Como a tecnologia pode tornar o feedback de clientes mais positivo?

A transformação digital mudou completamente a maneira como são construídos os relacionamentos com os consumidores, e o feedback de clientes não está fora desse processo.

Não se trata apenas da agilidade conferida às pesquisas para obtê-los ou às respostas para as melhorias solicitadas. As vantagens que a tecnologia proporciona às organizações também estão relacionadas ao seu uso em todas as atividades de negócio.

Nesse sentido, a experiência do cliente na negociação e na compra está diretamente ligada a um efeito favorável. De tal forma, que as soluções digitais podem torná-la melhor e gerar um retorno bom do público.

Para ajudar sua empresa a obter sucesso com isso, este artigo vai mostrar a relação entre tecnologia e feedback. Confira!

O que é feedback de clientes?

O conceito de feedback de clientes pode ser facilmente explicado como o retorno ou a avaliação dos consumidores sobre o atendimento, o produto, a comunicação ou qualquer outro ponto de interação da empresa com eles.

Seu objetivo é evidenciar os pontos fortes e fracos do negócio, a fim de possibilitar a melhoria dos aspectos negativos ou a manutenção dos positivos. Dessa forma, inicia-se um processo de evolução contínua que gera competitividade de mercado ao empreendimento.

Esse tipo de análise é o meio mais eficaz de estar à frente das demandas do público e evitar que situações difíceis se tornem uma crise, antecipando ou corrigindo problemas de forma rápida.

Qual é a importância de ouvir os clientes?

Ouvir o que seu público-alvo tem a dizer é fundamental para agradá-lo. Afinal, tomar conhecimento das falhas ou descobrir quais são seus pontos fortes ajuda na estratégia comercial.

Verificar o desempenho da empresa na opinião dos consumidores demonstra que a empresa está buscando melhorar e permite que os gestores tenham parâmetros de qualidade a partir de perguntas, como:

  • O serviço prestado ou o produto vendido atende às necessidades do comprador?
  • A resolução de problemas foi eficiente?
  • Como está a eficácia dos canais de comunicação?
  • O atendimento dado pelos vendedores agrada aos consumidores?

Todas essas respostas servem de base para otimizações que, consequentemente, permitem ao negócio aumentar sua competitividade e se destacar da concorrência. Isso acontece porque, a partir do feedback de clientes, é possível colocá-los no centro da estratégia de negócio para:

  • tomar decisões eficientes de maneira mais rápida;
  • identificar oportunidades ou ameaças;
  • mensurar fatores comportamentais;
  • melhorar a imagem da marca;
  • fortalecer a relação entre cliente e empresa;
  • aumentar a satisfação do consumidor.

Como as ferramentas tecnológicas proporcionam feedbacks de clientes melhores?

As ferramentas tecnológicas garantem feedbacks de clientes mais positivos ao mudarem a maneira como a empresa opera e interage com o público, impactando a qualidade percebida pelos consumidores. Entenda melhor como isso funciona!

Cria fluxos de negócios mais ágeis e eficientes

A tecnologia impacta todos os processos de negócios, tornando-os mais rápidos, qualificados e precisos. Com isso, desde atividades internas que influenciam no atendimento — logística, reparos, registros e documentação — até as ações de relacionamento direto com o público — marketing, vendas e suporte — obtêm melhorias, como:

  • eliminação de tarefas desnecessárias ou repetidas;
  • diminuição dos erros;
  • ampliação e integração dos canais de contato;
  • consolidação das informações sobre o cliente em um só lugar.

Melhora a experiência

Como consequência da otimização dos processos por meio da tecnologia, a eficiência do atendimento cresce e agrada aos consumidores, aumentando sua satisfação com a forma como ele acontece.

Além disso, as soluções utilizadas oferecem informações completas sobre o público, por meio das quais a experiência de negociação e compra pode ser personalizada de tal modo que ela passa a ser vista como positiva pelo cliente.

Facilita a coleta de informações

Ainda no que se refere ao papel da coleta de dados, a partir dela, um processo contínuo de análises, insights para melhorias e implementação das otimizações se estrutura, fomentando os efeitos positivos dessas ferramentas. Mais do que isso, tais informações possibilitam:

  • delimitar o público-alvo;
  • entender suas demandas e necessidades;
  • estabelecer estratégias adequadas para atendê-lo;
  • perceber as tendências de mercado;
  • otimizar a tomada de decisão.
  • adequar os processos.

Aproxima a empresa do consumidor

A tecnologia amplia os canais de comunicação e vendas, deixando o negócio mais próximo do seu público. Nesse sentido, acessibilidade e comodidade substituem a proximidade geográfica na tomada de decisão de compra.

Outro aspecto que pode favorecer isso é a ampliação do conhecimento sobre os clientes para tornar as ações da empresa mais alinhadas ao perfil que deseja atrair e atender. Assim, a imagem da marca pode ser adequada para se aproximar do comportamento dos compradores em potencial.

Torna o processo de feedback mais simples

Não é só nas atividades operacionais e de vendas que a tecnologia gera um efeito positivo junto aos consumidores. Soluções desse tipo podem melhorar o próprio processo de feedback.

Ao simplificá-lo, facilita-se a maneira como o cliente interage com a empresa e, por consequência, o número de retornos cresce e eles são mais favoráveis. Basicamente, responder à pesquisa deixa de ser trabalhoso.

Como as ferramentas da DocuSign podem ser utilizadas para isso?

A assinatura eletrônica da DocuSign é um ótimo exemplo de uma ferramenta tecnológica que oferece melhorias para a experiência do consumidor durante a negociação, gerando vantagens que impactam positivamente o feedback de clientes. Isso acontece devido às suas características, como:

  • facilidade de uso, já que não exige uma configuração complexa para ser implementada ou diversas ações para ser usada, bem como se integra a outras soluções agilizando os processos;
  • elimina etapas e deslocamentos para o fechamento de um negócio;
  • garante a segurança jurídica do documento para ambas as partes e diminui os riscos de perdas ou extravios.

Todas essas funcionalidades agradam aos consumidores, respondendo suas demandas por eficiência e proteção nos procedimentos online. Também ocasionam uma melhoria na imagem da corporação em virtude disso.

Para resumir, as ferramentas tecnológicas tornam o feedback de clientes mais positivo, uma vez que elas permitem fluxos de atendimento e de negociação mais ágeis. Isso, por sua vez, melhora a experiência do comprador e, consequentemente, sua percepção sobre a marca.

Quer contar com a tecnologia para assinatura eletrônica da DocuSign ajudando sua empresa a obter os melhores feedbacks de clientes? Então, entre em contato conosco e descubra tudo o que podemos oferecer!

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