

O hábito faz todo a diferença quando lidamos com seres humano! Às vezes é necessário esclarecer para as pessoas como pode ser melhor tratar as coisas de maneira diferente do que estão acostumadas. Um bom jeito de começar é com as lideranças, assim que começarem a utilizar as novas ferramentas, os outros seguirão a tendência.

Experimente essa mudança durante 30 dias, com o teste gratuito da assinatura eletrônica da DocuSign. Se ainda estiver na fase de pesquisa, converse com nossa equipe de vendas, que poderá orientar quais são as melhores soluções do DocuSign Agreement Cloud para o seu negócio.

Publicados